O que significa 500 Anos-luz?

Perguntado por: aoliveira . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.4 / 5 5 votos

Para começar, sabemos que o novo astro está a apenas 500 anos-luz da Terra, o que significa que ao viajar na velocidade da luz, demoraríamos 500 anos para chegar lá. Mas se convertermos essa distância para uma medida mais familiar encontraremos o surpreendente número de 4.730.500.000.000.000 quilômetros.

300 anos-luz equivalem a 2.838.300.000.000.000 quilômetros.

Significa a distância que um fóton (uma partícula de luz) percorre durante um ano, no vácuo. Um ano-luz é o comprimento da distância percorrida pela luz em um ano no vácuo. A velocidade da luz é a mais rápida que existe.

O Dia Internacional da Luz celebra-se anualmente a 16 de maio e procura realçar a importância fundamental que a luz representa no nosso dia a dia, a todos os níveis, estando na origem da própria vida através da fotossíntese.

Velocidade da luz em m/s e em km/s

UnidadeVelocidade da luz
Metros por segundo299.792.458 m/s
Quilômetros por segundo299.792,4 km/s
Quilômetros por hora1.079.252.848,8 km/h

Estudamos o universo através da luz de estrelas e galáxias distantes. A luz viaja extremamente rápido pelos padrãoes terrestres: a velocidade da luz é 300000 km/s, uma velocidade com a qual é possível dar 8 voltas em torno da Terra em apenas 1 segundo.

A luz do Sol demora 8 minutos e 18 segundos para chegar à Terra. O Sol tem cerca de 4,5 bilhões de anos de idade. A temperatura do Sol varia entre 5,5 mil e 15 milhões de graus Celsius. A Essa gerada no núcleo do Sol demora 1 milhão de anos para chegar à sua superfície.

Desta forma, 1 ano juliano possui 31.557.600 s. Ou seja, 1 ano-luz equivale aproximadamente a 9,46 trilhões de quilômetros.

O Ano-luz é uma medida de comprimento que corresponde à distância percorrida pela luz em um ano. "Isso significa, aproximadamento, a 9,5 trilhões de quilômetros", explica o físico Charles Bonatto, professor do Departamento de Astronomia do Instituto de Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Temos uma má notícia para te dar: não é possível viajar na velocidade da luz. Pelo menos ainda não! Isso porque os cientistas têm intensificado seus estudos sobre a física dos plasmas, como na linha da energia limpa por meio de fusão nuclear e produção de aceleradores de partículas mais avançados.

384.400 km

Geralmente, pela presença da palavra ano, essa grandeza é confundida como sendo unidade de tempo, mas ano-luz é uma unidade de distância e pode ser definida como a distância percorrida pela luz no tempo de um ano.

149.600.000 km

Já o ano-luz é a medida mais utilizada na astronomia, uma vez que envolve distâncias bem maiores do que as que encontramos aqui na Terra. O Sol está a 149.600.000 km de distância da Terra.

O ano-luz é uma unidade de medida astronômica utilizada para evitar a descrição das distâncias com base em números gigantescos nas unidades de medida de quilômetros ou metros. Ela mede o quanto a luz percorreu o vácuo durante um ano terrestre, equivalendo a 9,46 trilhões de quilômetros.

A luz natural que ilumina nosso planeta é produzida pelo astro chamado de sol, que está localizado a cerca de 150 milhões de quilômetros da Terra.

O mês-luz é outra medida que pode ser usada em alguns casos, equivalendo a cerca de um doze avos de um ano-luz. Se utilizarmos a medida norte-americana de Pé (Foot), então concluiremos que a luz viaja a cerca de um pé em um nanossegundo. Essa medida equivale a 30,48 centímetros.

Ela é a nossa fonte primária. Todos os seres vivos dependem da luz do Sol para sobreviver. Os vegetais, por exemplo, só conseguem realizar a Fotossíntese através do Sol (da luz). Nós humanos, os ossos precisam da vitamina D para que fiquem fortes.