O que significa 50 decibéis?

Perguntado por: ralves . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.2 / 5 9 votos

50 dB – Conversação normal.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) indica que a exposição humana por longos períodos a sons acima de 50 decibéis (dB, unidade de medida do som) pode ser nociva às pessoas. Para termos de comparação, uma conversa normal tem em média 40 db, uma rua sem tráfego 50 db.

55 decibéis

O nível de barulho associado a um ventilador é medido em decibéis e pode oscilar normalmente entre 25 e 70. Uma boa média é 55 decibéis, que significa um som quase imperceptível durante o dia e que pouco incomoda durante a noite.

85 decibéis

Classificação do Selo Ruído
Para receber a melhor avaliação, o secador de cabelo não pode exceder 78 decibéis. O aspirador de pó, 80. O liquidificador, 85 decibéis.

Segundo a OMS, o som de celulares varia de 75 dB a 136 dB (decibéis).

50 dB

A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) definiu a quantidade de ruído (som) máximo permitido em áreas residenciais. Anote: em resumo, o barulho não deve ultrapassar 55 decibéis (dB) no período da manhã e 50 dB durante a noite.

Ou seja, há sons mais baixos que isso, mas não conseguimos ouvi-los. Em uma frequência de 1000 Hz, o ouvido humano suporta sem dor até a intensidade de 120 dB. Acima deste valor, os sons são nocivos e podem destruir de forma irreversível as estruturas do ouvido interno.

35 decibéis - Geladeira - Provoca um leve incômodo.

Em termos gerais, recomenda-se que o quarto seja um ambiente silencioso. Também pudera, um ruído de apenas 60 decibéis (similar ao trânsito normal ou uma conversa em tom médio) já aumenta em 25% a probabilidade de uma pessoa acordar.

Em uma biblioteca, por exemplo, é comum encontrarmos ondas que variam entre 30 e 40 decibéis. Em uma lavanderia, com uma máquina de lavar roupas, chega a 60 decibéis.

Até 55 decibéis: Nível de conforto. Equivalente a uma rua sem muito trânsito.

Trauma auditivo ou surdez podem ser causados por sons acima de 100dB. Sons de 120dB ou mais podem, além de lesionar o nervo auditivo, provocar zumbido constante, aumento no estresse e tonturas. O seu tímpano pode ser destruído completamente com um ruído de 160dB.

A exposição a sons superiores a 65 decibéis, por exemplo, assim como a ruídos agudos entre 80 e 85 decibéis, pode acionar respostas hormonais e do sistema nervoso. De modo geral, a partir de 60 decibéis os sons já podem ser considerados ameaças à saúde.

60 dB – Conversação alta.