O que significa 5 e 3 '?

Perguntado por: ovieira3 . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.6 / 5 9 votos

As extremidades de uma fita de DNA são classificadas como 5' e 3', pois correspondem ao número do carbono da pentose onde estão localizados o grupo fosfato e a hidroxila (OH) que se unem em uma ligação fosfodiéster. Na ponta 5' está um grupo fosfato livre e na ponta 3' encontra-se uma hidroxila livre.

Essa tirinha da Mafalda diz respeito a um processo que em organismos eucariotos e procariotos. Que processo é esse e porque Mafalda deu essa resposta, respectivamente? Replicação/duplicação do DNA. 5' -> 3' é o sentido de formação da dupla-hélice do DNA.

O DNA do ser humano é formado por 3 bilhões de pares dessas bases. Dentro do núcleo da célula, esse DNA se organiza de forma compactada em estruturas chamadas de cromossomos. Nós, humanos, temos 46 cromossomos (recebemos 23 da mãe e 23 do pai). Todo esse conjunto é chamado de genoma humano.

A extremidade 5' é a extremidade onde possui um carbono livre, já a extremidade 3' também possui um carbono livro, e é nessas regiões que a ligação entre as moléculas de DNA e RNA. Ou seja, são regiões que se ligam por estarem livres, são ligações transversais entre os nucleotídeos de uma mesma fita de DNA.

O Carbono 5 tem várias músicas autorais disponíveis nas plataformas de streaming: Spotify, Apple Music, Tidal, etc. O grupo também conta com versões em vídeo das suas canções. Para ver os clipes do Carbono 5 é só dar um pulo no canal de YouTube de banda.

O alfabeto são as chamadas bases nitrogenadas, unidades químicas emparelhadas que formam cada porção da dupla hélice do DNA: adenina (A) com timina (T) e citosina (C) com guanina (G).

O propósito da vida passa, então, a ser preencher o desejo de felicidade. Cria-se uma expectativa e, quando a felicidade falha, a existência torna-se uma lamentável experiência, um grande sofrimento.

Filha de uma típica família da classe média argentina, a Mafalda representa o anticonformismo da humanidade, mas com fé na própria geração.

Nesta tirinha, Mafalda critica o consumismo incentivado pelas propagandas de televisão. Junto disso, há um questionamento sobre a existência humana. O capitalismo, o desemprego e as relações de trabalho também foram temas das reflexões das obras do cartunista.

Vamos agora citar a sequência de fatos que ocorrem durante a replicação: Primeiramente ocorre a separação das fitas de DNA (desfaz a hélice) no sentido 5'-3' pela enzima DNA Helicase. Ocorre então a síntese da uma nova fita e esta sempre se dá no sentido 5'-3'. Logo vem a principal enzima da replicação: DNA Polimerase.

O DNA pode existir em muitas formações diferentes. As formações mais comuns são: DNA-A, DNA-B, DNA-C, DNA-D, DNA-E, DNA-H, DNA-L, DNA-P, e DNA-Z. Porém, só as formações de DNA A, B e Z foram encontradas em sistemas biológicos naturais.

Dupla hélice do DNA. As ligações de hidrogênio se rompem e a hélice abre. Cada fita de DNA atua como modelo para a síntese de uma nova fita complementar. A replicação produz dois DNA dupla hélices idênticos, cada um com uma fita nova e uma velha.

Nos momentos em que duvidamos dessa verdade imutável, basta lembrar da mensagem que trazemos no corpo. Esse é o poder da mensagem que há dentro das nossas células". O nome de Deus tem as mesmas letras e o mesmo sentido em todas as línguas, alega o pesquisador.

Deve-se ressalvar que para a análise os fios de cabelo devem conter o bulbo, ou seja, a “raiz” (precisam ser arrancados; cabelos cortados não têm DNA).

Irmãos completos geralmente compartilham entre cerca de 2200 cM a cerca de 3400 cM de DNA, ou cerca de 37,5 a 61%. A razão pela qual a resposta varia de par de irmãos para par de irmãos é a recombinação: enquanto ambos receberam 50% de seu DNA das mesmas duas pessoas, os exatos 50% que herdaram é aleatório.

Com isso, observamos que os valores dentro dos parênteses são apenas os números +5 e +3. Assim, removendo os parênteses, obtemos a expressão sendo 5 + 3 = 8.