O que significa 4 por 4 na música?

Perguntado por: aaragao . Última atualização: 23 de maio de 2023
4.6 / 5 18 votos

Nos compassos 4/4 (ou simples), existem quatro batidas para cada compasso. O número quatro na parte superior das fórmulas de compasso se refere a essas quatro batidas. O número quatro na parte inferior significa que cada uma das quatro batidas é contada em semínimas.

Fração de compasso
Informa quantas figuras cabem em cada compasso. Observe que o numerador desta fração está dizendo que cabem 4 figuras em um compasso, e o denominador está dizendo que a figura é a semínima, portanto, a fração 4/4 informa que cabem 4 semínimas em um compasso.

Por exemplo, se a fórmula de compasso é 2/4, significa que cabem 2 tempos em cada compasso e que a figura que vai valer um tempo é a semínima, que corresponde ao 4.

3 por 8 que o compasso ternário simples embora muita gente confunda com o compacto composto por três por oito compassos simples ele vai ter três como cheias em cada compasso ou 6 cm com cheios ou uma semínima pontuada com uma semínima e uma com cheia e assim por diante.

Vejamos o exemplo: 6/8 - o numerador indica que o compasso é binário (6/3=2) o denominador indica que a colcheia (oitava parte da semibreve) vale um terço de tempo, assim sendo, um tempo vale 3 colcheias, ou seja, uma semínima pontuada.

Valsa (do alemão Walzer) é um gênero musical erudito de compasso binário composto (6/8) (embora muitas vezes, para facilitar a leitura, seja escrita em compasso ternário). As valsas foram muito tocadas nos salões vienenses e muito dançada pela elite da época.

Das fórmulas de compasso acima, o 6/8 e o 6/4 são os compassos mais usados. O compasso 9/8 é classificado como ternário composto. Há três tempos (três semínimas pontuadas), o que torna a métrica ternária. Como cada unidade de tempo é feita de três notas, a métrica é composta.

O compasso musical
Antes de analisar o mérito da regra dos oito compassos, é preciso compreender um pouco desse universo. Dessa forma, para notação musical, saiba que o compasso é uma forma de divisão quantitativa de grupos sonoros numa composição.

Unidade de compasso (UC): é a figura que preenche o compasso inteiro. Quando UT for uma semínima e o compasso for 4/4: o preenchimento do compasso será com 4 semínimas. Quando UC é a do 4/4 é uma semibreve: os 4 tempos do compasso serão preenchidos por uma semibreve.

A semicolcheia tem metade da duração da colcheia, ou seja num compasso 4/4 cabem 16 semicolcheias, 4 notas por batida.

Pode ser classificado como simples (3/8, 3/4, 3/2) ou composto (9/16, 9/8, 9/4). Compasso quaternário: é formado por quatro tempos, sendo o primeiro forte, o segundo fraco, o terceiro de intensidade média e o quarto fraco. Pode ser classificado como simples (4/8, 4/4, 4/2) ou composto (12/16, 12/8, 12/4).

Entre as formas comuns no jazz incluem-se a estrutura de 32 compassos (8+8+8+8), como AABA ou ABAC; a melodia de 16 compassos; e o blues de 12 compassos.

A equação: tempo posterior / tempo anterior = numero de notas pivô no compasso anterior / número de notas pivô no compasso posteior. Por exemplo, a música está em 4/4 com 4 mínimas, em andamento de 112, e precisa ficar equivalente a três semínimas.

2, 5, 1, são acordes de um determinado Campo Harmônico. Mais especificamente o “segundo, quinto e primeiro” acordes de uma tonalidade. No youtube fiz 2 vídeos falando do assunto de uma forma bem simples de como aplicar o II V I nas progressões e nas músicas que você toca.

Os compassos ímpares, ou mistos, irregulares ou complexos, são compassos com o pulso irregular: uma mistura entre as subdivisões binárias e ternárias. São por exemplo o 5/4, 7/8, 10/8, 11/8, 15/16, entre outros.

Continuar lendo É música ou música?