O que significa 4 por 2 no carro?

Perguntado por: efigueiredo . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.9 / 5 2 votos

A nomenclatura 4×2 descreve a quantidade de rodas no veículo e a quantidade de rodas motoras presente no mesmo, desta forma o número 4 indica que o veículo possui 4 rodas enquanto apenas duas são motoras.

“4×4” num veículo com tração nas quatro rodas significa que há 4 rodas no total e 4 rodas acionadas. Um 4×2 ou 2WD é um veículo que tem uma tração nas duas rodas (2WD) com quatro rodas. “4×2” significa que há 4 rodas no total e 2 rodas acionadas.

A tração 4×4 é o sistema em que as quatro rodas do carro recebem o torque de propulsão (motor e transmissão). Também conhecida como 4WD (do inglês Four Wheel Drive), deve ser preferencialmente utilizada em estradas de terra ou pisos de baixa aderência, como areia ou lama.

O termo 4×4 significa que as quatro rodas do carro são motrizes. É por isso que os veículos que têm apenas a tração dianteira ou a traseira são sempre chamados de 4×2. Qualquer veículo 4×4 poder ser denominado de 4WD — tração nas quatro rodas — e de AWD — tração integral.

Do inglês 4×4 low, a tração 4×4 reduzida é uma função muito interessante dos veículos 4×4. Ela é um sistema mecânico que atua na caixa de transferência de alguns veículos com tração 4×4 e tem por objetivo multiplicar a força.

Se a trilha for de areia, antes de qualquer coisa deve-se reduzir a calibragem dos pneus, de acordo com os nível indicado no manual. Evitar trocas de marchas desnecessárias, atentar à tábua de marés, transitar em velocidades mais altas de forma constante, "mas sempre priorizando a segurança", reforçou o especialista.

Devem-se evitar manobras em piso asfáltico com o 4×4 engatado, com ou sem a reduzida acionada, mas só em veículos que não têm o sistema de 4×4 permanente. Ao fazer uma curva, cada uma das quatro rodas percorre uma trajetória diferente e, portanto, tem rotação própria, permitida pelos diferenciais.

Ao contrário da tração dianteira, a aceleração de um carro com tração traseira (propulsado) pode ser melhor. O deslocamento em massa levanta o nariz, mas afunda a traseira, que é precisamente onde você tem as rodas motrizes e, portanto, onde você precisa da aderência.

O Sistema 4×2 com infiltração do Voleibol é um sistema tático mais avançado em relação ao Sistema 4×2 simples, pois, além de contar com jogadores especialistas em determinadas funções em quadra, ele também apresenta movimentações mais complexas, as infiltrações.

Basicamente, a tração integral é a permanente, onde as rodas possuem tração o tempo todo, enquanto o 4×4 é apenas temporário. Neste último caso, geralmente a tração é traseira e o eixo dianteiro pode ser acionado para transpor terrenos difíceis, o que também pode incluir uma redução.

2H: 4X2 High, tração em duas rodas de velocidade alta. 4H: 4X4 High, tração em quatro rodas de velocidade alta. 4L: 4X4 Low, tração em quatro rodas de velocidade baixa. 4MOTION: Tração nas quatro rodas.

Tração AWD
AWD é abreviação de All Wheel Drive ou Todas as Rodas Motrizes, esta configuração possui tração integral a todo o momento diferente da 4WD que é possível escolher entre 2 ou 4 rodas motoras.

Fiat Toro Volcano

Fiat Toro Volcano Diesel – R$ 204.500
Fiat Toro Volcano [divulgação] Usando a mesma plataforma do Jeep Renegade e a mesma transmissão, a Fiat Toro é a caminhonete diesel mais barata do Brasil, mas também a picape 4×4 menos custosa do país.

Em veículos com tração integral, também chamada AWD (all wheel drive), a tração é distribuída igualmente nas quatro rodas e controlada eletronicamente conforme a demanda do veículo.

E traz vantagens: em condições precárias de aderência, a tração integral é muito mais eficiente do que qualquer sistema de tração por duas rodas. O mesmo acontece em ambiente de corrida, quando se trata de descarregar quantidades imensas de torque no chão, seja ele de asfalto ou de terra.

“O que acontece é que se a montadora recomenda não usar e você usa a tração 4x4 no asfalto, isso acaba gerando um desgaste excessivo na caixa de transferência. Nesse caso, o risco de quebrar o sistema é alto”, alerta o especialista.

A marcha reduzida é uma ferramenta útil para situações de força ou tração, como em subidas íngremes, descidas acentuadas ou terrenos acidentados. Porém, é importante saber como usá-la corretamente para evitar danos ao veículo e garantir a segurança do motorista e dos passageiros.