O que significa 300 côvados de comprimento?

Perguntado por: asanches . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 20 votos

A arca é descrita na bíblia medindo 300 côvados de comprimento por 50 de largura e 30 de altura. O côvado é uma antiga medida, muito usada por diversos povos antigos, que é a distância entre o cotovelo e o dedo médio de um homem.

Antiga medida de comprimento equivalente a 0,66 m.

A medida de um côvado era a distância que ia do cotovelo à ponta do dedo do braço de homem, e equivalia a seis larguras da palma da mão. Como foi dito, a medida do côvado variava de região a região. Na media, o côvado equivalia a aproximadamente 45 centímetros.

Ele é descrito como tendo seis côvados e um palmo de altura (2,92 metros), tendo em sua cabeça um elmo de bronze, e usando uma couraça de escamas de bronze pesando cinco mil siclos (57 kg), com grevas de bronze sobre suas pernas e um Dardo de bronze entre seus ombros.

Significado de Côvado
substantivo masculino Medida de comprimento, correspondente a 66 cm, usada por diversas civilizações antigas: o côvado real dos antigos egípcios media 53cm, o dos romanos 44,5cm e o côvado 44,7cm.

Dessa maneira, o gigante teria algo entre 2,38 metros e 3,46 metros.

No Antigo Testamento quando se fala em côvado entendesse como tendo 0,52 cm. Para a estatua de Nabucodonosor com a altura de 60 côvados equivaleria considerando 1 côvado como 0,52 cm = 31 metrosde altura e 20 centímetros.

A embarcação, segundo Huibers, respeitou as dimensões bíblicas apresentadas no livro de Gênesis com 125 metros de comprimento, 28 metros de largura e 23 metros de altura.

…3O homem deslocou-se para o lado oriental com uma corda de medir na mão e, enquanto se movia, totalizou mil côvados longos, isto é, quinhentos metros e me fez passar pelas águas, que batiam na altura do meu tornozelo.

Significado de côvado
Medida de comprimento, correspondente a 66 cm, usada por diversas civilizações antigas: o côvado real dos antigos egípcios media 53cm, o dos romanos 44,5cm e o côvado 44,7cm. Etimologia (origem da palavra côvado).

"O rei Nabucodonosor fez uma estátua dourada de vinte e sete metros de altura por dois metros e setenta centímetros de largura, e a colocou na planície de Dura, na província da Babilônia" (Daniel 3.1).

A Bíblia apresenta Golias como um “campeão dos filisteus”, um gigantão arrogante, vindo da cidade de Gate, com seis côvados e um palmo de altura (2,83 metros).

O Resultado para 6 côvados é: 6 vezes 45 cm = 270 centímetros ou 2 metros e 70 cm.

Alguns estudiosos dizem que Noé levou cento e vinte anos para construir a arca. As Escrituras não nos dizem exatamente quanto tempo ele levou para construir a arca. No entanto, o ato de construir esta enorme arca não teria sido feito rapidamente.

O nome betume era aplicado para designar essa forma de petróleo naturalmente encontrada, recebendo diversas denominações além das duas: asfalto, alcatrão, lama, resina, azeite, óleo de São Quirino. A Bíblia cita lagos de asfalto, usado como impermeabilizante, para acender fogueiras e nos altares.