O que significa 30 PSI?

Perguntado por: evieira6 . Última atualização: 1 de junho de 2023
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o 30 seria o número em PSI, sistema usado no Brasil. Ou seja, quando você for calibrar o pneu, esse é o número que deve constar na máquina. Normalmente, os pneus da dianteira têm uma pressão um pouco menor que os da traseira. Nesse exemplo, devemos calibrar os pneus da frente com 30 PSI e os de trás com 31 PSI.

São eles: PSI (Pound Per Square Inch), BAR e kPA (Pascal SI – Sistema Internacional). Ao se deparar com '2.2/32', por exemplo, essa é a calibragem. O 2.2 significa a calibragem em BAR, método usado na Europa. Já o 32 seria o número em PSI, sistema usado no Brasil.

A sigla PSI significa “Libras por Polegada Quadrada”. Geralmente, é a unidade de medida dentro de uma câmara contendo gás. No caso de pneus de automóveis, é a quantidade de ar comprimido presente dentro do pneu.

Essa é a unidade de medida mais utilizada no Brasil para a calibragem de pneus. A sigla significa Pound Force per Square Inch, ou Libra Força por Polegada Quadrada, que é a resultante de uma força aplicada a uma área de uma polegada quadrada.

O pneu da frente deve ser calibrado com menos libras, normalmente entre 28 e 36. Já no caso do pneu traseiro, a recomendação costuma estar entre 30 a 40 libras. Essa diferença se dá porque o pneu traseiro é maior, porque é ele que aguenta o peso do passageiro e da carga.

Dependendo do país de origem do seu 33 a pressão dos pneus pode ser medida em "psi", normalmente chamada de "libras", em "bar" ou em “Kpa”. Por essa razão, na tabela do seu do seu 33 pode aparecer qualquer uma dessas 3 unidades.

28 a 36 libras

Normalmente, o mais comum ao se calibrar, é colocar entre 28 a 36 libras no pneu dianteiro e 30 a 40 no traseiro. Porém, é bom lembrar que isso pode variar de acordo com o porte do veículo e também o seu uso. Um veículo maior ou um que é destinado a transporte de pessoas pode precisar de uma calibragem maior.

O bar, com símbolo bar e plural bares (do grego barys, significando "pesado"), é uma unidade de pressão e equivale a exatamente 100 000 Pascais (105 Pa). Este valor de pressão é muito próximo ao da pressão atmosférica padrão, que é definido como 101.325 Pa.

aqui até se a escala interna azul é bar e recapitulando PSI libras é a mesma coisa e um bar é equivalente a 14,5 ou 14,5 l e se você gostou desse assunto que aprender mais sobre comprimido atuadores pneumáticos eletropneumática eu te convido a conhecer o nosso curso de eletropneumática.

1 kgf/cm² = 0,97 atm 1 kgf/cm² = 0,98 bar 1 kgf/cm² = 14,2 p.s.i. A escala de temperatura utilizada em todos os países, com exceção dos E.U.A., é o grau centígrado Celsius (º C).

Psi (forma abreviada do inglês pound force per square inch, cujo símbolo também pode ser escrito como lbf/in²) ou libra-força por polegada quadrada é a pressão resultante da força de uma libra-força aplicada a uma área de uma polegada quadrada.

No Brasil, a padronização é em libras, embora no exterior seja mais utilizado a outra sigla. Se você quiser saber qual das duas procurar, não precisa se confundir, as medidas são as mesmas. Por exemplo, 100 libras é igual a 100 PSI.

PSI = libras
Apesar de nomenclaturas diferentes, as medidas são iguais. PSI é uma sigla em inglês (Pounds per Square Inch) que significa libra por polegada quadrada. No Brasil, a padronização é em libras, embora no exterior seja mais utilizado o PSI.

A sigla PSI significa “Libras por Polegada Quadrada”.

No caso dos grandes, é importante ter bastante pressão. Pra se ter uma ideia, pra automóveis SUVs geralmente é recomendado um mini compressor com potência acima de 300 PSI, que é a sigla de Libra-força por polegada, e 30L, ou litros.

A pressão dos pneus é expressa PSI (pounds per square inch). Baseia-se no peso e no tamanho de um veículo e é importante usar exatamente a pressão recomendada pelo fabricante para o seu veículo. Isso garantirá segurança e desempenho ideal.

O problema é que a calibragem excessiva muda o design idealizado para aquele tipo de pneu. O que muda sua dinâmica de relação com o solo. Basicamente, os ombros (laterais) do pneu incham. Isso faz com que a banda central da peça perca a devida aderência em relação ao chão.