O que significa 22 na polícia?

Perguntado por: ecavalcante . Última atualização: 20 de janeiro de 2023
4.7 / 5 17 votos

Trata-se de gíria do meio policial que remete ao artigo 22 da versão original do Código Penal (Decreto-Lei nº 2.848 de 7 de dezembro de 1940). Esse artigo tratava da denominada Irresponsabilidade, hoje chamada de Inimputabilidade e que passou a ser prevista no artigo 26 do Código Penal após a reforma de 1984.

O número 22 faz alusão à gíria popular ("você é muito 22!", significa ser maluco, louco, doido), além de ser o número do Louco no Tarot.

01: Giria policial para definir pessoa doida, com distúrbios mentais.

A gíria "cara" é um nome usado para indicar ou chamar uma pessoa de maneira informal; pessoa, colega, amigo.

Estupefar-se; estar boquiaberto; surpreender-se. Estar de cara descrive de maneira suscinta o embasbacar-se ´perante ao inusitado.

A sequência em quanto, escrita de forma separada, interroga ou averigua, principalmente, a quantidade e o preço de alguma coisa:

  1. Em quanto tempo?
  2. Em quantos dias?
  3. Ficou em quanto?

S 21 \ Socorro! Urgente! Esse código, que hoje é comumente utilizado pelo segmento militar e da segurança privada, foi desenvolvido no início do século XX, e passou a ser utilizado como padrão entre comunicações de rádio em todo o mundo.

Aspirador de pó e líquidos de alto desempenho com filtro permanente e sistema anti-espuma. Leve e prático, ideal para o uso em residências, escritórios e pequenos comércios.

Zulu são coordenadas de tempo. Um dos vários nomes para às 24 horas do dia, usado pelas comunidades científicas e militares.

1. De cara limpa. Expressão popular que significa : sem nada para esconder; sóbrio.

substantivo feminino Pancada no rosto com a mão aberta; tapa, tabefe. [Figurado] Dito Insultuoso; injúria, desfeita. [Figurado] Resposta que atinge perfeitamente o objetivo.

sophi on Twitter: "Quem tem cara é cavalo, quem tem rosto é largatixa, nós temos face.

Já com verbos transitivos indiretos, que pedem preposição, são usadas as formas preposicionadas do pronome. Com a preposição a: ao qual, aos quais, à qual, às quais. Com a preposição em: no qual, na qual, nos quais, nas quais.

“No qual” deve ser usado com verbo transitivo indireto e “o qual” deve ser usada com verbo transitivo direto.

Nas décadas de 1960 e 1970, a pessoa que apresentava problemas psiquiátricos e se tornava incapaz de trabalhar, poderia se aposentar com base no Artigo 22 do CP de 1940. Daí dizer-se: "aquele sujeito é 22".

O que é 22:
Maluco, aquele que age sem pensar nas consequências, louco.

O significado de 9 + 2 é que deve-se adicionar 2 unidades em 9, obtendo o 11.

“Por quê” deve ser usado no final das frases e tem o mesmo sentido de “por qual razão”. Já “porque” tem o mesmo valor de “pois” e é usado em respostas. Por fim, “porquê” é sinônimo de “motivo”, e sempre deve ser precedido de um artigo ou numeral. Ufa, são muitas regras, não é mesmo?

5o Nos crimes de ação pública o inquérito policial será iniciado: I - de ofício; II - mediante requisição da autoridade judiciária ou do Ministério Público, ou a requerimento do ofendido ou de quem tiver qualidade para representá-lo.

Números de Pavimento - S17 - Sinalização de Emergência.

O S21 vem com o Android 11 e a One UI 3.1 de forma nativa, enquanto o S22 já sai da caixa com o Android 12 sob a interface One UI 4.1. Ambos estão na lista de contemplados com quatro mudanças do “robozinho” e cinco anos de pacotes de segurança.