O que significa 2 Coríntios 9 6?

Perguntado por: npilar . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.6 / 5 15 votos

Generosidade é uma atitude de compartilhar com prazer tudo o que possamos ter, independentemente de quanto temos. É isso que nosso Pai celestial deseja que Seus filhos desenvolvam, um coração generoso e também um espírito generoso.

Paulo pregou sobre as preocupações dos santos de Corinto sobre o uso dos recursos da Igreja para prover suas necessidades materiais. Ele explicou que o propósito de sua pregação era trazer salvação aos filhos de Deus. Ele exortou-os a evitar o pecado, bem como ofender os outros por suas crenças religiosas.

6 Lembrem-se: aquele que semeia pouco também colherá pouco, e aquele que semeia com fartura também colherá fartamente.

No geral, 2 Coríntios 9 é um chamado à generosidade e doação com alegria. Enfatiza a importância de dar livre e alegremente, e encoraja os crentes a semear generosamente para colher uma colheita abundante.

Basicamente, essa lei diz que só colhemos o que plantamos. Tenho certeza de que você se lembra dela. Não é mesmo? Diz um ditado popular que quem planta vento colhe tempestade, o que nos permite concluir que temos liberdade para plantar o que desejarmos, mas certamente, colheremos do mesmo tipo de semente que semearmos.

“Aqueles que semeiam com lágrimas, com cantos de alegria colherão” (Salmo 126:5)

Não fiqueis tristes, porque a alegria do Senhor será a vossa força” (cf. Ne 8, 10-11).

A generosidade se torna um ciclo de receber e dar cada vez mais do amor de Deus. Quando damos com alegria, Deus também molda nosso caráter, para sermos mais como Jesus. Em vez de viver no egoísmo, passamos a pensar também nos outros, tal como Jesus fazia enquanto esteve aqui na terra.

Deus é um doador. Deus se alegra em nos abençoar generosamente. Agora ele pede que nós façamos o mesmo. Doar não é uma tarefa arbitrária dada para nós sustentarmos nossas igrejas e ministérios; não, doar faz parte da transformação do nosso caráter para nos tornar mais como Deus.

Em geral, o texto de 2 Coríntios revela diversos propósitos dessa carta: Expressar gratidão e fortalecer os santos que tinham agido favoravelmente à sua carta anterior. Alertá-los de falsos mestres que corromperam as doutrinas puras de Cristo.

Ele escreveu para ajudar os membros da Igreja em Corinto com suas dúvidas e seus problemas, assim como para fortalecer os conversos que tinham dificuldades em abandonar suas crenças e práticas antigas.

8 Porque o que semeia na sua carne, da carne ceifará a corrupção; mas o que semeia no Espírito, do Espírito ceifará a vida eterna.

Porque Deus deseja investir em você. O Senhor quer fazer de você uma pessoa próspera para que invista no reino de Deus. A lei que Deus estabeleceu sobre a colheita é esta: Se você plantar, colherá. Então, querido, é importante que você plante, semeie a sua semente, com a convicção de que também colherá.

Lembrem disto: quem planta pouco colhe pouco; quem planta muito colhe muito. Que cada um dê a sua oferta conforme resolveu no seu coração, não com tristeza nem por obrigação, pois Deus ama quem dá com alegria.

Os dízimos servem exclusivamente para a pregação do evangelho, para a manutenção dos pastores de tempo integral e dedicação exclusiva à pregação (1 Coríntios 9:14). Em Israel, o dízimo era usado exclusivamente para os levitas (Números 18:21, 24).

Apóstolo Paulo

2 Coríntios 9 é o nono capítulo da Segunda Epístola aos Coríntios, de autoria do Apóstolo Paulo, no Novo Testamento da Bíblia. Trecho da Segunda Epístola aos Coríntios no Papiro 46.

Pensamento: Que promessa poderosa! Se estivermos dispostos a compartilhar generosamente com os outros no nome de Jesus, como o apóstolo Paulo diz nos dois versículos anteriores, teremos o que precisamos e nossas vidas serão cheias de boas obras que trazem glória a Deus.