O que significa 2 comprimido revestido?

Perguntado por: ialbuquerque . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.5 / 5 3 votos

O revestimento é uma operação que consiste no recobrimento da forma farmacêutica (em geral comprimido), a partir da utilização de açúcar (drágeas) ou polímeros (comprimidos revestidos).

Os comprimidos revestidos passam intactos pelo tubo digestivo e só liberam as substâncias no intestino. Por isso, a importância de ler a bula do remédio e tomar o remédio com água.

São chamados também de comprimidos revestidos. As principais vantagens são a estabilidade físico-química, facilidade na administração, a possibilidade de proteger princípios ativos facilmente oxidáveis além de viabilizar a desintegração entérica.

Os comprimidos sem aquele sulco possuem um revestimento especial. Alguns medicamentos dentro do comprimido podem ser destruídos completamente no estômago, por causa da forte acidez do suco gástrico. Por isso, os laboratórios farmacêuticos os revestem com uma camada protetora que resiste ao ácido do estômago.

O revestimento entérico é valioso para colocar uma barreira sobre um medicamento para evitar que ele se dissolva até passar pelo estômago.

No caso das cápsulas e pílulas ingeridas pela boca, a primeira parada do princípio ativo é no estômago, após passar pela faringe e esôfago, chegando ao intestino, de onde os vasos sanguíneos absorverão os princípios ativos do medicamento.

São medicamentos que agem reduzindo a quantidade de ácido no estômago, por isso podem ajudar em casos como gastrite, refluxo gastroesofágico, úlceras de estômago e intestino delgado e inflamação do esôfago.

Um dos principais erros é triturar comprimidos ou abrir cápsulas para facilitar a deglutição. Uma cápsula pode ser desenvolvida para não se degradar no estômago - se retirarmos o seu conteúdo, ela pode perder o efeito.

Também existe a possibilidade de intoxicação pelo composto durante o processo de partição ou na ingestão da fração - se o fármaco for irritante, por exemplo, pode acarretar dano gástrico, pois a camada de proteção foi rompida ao cortar o comprimido.

Nenhum comprimido revestido pode ser partido ao meio, mastigado ou triturado. Isso porque o revestimento serve justamente para fazer com que o medicamento seja resistente à forte acidez do suco gástrico e seja liberado lentamente, proporcionando mais comodidade para quem toma.

A diferença das drágeas é que elas são revestidas por uma película externa, geralmente feitas com açúcar ou algum polímero derivado da celulose. Essa camada de revestimento serve para proteger a substância ativa do medicamento do contato com o ar, a luz e a umidade.

Em geral, comprimidos ou comprimidos revestidos de ação imediata podem ser triturados e misturados com 15 a 30 mL de água. Da mesma forma, cápsulas gelatinosas e duras de ação imediata podem ser abertas, e o conteúdo em pó mistu- rado com 10 a 15 mL de água.

A película tem como finalidade melhorar a estabilidade do princípio ativo por promover proteção contra agentes externos, como luz, umidade e ar; mascarar sabor e odor desagradáveis; oferecer textura lisa, facilitando a administração do medicamento; melhorar a aparência do comprimido; permitindo uma rápida identificação ...

As formas farmacêuticas sólidas orais (FFSO) de liberação prolongada caracterizam-se pela liberação gradual do fármaco e manutenção da sua concentração plasmática em níveis terapêuticos, durante um período de tempo prolongado.

Porém, na maioria das vezes isso acontece porque o fármaco possui uma película resistente aos sais biliares, o que ao invés de destruí-lo por completo, apenas causa uma rachadura depositando seu conteúdo normalmente. Dessa forma o que sai nas fezes pode ser apenas a “capa” e não o comprimido completo.

Por isso , ao tomar 2 cápsulas ao invés de 1, você está tomando uma dose, assim como prescrito pelo médico. Quando isso acontece, a farmácia coloca a etiqueta informativa fixada no pote, que orienta sobre quantas cápsulas devem ser ingeridas para atingir a dose indicada na prescrição.

Dissolução das Cápsulas A cápsula mole demora de 20 a 30 minutos para se dissolver no estômago. Ao entrar em contato com água, a parte externa absorve a água e começa a inchar, acabando por dissolver completamente.

A função de revestimento de superfícies tem várias finalidades importantes: oferecer proteção mecânica à superfície revestida. funcionar como uma barreira separando compartimentos no corpo. absorver moléculas transportando-as de um compartimento para o outro.