O que significa 153 na Bíblia?

Perguntado por: nsalgado . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.1 / 5 18 votos

Na tradição cultural, ao longo da história, o número 153 teve muito significado. Por exemplo, segundo o Evangélico, é o número de peixes que Saõ Pedro pescou com as suas redes no lago de Tiberíades na passagem da pesca milagrosa.

A pesca milagrosa é a forma como nos referimos a um de dois eventos da vida de Jesus nos Evangelhos.

Os outros discípulos ficam no barco, puxando a rede. Quando eles chegam em terra, percebem que Jesus os aguardava com um peixe assado e um pedaço de pão. Jesus pede para que eles tragam do fruto da sua pescaria. Simão entra no barco pega a rede sozinho e temos então o resultado da pescaria: 153 grandes peixes.

Cento e cinquenta e três (153) é um número inteiro, ímpar, sucessor de 152 e antecessor de 154.

Quando se escreve 153º, dizemos centésimo quinquagésimo terceiro. Quando se escreve 154º, dizemos centésimo quinquagésimo quarto. Quando se escreve 155º, dizemos centésimo quinquagésimo quinto. Quando se escreve 156º, dizemos centésimo quinquagésimo sexto.

Ocorreram na Galileia, duas vezes, em ventos distintos, um próximo à Betsaida, e outro na região de Magdala. No primeiro episódio, Jesus utilizou cinco pães e dois peixes, alimentando cinco mil pessoas, sobrando doze cestos com pedaços desses alimentos.

6Jesus disse-lhes: “Lançai a rede à direita da barca, e achareis”. Lançaram pois a rede e não conseguiam puxá-la para fora, por causa da quantidade de peixes. 7Então, o discípulo a quem Jesus amava disse a Pedro: “É o Senhor!”

Quando Ele observou os pescadores ele enxergou o problema, mas também a solução. Assim é conosco, Jesus nos observa a cada dia e conhece cada passo nosso, conhece o nosso falar, e o nosso agir, o nosso levantar e o nosso deitar. Glórias a Deus, ele conhece o problema, mas também tem a solução pra nos dar.

Lavar as redes era algo comum para os pescadores, que depois de voltarem da pesca, tiravam delas toda a sujidade e o mal cheiro que ficava impregnado nelas, colocando-as ao sol para secarem, até estarem prontas para a volta ao mar.

A pesca maravilhosa milagrosa, ocorreu no célebre lago chamado de mar da Galileia. Um local muito importante na vida pública do Mestre (o local onde Jesus acalma a tempestade). Geógrafos e historiadores têm publicado diversos estudos acerca desse lago.

Na tradição cultural, ao longo da história, o número 153 teve muito significado. Por exemplo, segundo o Evangélico, é o número de peixes que Saõ Pedro pescou com as suas redes no lago de Tiberíades na passagem da pesca milagrosa.

Lançar as redes significa o trabalho conjunto da liderança. Jesus mandou os discípulos lançarem novamente suas redes. Provavelmente já tinha esperado que acabassem de limpá-las e quando viu que estavam prontos deu esta ordem.

Os quatro pescadores, Pedro, André, Tiago e João eram sócios. Ao receberem o chamado de Jesus deixaram pai, casa e profissão para fazerem-se pescadores de homens. Assumiram a missão e aceitaram ser instrumentos de resgate de vidas nas mãos do Salvador.

Aqueles homens alimentavam a própria família e a de outros esforçando-se arduamente todos os dias para apanhar peixes. O sucesso e a família deles dependiam de sua preparação e sua habilidade e da qualidade de suas redes.

Escrevem-se assim:

  1. 150.º – centésimo quinquagésimo.
  2. 283.º – ducentésimo octogésimo terceiro.
  3. 85.º – octogésimo quinto.

Cento e cinquenta e sete.

Como exemplo, 111 seria centésimo décimo primeiro.

114.º: centésimo décimo quarto.

Como se escreve em português o ordinal de 999? Escreve-se: nongentésimo (ou noningentésimo) nonagésimo nono.

O número romano CCXCV corresponde ao número 295 (duzentos e noventa e cinco).