O que significa 150w RMS?

Perguntado por: ecamilo5 . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.5 / 5 8 votos

A potência RMS (Root Mean Square, ou Raiz Média Quadrada) é um cálculo matemático capaz de identificar e aferir a potência elétrica real de qualquer aparelho, aparecendo em Watts (W) nas especificações técnicas dos equipamentos.

Em aparelhos de áudio, essa potência é dada em Watts RMS, que representam a potência média que o aparelho pode apresentar com baixo nível de distorção harmônica, em explicação simples.

Para ficar claro, watt é a unidade que afere valor de potência elétrica, seja ela mínima, média (RMS) ou máxima (pico/PMPO) e apenas isto.

Quanto maior for o valor da potência RMS do aparelho, maior será sua capacidade de reproduzir som com qualidade e sem distorções em volumes elevados.

O volume de resposta, ou rendimento, vem em DB, ou decibéis. Isso significa o nível da altura do volume, ou seja, quanto ele alcança! 30 DB, por exemplo, é um sussurro suave, enquanto 120 DB é o volume de uma banda de rock tocando.

Ou seja, um amplificador de 1500 watts PMPO pode ser equivalente a um de 350w RMS e um amplificador de 800w pmpo equivale-se a um de 200w rms.

Aquelas que têm até 50 W são indicadas pra ouvir a dois ou em ambientes pequenos e com poucas interferências sonoras, como os tecidos e madeiras. As caixas com até 200 W de potência dão conta daquele churrasco com os amigos. Já pra uma reunião maior, escolha um modelo com mais de 200 W de potência.

As caixas de som costumam ter entre 3 a 25W RMS de potência. Este valor indica o quanto você consegue aumentar o som sem haver perda de qualidade, como distorção ou ruídos.

Ou seja, um amplificador ou alto falante de 10000 watts (PMPO) pode ser equivalente a outro de 2000W (RMS), 1000W (RMS) ou até 100W (RMS). Outra prática comum é a soma das potências dos canais, isto é, um mini system com 20W+20Wrms, depois aumentar para a potência PMPO.

Teoricamente, a potência RMS equivale a 70% da potência de pico (IHF) e a 35% da potência de pico-a-pico (PMPO). Na prática, a maioria dos fabricantes acabam arredondando para mais, tomando que a potência IHF é o dobro da RMS.

- Potência máxima total (dos dois canais) em 4 Ohms: 400W RMS (200W por canal);

O watt (W) se refere ao consumo de energia, ou seja, a potência da lâmpada. Embora essa medida seja comumente usada como parâmetro na escolha das lâmpadas, ela não diz respeito à emissão de luz. Um chuveiro, por exemplo, também apresenta um valor em watts, mas não emite luz.

Para a maioria das pessoas, 50W RMS "reais" por canal já será suficiente para sonorizar um ambiente de até 12m2 (tamanho de um quarto ou sala).

Como podemos calcular o rms de um alto falante de 500 WPMPO? Ex: Se o pico máximo é de 500 WPMPO, entende-se que a Potência RMS será 70% da tensão de pico. Então no caso desse alto-falante você vai obter o seguinte resultado de Potência em RMS= 350 WRMS.

2.000W

A potência de uma caixa de som varia muito, podendo ir de 5W a 2.000W dependendo do tamanho e da função de uso do aparelho. A qualidade de um equipamento também vai depender de outras questões, como os alto-falantes que algumas caixas possuem embutidos.

O Watt é a medida padrão do SI (Sistema Internacional de Unidades) utilizada para se medir a potência de um aparelho de som, mas na hora da compra você certamente irá se deparar com as seguintes siglas : Watt PMPO e Watt RMS.

A diferença é que RMS acaba projetando a real potência do aparelho e a PMPO é a sensação do pico máximo da potência mas ambos fazem parte da vertente Watts.

Quanto maior for a frequência de uma onda sonora, mais agudo será o som, que será denominado de som alto.

Dizer que um aparelho sonoro tem boa qualidade de som é apontar que a caixa reproduz muitas frequências em diferentes volumes sem que o som seja distorcido ou perca suas qualidades originais. Um exemplo bastante comum é com graves. Em alguns casos, a reprodução pode acabar gerando aquele “estourado”.

O Watt (W), por exemplo, é uma medida de potência. Quando, por exemplo, você vê em uma embalagem de uma lâmpada que ela é de 100W ou uma geladeira 300W, significa a potência consumida pelo produto. O termo kW, nada mais é que a forma de medir 1000W de potência, ou seja, 1kW (quilowatt) equivale a 1000W.