O que significa 140 mg dL?

Perguntado por: lhipolito . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.8 / 5 6 votos

140 a 199 mg/dL = Intolerância à glicose. Acima de 200 mg/dL = Diabetes.

Os valores de referência ficam entre 65 a 99 miligramas de glicose por decilitro de sangue (mg/dL). Os resultados maiores ou iguais a 100 mg/dL são considerados anormais e indicam que o paciente necessitará uma consulta médica, para avaliar se apresenta diabetes ou pré diabetes.

É interessante procurar um médico sim para avaliar outros exames e iniciar o tratamento se for indicado e te dar as orientações necessárias. Como regra geral, é interessante a prática de atividades físicas regulares e com orientação e uma dieta balanceada, evitando açúcar e farinha.

Estar com a glicose superior a 200 mg/dL, mesmo que após a refeição, é perigoso e pode indicar que o paciente está com diabetes, sendo necessária a repetição do exame outro dia para ter a confirmação.

Controle da Glicemia
Nesse caso, é importante diminuir a quantidade de açúcar no sangue. Muitas vezes, esse objetivo pode ser alcançado através da alimentação adequada e da prática regular de exercícios físicos e uso de algumas medicações.

Os sintomas comuns de glicose alta (diabetes) tipo 1 e 2 são perda de peso, visão turva, cansaço, náuseas e vômitos. Para evitar a glicose alta e manter-se equilibrado e saudável, nosso organismo depende de algumas substâncias que devem estar presentes em níveis adequados.

A glicemia normal, no adulto, é a mesma em todas as faixas etárias. São considerados valores normais as glicemias entre 70 a 100mg/dl em jejum e até 120mg/dl, no período pós prandial.

O decilitro, cujo símbolo é dl, consiste numa unidade da grandeza física volume. É um submúltiplo do litro.

Inserir uma fita de teste no aparelho de glicemia; Espetar o dedo com a agulha do aparelho; Encostar a fita de teste à gota de sangue até preencher o depósito da fita de teste; Esperar alguns segundos até que o valor de glicemia apareça no monitor do aparelho.

A unidade de medida mg/dl significa miligramas por decilitro. Nesse sentido, a unidade miligramas por decilitro é usada em referência aos níveis glicêmicos.

Coma mais fibras
As fibras reduzem a velocidade de digestão dos carboidratos e a absorção de açúcar, por isso ajudam o nível de glicose a ir subindo gradualmente. Algumas boas fontes de fibra são: pera, aveia, framboesa, brócolis e lentilhas.

Se você precisa baixar rapidamente a glicemia, beba muita água e caminhe. Uma alimentação rica em proteínas, verduras e gorduras boas também pode ajudar nesse quesito. Se o problema for recorrente, vá ao médico o mais rápido possível para ajustar o tratamento.

Para baixar a glicose no sangue uma boa opção é ingerir alimentos ricos em fibras, tais como: Leguminosas (feijão, ervilha, lentilha, grão de bico, soja em grão). Grãos, farelos e farinhas integrais (arroz, linhaça, aveia, cevada, milho, trigo). Pães e biscoitos integrais (centeio, farinha integral, milho).

"A melhor forma de reverter esse quadro é iniciar um planejamento alimentar individualizado para cada paciente, focando na quantidade dos alimentos - principalmente na quantidade de carboidrato ingerida - e nas guloseimas cheias de açúcar que podem estar sendo ingeridas.

Coisas que podem fazer aumentar a glicose no sangue
Menos atividade física do que o habitual; Efeitos colaterais de alguns medicamentos; Infeção, cirurgia ou outra doença; Alterações nos níveis hormonais (durante o período menstrual, ou adolescência, por exemplo);

Para tratar a pré-diabetes e evitar a progressão da doença deve-se controlar a alimentação, diminuindo a ingestão de gorduras, do açúcar e do sal, e aumentando o consumo de alimentos ricos em fibras e proteínas como arroz integral, vegetais de folha escura e feijão, por exemplo, pois ajudam a combater o excesso de ...

O açúcar, pão francês, arroz branco e batata elevam a glicose do sangue rapidamente. Por isso devem ser consumidos junto com outros alimentos, de preferência os que são fontes de fibra alimentar.