O que significa 10x50 no binóculo?

Perguntado por: eramires . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.5 / 5 11 votos

Os binóculos têm dois números, como “7x35”, ou “10x50”. O número antes do “x” se refere ao fator de aumento das lentes. No caso do binóculo de “7x35”, por exemplo, isso significa que a imagem é ampliada sete vezes, enquanto em um aparelho com lentes “10x50”, ela é ampliada dez vezes.

Dentro das especificações do binóculo, você encontrará o campo de visão. Ele indicará a largura e a distância que você consegue visualizar com o aparelho. Quanto maior for o campo de visão, maior será a imagem observada. Por outro lado, quanto maior a ampliação, menor o campo de visão.

Uns binóculos com uma ampliação reduzida são ideais para obter uma visão geral do céu estrelado ou para procurar constelações. Para observar os detalhes da Lua ou de planetas, a ampliação deve ser de, pelo menos, 10x ou superior.

Resposta: O alcance de um binóculo, telescópio ou luneta é “infinito”.

O Binóculo Tasco Essentials Compact 10x25 Prisma Roof (Preto) é um instrumento que traz ação sem tomar muito espaço ou precisar de mais peso. A ótica anti-reflexo totalmente multirrevestida maximiza a luz que entra nas objetivas de 25 mm enquanto minimiza a perda de luz.

O Binóculo SUMAX PRO 20x50 - é um equipamento profissional de ótimo desempenho, fabricado pela FMO, o já que garante sua qualidade e performance. Possui excelente desempenho tanto no trabalho como no lazer.

BINÓCULO COMET 10X25
São 10 aumentos e objetiva de 25mm.

Lista com os melhores Binóculos de 2023

  • Celestron. Outland X 10x42.
  • Pentax. Papilio II.
  • Bushnell. PowerView.
  • Lelong. Longo Alcance 20x50.
  • Nautika. Binóculo Pelicano.

O Binóculo 30 X 60 é para quem procura qualidade e ótimo alcance em suas observações, aliado à discrição e facilidade de transportar. Graças as suas lentes especiais, este mini binóculo proporciona um grande poder de alcance. Ideal para observações da natureza, caça, acampamento, pescaria, shows, teatro, etc.

Os melhores binóculos têm as faces das lentes tratadas («coated» ou «multi-coated»), de forma a assegurar que a reflexão é mínima e que a maior quantidade possível de luz atravessa o sistema óptico.

Em termos práticos, o monóculo irá ser sempre mais prático por duas razões muito simples. Primeiro, porque será sempre mais pequeno e, em segundo lugar, é geralmente mais leve. Se a ideia é utilizar numa caminhada, um monóculo será sempre mais prático, mas não quer dizer que seja mais eficiente.

O maior problema com os binóculos é segurá-los sem que tremam em suas mãos. Qualquer instrumento ótico ajudará a observar o céu melhor do que apenas o olho nu, e qualquer binóculo, mesmo pequeno, já é de grande ajuda para iniciar a observação do céu. Mas alguns tipos de binóculo são melhores que outros.

Os binóculos são compostos de uma lente objetiva (que forma uma imagem invertida), um conjunto de prismas (que transforma a imagem em uma imagem direita) e uma lente ocular (que faz a ampliação da imagem observada).

Quais os limites dos binóculos? Não é possível detetar detalhes em planetas, pois estes são representados de forma demasiado pequena. Os planetas ou as crateras na Lua são a especialidade dos telescópios. Neste caso, é necessária uma ampliação elevada para detetar detalhes.

Geralmente, a Lua é o primeiro alvo de quem compra um binóculo. Brilhante e facilmente observável de qualquer lugar, é possível observar as vastas planícies lunares – chamadas de mares -, algumas grandes formações, assim como o sistema de raias brilhantes em torno de grandes crateras, como Tycho, por exemplo.

É que binóculos com visão noturna funcionam com infravermelho, e isso ajuda a mostrar o objeto pela cor natural dele e não porque tem luz.

Geralmente a luneta é menos utilizada para observar aves porque é grande, pesada e ainda precisa ser acoplada a um tripé. Porém, ela apresenta maior capacidade de ampliação do que um binóculo. Lunetas podem ser muito úteis para observar aves em ambientes mais abertos, como campos rupestres e litoral.