O que significa 1.013 hPa?

Perguntado por: rsilveira . Última atualização: 24 de maio de 2023
4.5 / 5 15 votos

Sabendo que ao nível do mar a pressão atmosférica é da ordem de 1 atm (definida como 101 325 Pa, ou ainda 1 013,25 hPa=mbar), isso significa dizer que, neste local, uma pessoa suportaria uma força de cerca de 100 000 N relativo à pressão atmosférica.

A pressão normal ao nível do mar é expressa em 1013,2 milibares.

Na atmosfera, a baixa pressão do ar é associada com a formação de muitas nuvens, com chuva e eventualmente com tempo severo, com tempestades. A alta pressão é identificada como áreas que estão com céu azul ou com poucas nuvens, com menor umidade no ar, com tempo seco, sem chuva.

A diminuição de valores mais altos que 5 milibar indicam a chegada de sistemas chuvas muito fortes e ciclones. O aumento da pressão atmosférica, em qualquer valor, indica melhora nas condições do tempo.

Se você deseja prever se vai chover, uma maneira fácil é medir a pressão do ar com um barômetro. De maneira geral, se a pressão do ar estiver subindo ou alta, provavelmente será um bom dia. Por outro lado, caso a pressão estiver caindo ou baixa, é mais provável que o tempo estará nublado, chuvoso e com muito vento.

Fisiologia da respiração
A inspiração ocorre quando a pressão alveolar cai abaixo da pressão atmosférica. Essa queda de pressão alveolar se deve à contração dos músculos diafragma e intercostais externos, que, ao se contraírem, expandem o volume dos pulmões, levando a uma diminuição da pressão alveolar.

Já a relação entre a pressão atmosférica e a precipitação (chuvas) ocorre da seguinte forma: em ambientes com baixa pressão atmosférica e, portanto, calor, o ar aquecido tende a subir e, ao alcançar altitudes maiores, condensa-se, forma nuvens e precipita-se.

A pressão atmosférica também interfere nas condições do tempo. Isso porque as zonas de baixa pressão provocam a subida das frentes de ar, o que propicia a formação de nuvens, enquanto as zonas de alta pressão propiciam a descida do ar, impedindo a formação de nuvens e deixando o tempo mais “limpo”.

Recomendação americana sugere que nível máximo de pressão arterial passe para 15 por 9 em pessoas acima dos 60 anos. Há trinta anos, a diretriz é fixada em 14 por 9. Há trinta anos, os médicos preconizam que a pressão arterial de um paciente fique abaixo de 14 por 9.

A camada mais externa (mais alta) de ar que envolve a Terra comprime a mais baixa exercendo influências sobre ela. Nessa região passam a existir mais moléculas por unidade de volume, dizemos então que a pressão nas regiões mais baixas, ao nível do mar, é maior.

“A pressão atmosférica, que nada mais é do que o peso do ar sobre nós, diminui com o aumento da altitude, ou seja, quanto mais alto estamos, menor é a pressão do ar sobre a gente.

Por este motivo, um aumento na pressão acarreta um aumento na temperatura de ebulição, pois uma pressão mais elevada tende a dificultar a vaporização. Este fato é usado nas panelas de pressão e a água pode chegar a 120 ºC. Com a altitude a pressão atmosférica vai diminuindo e o ponto de ebulição da água também.

pressão diminui, pois diminui o peso da coluna de ar acima. Como o ar é compressível, diminui também a densidade com a altura, o que contribui para diminuir ainda mais o peso da coluna de ar à medida que a altitude aumenta. Inversamente, quando a altitude diminui, aumenta a pressão e a densidade.

Um dos critérios para definir o fenômeno como ciclone é a pressão em seu centro baixar de 1005 hPa, quando baixa de 1000 hPa é considerado mais intenso e de maior risco.

O Barômetro é seguro e eficiente e funciona da seguinte forma: o tubo cheio de mercúrio mostra a pressão, o metal líquido escoa até o ponto de 76 cm, este será o valor de pressão obtido a nível do mar e é considerado o normal, pode ser representado por 760 mmHg ou 1 atmosfera (1 atm).

Ao entrar no Modo Barômetro, a medição começa e a pressão barométrica no seu local atual e um gráfico de pressão barométrica são exibidos. Depois de entrar no Modo Barômetro, o relógio faz leituras a cada cinco segundos durante três minutos. Depois disso, uma medição é feita a cada dois minutos ou cinco segundos.

Observe a direção em que a agulha se move. Se a agulha retornar ao mesmo milibar no barômetro, é provável que o tempo permaneça estável até que haja uma mudança subsequente na pressão barométrica. Você pode ler um barômetro monitorando-o ao longo do dia e observando as mudanças nas leituras de milibares.

Observe a cor das nuvens.
As nuvens marrons indicam que vai haver uma tempestade com ventos fortes. As nuvens brancas costumam indicar um clima calmo, mas que pode fechar com uma tempestade mais tarde. As nuvens cinzas costumam indicar que vai haver uma chuva leve.

Quanta pressão hidrostática o ser humano aguenta? Os cientistas ainda não determinaram, em consenso, um limite prático para a profundidade em que podemos sobreviver debaixo d'água. A maioria dos mergulhadores profissionais não passa de 300 metros de profundidade, ou seja, 30 atm.

Continuar lendo O que é pressão hPa?