O que significa 1 Coulomb?

Perguntado por: emonteiro3 . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.6 / 5 20 votos

1018 prótons (ou elétrons). Cargas de mesmo sinal se repelem. Cargas de sinais contrários se atraem.

A fórmula da Lei de Coulomb é utilizada para calcular a força elétrica entre 2 cargas a partir da combinação da constante eletrostática (K), cujo valor no vácuo é 9.109 N.m²/C², pelas 2 cargas elétricas (q1 e q2) multiplicadas entre si e dividida pelo quadrado da distância entre as cargas, em metros (r).

Seu valor é igual a 1,6 . 10-19 C e é atribuído à carga do elétron (com sinal negativo) e à do próton (com sinal positivo).

A unidade de corrente elétrica é o ampère (A). um ampère corresponde ao transporte de 1 Coulomb de carga por segundo (1 C/s). Os instrumentos destinados à medida da corrente elétrica são denominados amperímetros.

A lei de Coulomb é uma lei da Física usada para determinar a intensidade da força de atração ou repulsão entre duas cargas elétricas.

Fórmula da Lei de Coulomb
A equação da Lei de Coulomb estabelece que: A força existente entre partículas carregadas (q1 e q2) será diretamente proporcional ao valor de suas cargas. A força entre as partículas (q1 e q2) será inversamente proporcional o valor quadrado da distância entre elas.

Coulomb. O coulomb é a unidade do SI para carga. O dimensão de um coulomb é derivada do ampere. Um coulomb é definido como a quantidade de carga fluindo quando a corrente é de 1 ampere.

A principal contribuição de Coulomb foi sobre a lei que determina a força de interação elétrica entre materiais portadores de cargas. A chamada lei de Coulomb mostra que a relação de atração e repulsão das cargas elétricas é semelhante à lei da gravitação universal proposta por Isaac Newton.

ampère (A)

A corrente elétrica é uma grandeza escalar. Sua unidade de medida, segundo o Sistema Internacional de Unidades, é o ampère (A).

Unidade de medida: Ampère
Portanto, 1 Ampère equivale ao fluxo de 6,242 x 1018 elétrons em um segundo passando por uma seção de um condutor.

Elétrons podem ser criados a partir do decaimento beta de isótopos radioativos e em colisões de alta energia, por exemplo quando os raios cósmicos entram na atmosfera terrestre. A antipartícula do elétron é denominada pósitron; tem muitas características idênticas às do elétron, mas sua carga elétrica é positiva.

Nêutron é uma partícula neutra que faz parte do núcleo do átomo. Esse elemento não possui carga elétrica, mas é formado por quarks – partículas elementares que constituem a estrutura da matéria. Na sua composição existem três quarks estáveis: dois do tipo down e um up.

A seguir, temos as principais fórmulas da eletrostática: Carga elétrica: Q = n.e; Campo elétrico: E = F/q; Força elétrica: F = k.

Volt [V] é a unidade de medida da tensão elétrica, definida como a diferença de potencial elétrico (DDP), instituída pelo Sistema Internacional de Unidades (SI).

Unidade de quantidade elétrica equivalente a um milésimo de coulomb. Símbolo: mC.

1Ah = 3600 Coulombs.

No Sistema Internacional, a unidade de carga elétrica é o Coulomb (C) em homenagem ao físico francês Charles Augustin de Coulomb (1736-1806) pelas suas contribuições nos estudos da eletricidade.

Ainda é possível dizer que, de acordo com a 1ª Lei de Ohm, tensão e corrente estão amarrados, visto que: V = RI, ou seja, tensão = resistencia vezes corrente, ou ainda, 1 volt = 1 ohm vezes 1 ampère.

A potência máxima permitida em 127V é de 1270W (127V*10A), e para 220V a potência máxima permitida é de 2200W (220V*10A).

1000 VA

Mas você sabe o que essa e outras medidas significam? Cada kVA, ou quilovolt-ampere, equivale a 10³ volt-amperes (VA), ou seja, 1 kVA é igual a 1000 VA. O VA é a potência que surge da relação entre a tensão (V=Volts) e a corrente elétrica (A=amperes).