O que significa 1 Coríntios 8?

Perguntado por: acastro2 . Última atualização: 18 de janeiro de 2023
4.7 / 5 18 votos

Em 1 Coríntios 8, Paulo aborda o delicado tema dos alimentos sacrificados aos ídolos. Ele nos ensina como devemos lidar com esta situação. O apóstolo quer que a igreja permaneça unida e ele deseja que nada ou qualquer assunto atrapalhe esse relacionamento.

Quem pensa conhecer alguma coisa, ainda não conhece como deveria. Se alguém cuida saber alguma coisa, ainda não sabe como convém saber. E, se alguém cuida saber alguma coisa, ainda não sabe como convém saber.

(2 Coríntios 8:9) Tornou-se pobre para que fossemos ricos
O sacrifício de Jesus é um padrão de ofertar ainda mais elevado. Cristo voluntariamente trocou toda a riqueza de Sua divindade pela pobreza da encarnação.

Na vida pouco importa o que somos ou o que pensamos saber, nosso conhecimento é incompleto quando destituído de amor. Nenhum de nós sabe o que realmente devemos saber para resolver inúmeras questões.

1 Coríntios 8:2 A pessoa que imagina conhecer alguma coisa, ainda não tem a sabedoria que necessita. A pessoa que imagina conhecer alguma coisa, ainda não tem a sabedoria que necessita. Se alguém cuida saber alguma coisa, ainda não sabe como convém saber.

Paulo escreveu aos membros da Igreja em Corinto para ajudá-los com suas dúvidas e seus problemas e fortalecer os conversos que tinham dificuldades para abandonar suas antigas crenças e práticas.

1 Coríntios 13. Paulo fala da excelência da caridade — A caridade, um amor puro, excede e supera quase todas as outras coisas. 1 Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, e não tivesse acaridade, seria como o metal que soa ou como o sino que tine.

Corinto era uma igreja carismática no sentido bíblico da palavra, ou seja, tinha os “carismas” do Espírito de Deus, os dons, através dos quais desenvolvia seu serviço prestando culto a Deus e cumprindo a sua missão neste mundo.

“Tudo o que Deus diz sobre o homem é verdadeiramente o que o homem é. Por isso, o conhecimento de Deus é tão fundamental para o autoconhecimento.” Quando buscamos a Deus e entendemos o que Ele diz sobre Ele e sobre nós, nossa identidade se torna muito mais sólida.

Quem pensa que sabe alguma coisa, ainda não sabe como convém saber. Apóstolo Paulo , Bíblia, 1 Coríntios 8:2.

2 Coríntios 8. Os verdadeiros santos compartilham seus bens com os pobres — Cristo, de sua pobreza, trouxe riquezas eternas.

15 como está escrito: O que muito colheu não teve de mais; e o que pouco, não teve de menos.

2 Coríntios 4:8 - ¶ Em tudo somos atribulados, mas não angustiados; perplexos, mas não desanimados. A jornada do cristão não é um conto de fadas, muito pelo contrário, ela é marcada por situações adversas, reviravoltas e superações.

E, acima de tudo, tenham amor, pois o amor une perfeitamente todas as coisas. E que a paz que Cristo dá dirija vocês nas suas decisões, pois foi para essa paz que Deus os chamou a fim de formarem um só corpo.

Em João 3:16 lemos: “Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.” Oh, quão grande é o amor de Deus por nós!

Deus demonstrou o seu amor por nós ao dar seu próprio Filho para morrer de uma vez por todas no passado por nossos pecados (versículo 8). Mas ele também sabe que esse amor passado deve ser experimentado como uma realidade presente (hoje e amanhã), para que tenhamos perseverança, experiência e esperança.