O que Seu Zé Pilintra gosta de ganhar?

Perguntado por: ecorte . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.3 / 5 5 votos

Por isso, oferendas com farofa, linguiça, sardinha, abóbora e outros alimentos sempre são muito bem-vindas. Além disso, por causa de seu lado boêmio, uma cerveja bem gelada cai muito bem e agrada bastante a entidade. Nesse cenário, velas, cigarros, jogos e moedas também satisfazem Zé Pilintra.

Oferendas a Zé Pilintra
Por isso, Farofa de linguiça, linguiça frita, sardinhas fritas ( de preferencia no óleo de Dendê), abobora com carne seca, queijo Coalho, Jiló, coco e rapadura, fazem parte de sua lista. Outros agrados também é cerveja branca bem gelada, velas, cigarros, jogos e moedas.

Vela Ogum Branca e Vermelha Abre Caminho Vela Zé Pilintra.

Hefeweizenbier • Zé Pelintra • Cervejaria Macumba.

Oferenda a Zé Pelintra

  1. 1 batida de coco ou bebida a base de coco alcóolica.
  2. 1 vela branca.
  3. 1 copinho de vidro.
  4. 1 cigarro de filtro vermelho ou 1 incenso de rosa vermelha.

Saravá, Seu Zé.

Quando a vela queima por inteiro: seu pedido foi plenamente aceito. Quando a vela forma uma espécie de escada ao lado: indica que seu pedido está se concretizando.

Dia do Zé Pelintra, a ser comemorado anualmente no dia 7 de julho.

Zé Pelintra é a figura icônica do malandro nos terreiros do Brasil. Já a figura feminina que ocupa um lugar de protagonismo nas rodas da malandragem e nas giras dos exus é a pombagira.

Mas o que é 'Laroyê, Exu'?
"Laroyê, Exu", que também pode ser escrito como "Laroiê, Exu", é uma expressão usada como saudação à entidade Exu. Ela pode ser traduzida como "Salve, mensageiro", com uso sendo comum em rituais do Candomblé e da Umbanda.

Zé Pelintra se divide em dois malandros, o ritualístico que faz uso de bebidas, brinca com as mulheres, porém, busca trabalhar espiritualmente. E o malandro negro capoeirista que relembra a exclusão de personagens humildes.

Quem se diz filho de Zé Pelintra é uma forma de expressar que tem uma devoção e identificação muito forte com essa entidade. É comum também alguns umbandistas se dizerem filhos dessa entidade porque é ela quem rege a sua mediunidade, daí criam um laço afetivo e espiritual intenso.

No dia 28 de outubro é celebrado, pela Umbanda, o dia de Zé Pelintra. Zé Pelintra, entidade surgida na região Nordeste do Brasil, é incorporado em terreiros de Umbanda tendo seu culto difundido em todo o Brasil. Entre as giras de Umbanda, é considerado parte da linha de trabalho dos malandros.

A vela preta é usada para neutralizações de energias, absorção de negatividade, pedidos materiais e demais proteções.

Bebem de tudo, da Cachaça ao Whisky, fumam na maioria das vezes cigarros, mas utilizam também o charuto. São cordiais, alegres, dançam a maior parte do tempo quando se apresentam, usam chapéus ao estilo Panamá.

Exu costuma ser honrado nesse processo, mas também, em ocasiões específicas de oferenda, em que se lhe dá cachaça/aguardente, licor de canela, ou mesmo cidra e champanhe.

O grande senhor da evolução se satisfaz com ofertas de velas brancas, vinho rosé, água pura, coco fatiado com mel e pipocas, rosas, margaridas e crisântemos.