O que Seu Zé Pilintra gosta de beber?

Perguntado por: rgoulart . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.2 / 5 8 votos

1 batida de coco ou bebida a base de coco alcóolica. 1 vela branca.

Zé Pelintra é a figura icônica do malandro nos terreiros do Brasil. Já a figura feminina que ocupa um lugar de protagonismo nas rodas da malandragem e nas giras dos exus é a pombagira.

Saravá, Seu Zé.

Zé Pelintra se divide em dois malandros, o ritualístico que faz uso de bebidas, brinca com as mulheres, porém, busca trabalhar espiritualmente. E o malandro negro capoeirista que relembra a exclusão de personagens humildes.

1920

José ou Seu Zé morreu em 1920 e está sepultado na cidade de Alhandra no Estado da Paraíba. As suas façanhas, o gosto pela vida noturna e o costume de estar sempre ao lado dos pobres e desvalidos, fizeram dele também uma entidade venerada em algumas religiões. Portanto meus amigos, o Zé Pelintra, não é um mito.

Zé Pilintra é um guia espiritual que faz parte da linha dos malandros na umbanda, como todo malandro que se preze, ele trabalha em favor daqueles que são marginalizados pela sociedade, porque ele, o Zé Pilintra, quando viveu aqui na Terra, passou pelos mesmos problemas, sofrendo na pele a discriminação por ser órfão, ...

De acordo com Pai David Dias, do Templo Umbandista Pai João de Angola, não é possível ser filho de Zé Pelintra na ancestralidade. Zé Pelintra é uma entidade, um espírito humano, que não pode por definição fatorar outro ser humano.

Para homenageá-lo, a Câmara do Rio aprovou a Lei nº 7.549/2022, que cria o Dia do Zé Pelintra, que deverá ser comemorada na cidade do Rio todo dia 7 de julho.

Quando a vela queima por inteiro: seu pedido foi plenamente aceito. Quando a vela forma uma espécie de escada ao lado: indica que seu pedido está se concretizando.

A vela preta é símbolo de banimento e proteção. “Quando você estiver sentindo que precisa cortar algo em sua vida, recorra a ela”, indica a astróloga. Segundo a especialista, essa tonalidade oferece limpezas energéticas profundas numa intensidade superior às outras cores.

Significado de Pelintra
substantivo masculino e feminino Pessoa pobre e mal trajada, com pretensão a exibir-se e desejo de ostentação. adjetivo Mal trajado e pretensioso.

Os malandros são entidades muito justas e que jamais toleram mentiras. Se alguém os tenta enganar, pode se preparar para ser desmascarado à frente de todos. Gostam de se vestir de forma elegante, estar sempre com seu cigarro, com camisas de seda ou listrada, seu chapéu panamá e seus sapatos brancos ou bicolor.

Zé Pilintra

  • Não existe Sorte. O que existe é oportunidade e conhecimento. ...
  • Moça, ter proteção não quer dizer necessariamente que tudo vai dar certo... ter proteção, quer dizer que mesmo quando tudo dá errado, acaba BEM! ...
  • Seja paciente, às vezes você tem que passar pelo pior para alcançar o melhor. Zé Pilintra.

O Banho de Zé Pelintra é um mix de ervas selecionadas para te ajudar a vencer as dificuldades do dia a dia, bem como fortalecer o poder de conexão com esse grande mentor espiritual. Na sua composição inclui ervas poderosas como: Pimenta rosa, Eucalipto, cravo, aroeira, boldo, capim limão e guiné.

A expressão “Laroyê, Exú”, por exemplo, que significa “Salve, mensageiro!”, foi muito utilizada em comentários nas redes sociais após notícias da vitória da Escola de Samba Acadêmicos da Grande Rio no carnaval deste ano.

No dia 28 de outubro é celebrado, pela Umbanda, o dia de Zé Pelintra. Zé Pelintra, entidade surgida na região Nordeste do Brasil, é incorporado em terreiros de Umbanda tendo seu culto difundido em todo o Brasil. Entre as giras de Umbanda, é considerado parte da linha de trabalho dos malandros.

José da Silva, popular Zé Navalha.
Filho de José Antônio e Isabel Silveira da Silva, natural de Brusque, nascido aos 19.03.1915. Dez filhos, sendo 8 com Ida Contensini : Getúlio, Nilma, Otacilho,Dorival , Jair, Catarina e as gêmeas: Maria Isabel e Maria Carolina; e dois com Luzia Silveira: Abel e Eduardo.

Se a sua data de nascimento é o dia 12/09/1991, esse número precisa ser somado por completo: 1+2+0+9+1+9+9+1=31. Como o número é maior do que 16, o número total de Orixás existentes, é preciso que ele seja reduzido. Assim, você terá que somar o número 3+1 = 4. Então, o Odu de Nascimento dessa pessoa será o de número 4.

Localizado na esquina da ladeira de Santa Teresa com a rua Joaquim Silva, no coração da Lapa, bem próximo aos Arcos. O local contém imagens de Zé Pelintra, colocadas por devotos da entidade. Em 2020, o espaço passou por uma revitalização.