O que serve para comprar algo a prazo?

Perguntado por: nmeireles . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.6 / 5 8 votos

A venda a prazo é uma grande opção para quem não pode desembolsar o valor total, dessa forma o valor é dividido em parcelas. Nesse tipo de compra as financeiras costumam cobrar juros, baseados no valor do produto, juros que são embutidos nas prestações.

No entanto, é preciso considerar as desvantagens de pagar a prazo. A primeira delas é o aumento do gasto mensal no cartão de crédito. Quanto mais você gasta parcelando compras, maiores são as chances de endividamento, outra desvantagem dessa opção de pagamento.

O carnê é um conjunto de boletos emitidos de uma só vez para cobrar um pagamento parcelado, enquanto o boleto é um documento único que representa uma cobrança à vista ou a prazo.

O parcelamento no cartão de crédito é uma operação simples e funciona quase como um “empréstimo instantâneo”. Afinal, primeiro o produto é comprado e somente depois seu pagamento é finalizado, em prazos variáveis, dependendo de quantas parcelas a loja oferece e em quantas parcelas o cliente quer pagar.

Maior risco de fazer muitas parcelas e se endividar
Além de tudo, ele também acaba dando uma falsa sensação de que ainda tem dinheiro para gastar, o que pode agilizar o seu processo de endividamento caso não possa cumprir com os pagamentos.

A fórmula do PMP é: (fornecedores / compras) x 360.

Ou seja, atualmente, vale mais à pena comprar o imóvel à vista do que financiado. Além disso, se você não possui uma boa disciplina financeira para deixar o seu dinheiro aplicado ou não consegue conviver com uma dívida por muitos anos, o ideal é financiar menos, afinal, o seu conforto psicológico é o mais importante.

A recomendação dos especialistas é unânime: pague o valor total em uma única parcela, se puder, para evitar os juros.

No caso do pagamento parcelado, o valor total é dividido pelo número de prestações que você escolher na hora da compra. Com isso, ao invés de pagar o valor todo de uma vez, você paga as parcelas mensalmente. Em alguns casos, sem pagar nada a mais.

Já no caso do crédito parcelado, o cliente consegue dividir o valor da compra em várias vezes, mas a empresa também recebe esse dinheiro de maneira fracionada, a menos que opte por um plano de antecipação, que também envolve um custo a mais.

Pagamento parcelado é quando uma compra única é divida em várias parcelas no momento da cobrança. Normalmente, cada parcela corresponde a um mês. Por exemplo, você quer comprar um tênis no valor de R$ 200, mas considera que isso é um valor alto para pagar de uma vez só.

O que é preciso para comprar no carnê?

  1. documento de identificação com foto, como RG ou CNH;
  2. número do CPF;
  3. comprovante de residência recente, como conta de luz, água ou internet;
  4. comprovante de renda, como holerite, extratos bancários ou a última declaração do Imposto de Renda.

Além disso, para ser aprovado, é fundamental ter mais de 18 anos e ter alguma fonte de renda, formal ou informal. Se você for do time dos digitais, se liga: as compras no carnê podem ser feitas online, uma mão na roda em tempos de pandemia.

Basicamente, para emitir uma cobrança no formato carnê, você precisa informar, de forma obrigatória, o nome completo, o CPF e o telefone do cliente. Dependendo da forma de envio escolhida, também é preciso informar um e-mail válido.

Para quem deseja realizar uma compra parcelada, precisa verificar junto à administradora do cartão se o limite é o mesmo para compras à vista e parceladas. Isso porque, algumas instituições financeiras liberam o limite rotativo, o chamado à vista, e o limite parcelado. Veja também: Posso fazer Pix parcelado?

Há pelo menos duas formas de comprar no boleto parcelado: dividindo o valor diretamente no cartão — o que não está disponível para todos os bancos e cartões de crédito do Brasil — ou através do app de pagamentos PicPay, que oferece a facilidade.

Clique na opção de “Pagar com PIX” e escolha a chave PIX que deseja usar; Logo depois, clique em “Parcelamento”; Verifique as opções e valores de parcelamento que melhor se adequam ao seu perfil. Com isso, você pode parcelar os pagamentos por meio do PIX.

As compras à vista são aquelas em que o valor é pago de uma só vez. Pode ser no crédito ou no débito, mas a compra é paga integralmente. Já quando o cliente paga a prazo, ou parcelado, o valor é dividido em meses.

Afinal, a venda a prazo oferece muitas vantagens tanto para o negócio quanto para o consumidor. Um dos grandes benefícios e a atração de novos clientes. Isso acontece por que grande parte dos consumidores gostam de utilizar o cartão de crédito ao realizar compras.

A guia de pagamento é chamada de DAS (Documento de Arrecadação Simplificada) e tem vencimento até o dia 20 de cada mês. Se atrasar ou não pagar a DAS, vai acumular uma dívida, com multa de 0,33% por dia de atraso, limitada a 20% do valor.

É comum vermos em etiquetas de preços de alguns produtos dois valores, um se pagarmos todo o produto na hora, que chamamos de preço à vista, e outro se pagarmos parcelado, que chamamos de preço a prazo.