O que seria uma pessoa diplomática?

Perguntado por: afrutuoso . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.3 / 5 12 votos

O indivíduo que age com diplomacia é chamado de diplomata, uma pessoa que tem a missão de representar os interesses de determinado grupo ou nação perante outros, de modo pacífico e conciliador.

Diplomacia é a ciência que estuda as relações e os interesses das nações umas com as outras. O conceito também é usado para fazer alusão ao serviço dos Estados nas suas relações internacionais. Exemplos: “A minha sobrinha é especialista em Diplomacia e trabalha como assessora de uma embaixada”, “O Dr.

2 fineza, delicadeza, educação. 3 ponderação, sensatez, circunspecção. 4 argúcia, fato, finura, habilidade, política.

2 fino, delicado, educado. 3 ponderado, sensato, circunspecto. 4 circunspeto, cortês, discreto, distinto, elegante, grave, meticuloso.

Em suma, pessoas com a personalidade diplomata são líderes carismáticos e inspiradores. Além de altruístas e bons comunicadores. No entanto, tendem a confiar muito nas pessoas.

Entre suas funções, o diplomata negocia acordos internacionais, incentiva relações culturais e econômicas internacionais, promove os interesses do país no exterior, busca melhorar a imagem internacional do Brasil, dá apoio a brasileiros no exterior, contribui com a política externa ao buscar informações importantes e ...

O Diplomata é o funcionário público que representa o Brasil em outras nações, negocia acordos em nome do País, dá apoio aos brasileiros em viagem ou que vivem no exterior e obtém informações importantes para a política externa.

Dicas para ser mais diplomático no trabalho

  1. Adie reações imediatas. Problemas de comunicação estão, na maior parte das vezes, relacionados às reações imediatas, feitas sem pensar. ...
  2. Invista na comunicação. ...
  3. Construa relacionamentos baseados na credibilidade. ...
  4. Compartilhe e peça opiniões. ...
  5. Seja flexível, negocie.

D

  • Diplomacia ambiental.
  • Diplomacia cidadã
  • Diplomacia do lobo guerreiro.
  • Diplomacia pública da Ucrânia.
  • Diplomacia do dólar.

O contrário de Diplomático é: Principais antônimos de diplomático: 1 estúpido.

8 países com mais laços diplomáticos

  • 8) Alemanha – 218.
  • 7) Brasil – 222.
  • 6) Turquia – 225.
  • 5) Reino Unido – 236.
  • 4) Rússia – 243.
  • 3) China – 258.
  • 2) França – 267.
  • 1) Estados Unidos – 271.

O ingresso na carreira diplomática se dá mediante concurso público realizado pelo Instituto Rio Branco, órgão encarregado da seleção, treinamento e aperfeiçoamento de diplomatas. Aprovado no concurso, o candidato ingressa na carreira diplomática na classe inicial de terceiro-secretário.

#6. Tenho tatuagem. Posso ser diplomata? Editais de concurso público não podem estabelecer restrição a pessoas com tatuagem, salvo situações excepcionais, em razão de conteúdo que viole valores constitucionais.

Entre os 1.543 diplomatas brasileiros, apenas 354 (23%) são do sexo feminino.

São elas: Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Língua Espanhola, Língua Francesa, História do Brasil, História Mundial, Política Internacional, Geografia, Economia e Direito.

Secretário-Geral das Relações Exteriores

O mais alto cargo a que pode aspirar um diplomata, em geral quase no fim de sua carreira, é o de Secretário-Geral das Relações Exteriores (SG).

Na identificação diplomática do documento deve-se estabelecer e/ou reconhecer, seqüencialmente: 1) a sua autenticidade relativamente à espécie, ao conteúdo e à finalidade; 2) a datação (datas tópica e cronológica); 3) a sua origem/proveniência; 4) a transmissão/tradição documental; 5) a fixação do texto.

Para além do significado jurídico, a vida de um diplomata também é bastante estável: existe a rotina de processos inerente de qualquer função burocrática, o preenchimento de relatórios, a prestação de serviço público… pois é, isso também faz parte! Entretanto, se você acha monótono… Tudo bem, existe o lado rotineiro.

Desenvolva flexibilidade em seu estilo de comunicação e avalie a intenção de suas mensagens em relação aos resultados. Aprenda a controlar seus "pontos quentes" e responder em vez de reagir, manter a compostura quando criticado. Evite conflito permanecendo calmo e seguro sob pressão.