O que seria uma atitude crítica e reflexiva?

Perguntado por: lrebelo . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.2 / 5 8 votos

Ter atitude crítica e reflexiva é ter senso de questionamento, pergunta, debate e estar sempre preocupado em saber o motivo e a origem das coisas.

O pensamento reflexivo surge, quando o homem toma uma atitude problematizadora da realidade; Aquilo que era natural, surge de repente como algo estranho, carecendo de ser compreendido e explicitado. Reflectir implica um distanciamento das coisas, para as poder voltar a olhar de outra forma.

É fundamentalmente interrogar o sentido e causa de algo. Exemplo: Se questionar "Por que é?","Como é?" ou "O que é?" são tipos de atitudes críticas pois podemos ir a raiz do problema e tentar entendê-lo.

O posicionamento crítico determina a atitude filosófica, pois o ser humano, enquanto ser racional, passa a entender o mundo e sua realidade e consequentemente, estabelece a crítica ao modelo em que vive.

Falando de maneira simplória, trata-se de deixar emoções de lado e focar no que é racional. Pensar de maneira crítica também envolve ser criativo e inovador. Logo, essa única atitude tem um impacto enorme em todo o seu trabalho, afinal, o torna um solucionador de problemas e também um fornecedor de ideias inovadoras.

Que medita, que pensa maduramente.

Significado de Reflexiva
adjetivo Que age com reflexão; que se comporta com ponderação: presidente reflexiva. Serenidade; que medita antes de agir; que age com prudência e com serenidade. Que está absorvida pelos seus próprios pensamentos: aluna reflexiva. Ver também: reflexivo.

A voz reflexiva é a voz verbal na qual o sujeito da oração executa e recebe/sofre a ação verbal simultaneamente. Uma das particularidades da voz reflexiva é a presença obrigatória de um pronome oblíquo átono (pronome reflexivo).

Os três pilares de uma atitude filosófica são: INVESTIGAÇÃO, QUESTIONAMENTO E REFLEXÃO.

refletir acerca da existência das coisas. deparar-se com o novo e questionar o senso comum. utilizar a lógica como instrumento filosófico.

As Exigências da Reflexão Filosófica
Para que uma reflexão possa ser adjetivada de filosófica é preciso que se satisfaça uma série de exigências que vou resumir em apenas três requisitos: a radicalidade, o rigor e a globalidade.

A reflexão filosófica organiza-se em torno de três grandes conjuntos de perguntas ou questões: por que pensamos o que pensamos, dizemos o que dizemos e fazemos o que fazemos? o que queremos pensar quando pensamos, o que queremos dizer quando falamos, o que queremos fazer quando agimos?

Senso crítico significa a capacidade de questionar e analisar de forma racional e inteligente. Através do senso crítico, o homem aprende a buscar a verdade questionando e refletindo profundamente sobre cada assunto.

O pensamento crítico funciona a partir de um processo racional e consciente, formado por um conjunto de habilidades cognitivas e relativas à atitude. Ou seja, pensar de forma crítica implica em uma combinação entre o conhecimento adquirido e ações embasadas na reflexão.

O que é Atitude:
Atitude é uma norma de procedimento que leva a um determinado comportamento. É a concretização de uma intenção ou propósito. De acordo com a psicologia, a atitude é comportamento habitual que se verifica em circunstâncias diferentes. As atitudes determinam a vida anímica de cada indivíduo.

Atitude Critica: É uma atitude que você aponta erros de pessoas, que muitas das vezes você nem conhece, que você quer saber mais que alguém e as vezes não sabe. Atitude Filosófica: É uma atitude que você medita, pensa antes de falar algo é como se estivesse tudo esquematizado antes de agir.

Vimos que a escola desempenha um papel fundamental no estímulo ao pensamento crítico. Uma instituição que preza pela educação humanizada, baseada na capacidade de perceber o outro e os problemas gerados em sociedade, ajuda as crianças e os adolescentes a refletirem sobre a sua realidade e a se tornarem cidadãos ativos.