O que seria um segmento em uma empresa?

Perguntado por: acarvalho . Última atualização: 20 de maio de 2023
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O que é segmento de mercado de uma empresa? O segmento de mercado de uma empresa é a fatia do mercado que ela atende de acordo com o setor atendido, o tipo de produto ou serviço oferecido e o público desejado.

Significa que, entre todos os perfis daqueles que negociam com você, um será escolhido para investir, seja com novos produtos ou com campanhas de marketing, entre outras ações. Se você tem uma loja de roupas, seu segmento de mercado pode ser o público feminino, por exemplo.

Os quatro principais tipos de segmentação de mercado são: demográfica, geográfica, psicográfica e comportamental, que abordaremos mais detalhadamente na próxima seção.

Ramos de atividade, ou ramos de negócio, é uma definição do segmento de atuação de uma empresa, que pode ser: indústria, comércio ou serviço. Dentro dessas três atuações, há diversas atividades que podem ser executadas por um negócio.

Defina seu público
Quais são as características desse público? Seus valores, rotina, desejos, dores e expectativas? Que plataformas e ferramentas têm mais efeito para essas pessoas? Qual o diferencial que sua empresa oferece que faria o público escolher sua marca em vez do concorrente?

O conceito de segmento de vendas está relacionado ao indicador de market share, uma variável que representa a participação que determinada empresa possui dentro do seu nicho de atuação.

Os 4 modelos de segmentação de clientes incluem:

  • Segmentação comportamental.
  • Segmentação psicográfica.
  • Segmentação demográfica.
  • Segmentação geográfica.

A segmentação nada mais é do que a divisão de clientes e potenciais clientes em segmentos. Esses grupos possuem características em comum, o que irá facilitar o trabalho de Marketing e Vendas, tanto na aquisição, quanto na negociação e no relacionamento com esses perfis.

A Coca-Cola, por exemplo, destaca que seu posicionamento é focado no público jovem – considerado seu principal público-alvo.

O mercado, por exemplo, se refere a algo mais amplo, cheio de possibilidades e ramificações. Podemos usar o mercado de eletrônicos como exemplo prático. Dentro do mercado de eletrônicos temos o segmento, que são caminhos mais específicos que o mercado, como pequenas divisões.

Com a segmentação, você consegue compreender como alinhar suas ações dentro de cada parcela de consumidores do mercado. Mas, para isso acontecer, é necessário ter em mente a pluralidade desses indivíduos e estabelecer uma meta específica para cada segmento.

Conheça 4 dos principais tipos de empresa

  1. Sociedade Empresária Limitada – LTDA. Esse é um dos tipos de empresa mais usados no Brasil. ...
  2. Microempreendedor Individual – MEI. ...
  3. Sociedade Limitada Unipessoal – SLU. ...
  4. Sociedade Anônima – S/A.

A segmentação de clientes pode ser: Demográfica (maturidade de mercado, porte, segmento e cargo do decisor) Geográfica (baseada na localização das empresas) Psicográfica (considerando atitudes, crenças e traços de personalidade dos compradores.

Algumas características mais básicas de categorizar o público da sua segmentação de mercado são: localização, hábitos de compra e consumo, gênero, faixa etária, classe social e muitas outras que podem ser relevantes para o seu negócio.

O que mais vende no Brasil atualmente são materiais para escritório, móveis, eletrodomésticos, itens de vestuário, acessórios e cosméticos, além de outras categorias listadas no índice do MCC-ENET.

O setor de serviços é o que mais emprega no Brasil e abrange atividades como comércio varejista, administração pública, transporte, atividades financeiras e imobiliárias, saúde e educação.

Os clientes podem ser segmentados em grupos distintos com base nas necessidades, comportamentos, perfil social e demográfico, interesses e motivações, entre outras similaridades que compartilham. Uma organização pode optar por segmentar um único grupo ou vários grupos por meio de seus produtos e serviços.

O segmento de clientes precisa ser mensurável. Em outras palavras, ele precisa ser concreto o suficiente para ter métricas específicas e deve produzir dados o suficiente que possam ser analisados e discriminados. Os segmentos de clientes precisam ter algumas “fronteiras” de comunicação.

Esse é um segmento que faz a intermediação entre investidores e quem precisa de recursos. Mas o foco dele é a negociação de ativos, como ações e títulos de dívida. O mercado de capitais tem esse nome porque as empresas precisam de dinheiro (capital) para o financiamento de seus inúmeros projetos.

Normalmente, o mercado financeiro pode ser dividido em quatro segmentos: mercado monetário, mercado de câmbio, mercado de capitais e mercado de crédito.

Segmento 1 (S1)
Bancos múltiplos, bancos comerciais, bancos de investimento, bancos de câmbio e caixas econômicas que: tenham porte igual ou superior a 10% (dez por cento) do Produto Interno Bruto (PIB); ou. exerçam atividade internacional relevante, independentemente do porte da instituição.