O que seria segundo as suas ideias liberdade?

Perguntado por: epacheco . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.5 / 5 4 votos

A liberdade compreende a possibilidade de utilizar o livre-arbítreo conforme as vontades e os interesses individuais. Dessa forma, a liberade torna a pessoa aberta a todas as possibilidades e com a oportunidade de escolher a que melhor lhe convir.

ARISTÓTELES, citado por RABUSKE (1999, p. 89), analisa que: “A liberdade é a capacidade de decidir-se a si mesmo para um determinado agir ou sua omissão”. Logo, liberdade é o princípio para escolher entre alternativas possíveis, realizando-se como decisão e ato voluntário.

PONTOS DE REFLEXÃO
A liberdade reside dentro da mente e do coração. A liberdade é um presente precioso. Pode haver liberdade plena quando os direitos estão em equilíbrio com as responsabilidades. Há liberdade plena quando todos têm direitos iguais.

Existem três tipos de liberdade. A primeira é o tipo “ser livre de,” uma liberdade das restrições da sociedade. A segunda é “ser livre para”, uma liberdade para fazer o que queremos fazer. E a terceira é “ser livre para ser”, uma liberdade não apenas para fazer o que queremos, mas para sermos quem temos que ser.

Significa que os cidadãos são sujeitos de direitos e que, onde tais direitos não existam nem estejam garantidos, tem-se o direito de lutar por eles e de exigi-los.

Segundo o Dicionário de Filosofia, em sentido geral, o termo liberdade é a condição daquele que é livre; capacidade de agir por si próprio; autodeterminação; independência; autonomia.

Em seu sentido negativo, liberdade significa a ausência de restrições ou de interferência. O sentido positivo de liberdade significa a posse de direitos, implicando o estabelecimento de um amplo âmbito de direitos civis, políticos e sociais. O crescimento da liberdade é concebido como uma conquista da cidadania.

Resposta: Aristóteles: Para Aristóteles, a liberdade era essencialmente a capacidade de escolher o bem ou o mal entre opostos polares. Deste modo, a liberdade tornava a pessoa moralmente responsável por suas escolhas, para que suas ações não fossem controladas por forças externas.

Aristóteles acreditava que a liberdade consistia numa harmoniosa integração do indivíduo numa sociedade em que a escravatura abrangia a maior parte dos homens. Já para Sartre constitui-se com verdades concretas e históricas sobre o homem. Afirma a liberdade e a realização do homem na decisão livre.

Resposta. Explicação: A liberdade é a condição se não ser escravo, seja de pensamento, opinião, política, religiosa etc e está fundamentalmente associada a independência. Sócrates (469-399 a.C.) acreditava que o homem livre é aquele que consegue dominar seus sentimentos, seus pensamentos, a si próprio.

A liberdade é condição daquele que é livre, capacidade de agir por si mesmo. A liberdade é a expressão genuína da essência humana. É para alguns, sinônimo de autodeterminação, independência, autonomia.

Resposta. Resposta: liberdade é poder ter o direito de escolha , o direito de se expressar , de fazer suas próprias vontades , ser livre para viver da forma que achar melhor poder ir onde quiser com a consciência Limpa .

Resposta. Liberdade significa o direito de agir segundo o seu livre arbítrio, de acordo com a própria vontade, desde que não prejudique outra pessoa, é a sensação de estar livre e não depender de ninguém. Liberdade é também um conjunto de idéias liberais e dos direitos de cada cidadão.

2 privilégio, garantia, direito, distinção, isenção, vantagem, imunidade, prerrogativa, regalia, salvaguarda, apanágio, benefício, faculdade, franquia, honraria.

Por exemplo: liberdade de crença; liberdade de consciência; liberdade de culto; liberdade de informação; liberdade artística, etc. Dentro da liberdade de pensamento, convém dizer que pensar é uma faculdade inerente ao ser humano e dessa sua qualidade não pode haver interferência nenhuma.

Existem duas grandes correntes que definem essa palavra: a liberal e a libertária. Na liberal destacamos os autores clássicos como John Locke (1632-1704) e Jean-Jacques Rousseau (1712-1778). Para esses a liberdade esta na natureza, no ser humano em seu estado natural e a sociedade vem surge e a roubá-la.

Portanto o estado de igualdade é, na essência, o estado de guerra, de competição entre as pessoas. E para não haver a competição para a posse de algo, ou o prevalecimento de alguma vontade sobre a outra, o Estado impõe uma determinada organização na situação. A liberdade é, literalmente, a ausência de oposição.

Quem cede em igualdade a fim de obter a liberdade corre o risco da injustiça, mas não reprime quem luta pela justiça social. A igualdade não gera a liberdade. Mas a liberdade pode gerar a igualdade.

A liberdade é segundo Locke, o fundamento de tudo quanto o homem pode ter na terra, é o primeiro dos bens civis do cidadão. Para Locke, o poder político não desa- parece nem com o tipo paternal nem com o tipo despótico, pois o poder político brota inteiramente do consen- timento.

Liberdade é classificada pela filosofia, como a independência do ser humano, autonomia, auto-determinação, espontaneidade e intencionalidade. A liberdade pode ser entendida em um sentido amplo ou mais restrito, pensado como liberdades e definidas pelo Direito. Alguns exemplos de liberdades são: Liberdade de pensamento.

Liberdade é classificada pela filosofia, como a independência do ser humano, o poder de ter autonomia e espontaneidade. A liberdade é um conceito utópico, uma vez que é questionável se realmente os indivíduos têm a liberdade que dizem ter, se com as mídias ela realmente existe, ou não.