O que seria sangramento no ouvido?

Perguntado por: ivargas5 . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.8 / 5 10 votos

Ao sangramento no ouvido damos o nome de Otorragia. Ele acontece por diversas causas: traumas (muitas vezes pelo uso de cotonetes), variação súbita de pressão (como no avião), otites, uso de medicamentos, hipertensão, entre outras.

“Com o cotonete podemos causar desde um machucado na pele do canal do ouvido, até perfuração da membrana do tímpano ou fraturas nos ossinhos do ouvido: martelo, bigorna e estribo”, diz. As lesões no canal auditivo podem gerar dor, sangramento, audição abafada e zumbido ou chiado no ouvido, de acordo com Azzam.

Secreção no ouvido
A secreção excessiva pode ocorrer devido a infecções no ouvido interno e externo, lesões no tímpano ou mesmo por corpos estranhos. Geralmente, a secreção tem uma coloração transparente, amarela, avermelhada ou branca e apresenta mau cheiro quando causada por bactérias.

Diante disso, os principais sintomas do rompimento no tímpano são:

  1. Dor forte no ouvido;
  2. Coceira no ouvido;
  3. Perda repentina da capacidade auditiva;
  4. Saída de sangue pelo ouvido;
  5. Secreção amarela presente nos ouvidos;
  6. Zumbido no ouvido;
  7. Também pode haver febre, tontura e vertigem.

Sintomas e sinais de câncer de ouvido

  • Incapacidade de mover a face no lado afetado;
  • Dor de ouvido;
  • Inchaços nos gânglios linfáticos no pescoço;
  • Caroço no canal auditivo;
  • Dor de cabeça;
  • Sensibilidade à luz e vertigem causada por ela;
  • Sensação de fraqueza no rosto;
  • Zumbido.

Geralmente, a perfuração do tímpano cura sozinha sem necessidade de tratamento e sem complicações como a perda total da audição mas, em todo caso, deve-se ir ao pronto-socorro para que o médico use um otoscópio possa visualizar a região interna do ouvido e se certificar do diagnóstico.

Uma das principais consequências desse cenário é o impacto no funcionamento da tuba auditiva, canal que serve de comunicação entre o ouvido e o nariz, que fica prejudicado e fora da normalidade, e por isso a sinusite pode causar o zumbido no ouvido, uma sensação de ouvido tampado e dor.

Otite é o termo médico genérico usado para denominar as infecções e inflamações do ouvido, que causam bastante incômodo e dor ao paciente. Essa é uma condição relativamente comum e todo mundo deverá sofrer de otite pelo menos uma vez na vida.

Em crianças mais velhas e adultos, os sintomas incluem dor de ouvido, problemas de audição, ouvido tapado ou pressão no ouvido, febre, drenagem do ouvido, tonturas e perda de equilíbrio e náusea ou vômito. Sintomas sem dor ou febre também podem significar que há líquido no ouvido e devem ser analisados.

O uso de cotonetes pode oferecer diversos problemas para saúde auditiva. Entre eles infecções, que podem variar, sendo leves ou graves e lesões na membrana timpânica, que perfuram os tímpanos e necessitam de cirurgia para correção”, explica o otorrinolaringologista Flávio Santos.

Perfuração do tímpano
Como o cotonete é uma haste dura de plástico, sua inserção na cavidade auditiva pode causar lesões no tímpano. A principal delas é a perfuração, que ocorre quando a membrana perde a sua integridade. Com isso, ela não vibra mais em conformidade com o som e pode gerar perda abrupta da audição.

Otosporin é indicado para o tratamento de otites externas (infecção do ouvido na região da orelha externa), com suspeita ou certeza de infecção bacteriana. O uso de otosporin não exclui o tratamento sistêmico concomitante com antibióticos, quando for adequado.

Os antibióticos mais frequentemente utilizados na otite média aguda são:

  • Amoxicilina;
  • Amoxicilina com ácido Clavulânico (mais eficaz contra as bactérias produtoras de B-lactamase);
  • Cefuroxima ou Ceftriaxona.

Nesse período o médico pode indicar também o uso de alguns medicamentos para evitar infecções como antibióticos – os mais comuns são neomicina ou polimixina com corticoides, amoxicilina, clavulanato e cloranfenicol. Se o rompimento foi grave, pode ser necessária uma cirurgia para reconstruir o tímpano.