O que seria afinal o fardo do homem branco de acordo com o poema?

Perguntado por: daguiar . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.3 / 5 20 votos

“O Fardo do Homem Branco” defendia que passara a caber a Washington tratar dos selvagens para o bem deles, sem contar com o seu agradecimento. Os nativos do mundo tinham de ser dirigidos pelas potências ocidentais. Eram homens inferiores, de civilizações fracas que precisavam de ouvir a voz do dono.

Quando os Estados Unidos lideraram guerras pela independência das Filipinas e de Cuba, um poeta inglês, nascido numa colônia, a Índia, encantado com o desprendimento e engenhosidade da “raça branca” diante dos bárbaros povos morenos e negros, escreveu um laudatório poema sobre isso: o fardo do homem branco (The White ...

Em vez disso, Kipling discute a importância de criar as escolhas certas e como todas essas escolhas podem ter um enorme efeito na vida de alguém. A composição também diz ter confiança em suas ações e não permitir realmente dizer que você é incapaz de fazê-lo.

Por se considerarem superiores aos demais povos, os europeus diziam que tinham o dever de civilizá-los; isto é, de levar a eles o progresso e os “bons” costumes. Em outras palavras, diziam ter a missão civilizadora para com os “povos de cor”. Essa missão, segundo eles, era “o fardo do homem branco”.

Dessa forma, o homem branco tinha a missão de civilizar os povos “primitivos”, “bárbaros”, “infantis” e “ingênuos” que ainda se encontravam em estágio de selvageria.

Pessoas que os índios não veem como semelhantes - seja por não possuírem uma história comum ou por não terem as mesmas tradições culturais dessas populações. Por isso o termo mais adequado para se referir a essa diversidade de pessoas é não indígena, em contraposição ao termo indígena.

Resposta. Resposta: Desigualdade social,indiferença e racismo.

Exploração e domínio dos mercados produtores de matérias-primas para as indústrias; Expansão de novos mercados consumidores; A corrida expansionista buscou pontos geográficos estratégicos no processo de divisão territorial.

Neocolonialismo (Imperialismo) - Definição e Fatores
Entre os seus principais fatores estão a expansão industrial, o aumento na busca por matérias primas, crescimento na disputa por mercados consumidores e o crescimento da população europeia, entre outros.

1. Missão civilizadora. Missão que promete civilizar alguém sobre algo. A catequização dos índios no Brasil foi uma missão civilizadora.

A “corrida” com fins de “partilha” da África e da Ásia, realizada pelas potências imperialistas, aconteceu por dois principais objetivos: 1º) a busca por mercados consumidores (para os produtos industrializados); 2º) a exploração de matéria-prima (para produção de mercadorias nas indústrias).

Jacaré letrado No poema visual há uma relação entre o título, o formato e o “conteúdo” do jacaré onde a distribuição das palavras formam a imagem de um jacaré. No contexto do poema há um jogo de palavras para criar um efeito de humor – o sentido de “letrado” refere-se a um jacaré cheio de letras.

Olá! A afirmação de Rudyard Kipling está imbricada num contexto de cientificismo que considerava a raça branca superior à negra e asiática e por isso, justificava-se o domínio e o controle imperialista sobre os continentes destas populações.

Essas palavras se referem às justificativas que os países europeus e norte-americanos utilizavam para justificar a colonização de outras regiões do mundo, principalmente na África e na Ásia.

A chamada "missão civilizatória da raça branca" foi a justificativa dada pelos europeus para a colonização dos outros continentes, com a consequente imposição de sua cultura, língua e consideração de serem superiores.

1. Os carregadores representam os Estados Unidos e o Reino Unido. Eles levam às costas os povos colonizados.