O que seria a quarta revolução industrial quais os seus impactos no mercado de trabalho?

Perguntado por: imorgado . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.4 / 5 8 votos

A Indústria 4.0 tem impacto significativo na produtividade, pois aumenta a eficiência do uso de recursos e no desenvolvimento de produtos em larga escala, além de propiciar a integração do Brasil em cadeias globais de valor. Além disso, implicará em transformações na gestão empresarial, principalmente em dois aspectos.

A nível global, uma das consequências da Quarta Revolução Industrial é o aprofundamento das desigualdades entre países ricos e pobres. A indústria se tornará cada vez mais produtiva, barata e interligada.

Um dos maiores impactos causados pela indústria 4.0 será uma mudança que afetará o mercado como um todo. Consiste na criação de novos modelos de negócios. Em um mercado cada vez mais exigente, muitas empresas já procuram integrar ao produto necessidades e preferências específicas de cada cliente.

Além disso, as equipes de trabalho passaram a contar com um número cada vez mais reduzido por conta da dispensa de trabalhadores cujas atividades passaram a ser desempenhadas por máquinas, confluindo para uma sobrecarga de trabalho e a necessidade de horas-extras (ANTUNES, 2006).

Quarta revolução industrial conta com 3 pilares
Para se preparar, é preciso estar atento a alguns pilares da quarta revolução industrial que são: a Internet da Coisas, o Big Data Analytics e a segurança das informações.

A Revolução Industrial alterou as formas de produção e as relações de trabalho. A manufatura deu lugar à maquinofatura. A fábrica substituiu a oficina. Os desenvolvimentos técnicos na indústria têxtil e metalúrgica aumentaram a capacidade produtiva e os trabalhadores começaram a ter outras funções e estatuto.

Compatibilidade das tecnologias
Os sistemas híbridos enfrentam o desafio de desenvolverem e utilizarem padrões universais de comunicação e operação para que possibilitem a comunicação entre as máquinas, independente de onde estejam instalados.

Um dos grandes impactos da indústria 4.0 está relacionado à mão de obra. É forte a diminuição tanto de postos de trabalho quanto de atividades repetitivas e braçais. O modelo de fábrica como se conhece está mudando. Os trabalhadores apresentarão um papel mais estratégico, voltado para o conhecimento técnico.

A Quarta Revolução Industrial, apelidada de Indústria 4.0, surgiu em meados de 2010 originária de um projeto na estratégia de alta tecnologia do governo alemão, que visava promover a digitalização da manufatura para estabelecer a Alemanha como um mercado líder e fornecedor de soluções avançadas.

Quarta Revolução Industrial
É a fusão dessas tecnologias e a interação com as dimensões física, digital e biológica que tornam o fenômeno atual diferente de todos os anteriores. Tecnologias emergentes e inovação em ampla escala tem se difundido mais rapidamente e de maneira mais ampla do que em movimentos do passado.

Foi um acontecimento extremamente importante para a humanidade, pois mudou o processo produtivo, ou seja, os produtos deixaram de ser manufaturados e passaram a ser maquino faturados, o permitiu uma produção em massa, permitindo assim colocar mais e mais produtos no mercado e a preços muito mais atrativos.

Devido a Indústria 4.0 potencializar a automação, fazendo com que as máquinas desempenham funções designadas aos seres humanos, alguns trabalhos podem desaparecer, assim como novas profissões podem surgir. Os profissionais que perderem suas atividades do trabalho poderão ser realocados para atividades estratégicas.

A Indústria 4.0 no Brasil 2021 ainda está em desenvolvimento, hoje sendo mais um conceito do que propriamente uma realidade aplicada, visto que ainda são poucas as indústrias que contam com recursos avançados de tecnologia em seus serviços.

Há a expectativa de aumento dos rendimentos a níveis globais, o que, junto ao uso das novas tecnologias, aumentará a qualidade de vida. A própria saúde, com o uso da biotecnologia, será beneficiada, com a impressão de ossos e órgãos em impressoras 3D, com o uso do DNA do paciente, entre outros.

Várias profissões relacionadas à Indústria 4.0, estão sendo apontadas, porém as cinco profissões mais cotadas para os próximos anos são: engenheiro de cibersegurança ou de fibras têxteis, mecânico de veículos híbridos, técnico em impressão de alimentos e operador de máquina high speed, segundo Osvaldo Lahóz Maia (EXAME ...

As principais características de um trabalhador 4.0 são multidisciplinaridade, flexibilidade, visão analítica, cooperação, liderança, criatividade e autocapacitação. A indústria 4.0 possui profissionais com formações associadas às áreas tecnológicas, como engenharia, robótica, programação, computação e mecatrônica.

Em resumo, a indústria 4.0 está impactando o mercado de trabalho no setor industrial de diversas maneiras, promovendo a automação de tarefas e processos manuais, mas também criando novas oportunidades de emprego em áreas relacionadas à tecnologia e inovação.

A Indústria 4.0 se escora, principalmente, na tecnologia. Com isso, processos antes manuais e de difícil mensuração serão modificados. Entra então a automação de processos. Agora, elas atuam de maneira online e inbound, necessitando de grandes sistemas, seja para armazenar dados ou até mesmo construir produtos.

Rotatividade, informalidade, múltiplos vínculos laborais, vulnerabilidade, precarização, adoecimentos, medo, insegurança, estresse, ansiedade, depressão caracterizam esse novo mundo do trabalho. Essas transformações no mundo do trabalho ganham rapidamente dimensões globalizadas e estão se acelerando e expandindo.

Sua principal consequência da Revolução Industrial foi a transição do sistema feudal para o sistema capitalista e a criação do sistema fabril mecanizado. A partir dos avanços tecnológicos da época, fábricas passaram a ter uma complexa substituição do trabalho manual por máquinas.

Oportunidades da Indústria 4.0 no Brasil
Como citamos anteriormente, a automação de processos tem como objetivo aumentar a produtividade, reduzir erros, evitar desperdícios e fornecer subsídios mais confiáveis para a tomada de decisão.