O que ser bom aluno?

Perguntado por: ecardoso . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
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O bom aluno sabe se relacionar, sabe conviver, tem inteligência e percepção capazes de colocá-lo no lugar do outro e adotar outra perspectiva. Sabe criar laços afetivos, tem empatia e respeita o outro.

Principais características de um aluno protagonista para você desenvolver

  1. 1 – Autonomia. A primeira habilidade não poderia ser outra além da autonomia, que está muito ligada à proatividade e ao engajamento. ...
  2. 2 – Disciplina. ...
  3. 3 – Liderança. ...
  4. 4 – Criatividade. ...
  5. 5 – Trabalho em equipe.

Participar ativamente nas aulas e eventos da escola. Prestar atenção ao que é exposto por colegas e professores. Ater-se, exclusivamente, às atividades na sala de aula.

Ø - Ter bom comportamento, ser respeitado, ter compromisso e ser leal com a turma. Ø - Participar conscientemente da sua educação, comparecendo a todas as atividades educacionais. Ø - Respeitar e conservar o espaço físico e bens materiais da escola, colocados à sua disposição.

O estudante deixa de apenas absorver conteúdos e passa a construí-los, com a ajuda dos professores e dos colegas. Abre-se espaço para a pesquisa, a exposição de ideias, os debates e a criação. Desse modo, o aluno é um aliado na busca pelo conhecimento, visto que a escola o motiva a criar o seu caminho de aprendizagem.

Uma educação de qualidade é aquela que fornece a todos os alunos as capacidades de que precisam para se tornarem economicamente produtivos, desenvolver meios de vida sustentáveis, contribuir para sociedades pacíficas e democráticas e melhorar o bem estar individual.

2º - O aluno tem direito à educação e à instrução, sendo-lhe asseguradas, através do Estado todas as oportunidades e facilidades, a fim de lhe facultar o desenvolvimento físico, mental, espiritual e social, em condições de liberdade e solidariedade humana.

Fomente o senso de pertencimento
O sentimento de pertencimento em sala de aula é essencial para o bom desenvolvimento dos estudantes. Quando os alunos percebem que são importantes para a comunidade escolar e que aquele ambiente é seguro, envolvem-se mais em suas atividades e ajudam na preservação do espaço.

Em resumo, a escola não pode impedir que o (a) aluno (a) sem uniforme entre na instituição ou participe das aulas, pois tal atitude configura violação ao direito à educação; ao dever de promover e incentivar a educação; e ao princípio da igualdade de condições para o acesso e permanência na escola.

Na verdade, é que a criança assim como todo adulto tem garantido por lei o direito de ir e vir quando quiser. Este direito deve ser garantido em todos os lugares onde a criança estiver, principalmente na escola, pois nela os pais depositam toda confiança.

O protagonismo estudantil é uma excelente ferramenta para que o aluno possa traçar a sua própria trajetória educacional de forma autônoma, de acordo com seus interesses, necessidades e habilidades, sendo um agente ativo dentro e fora da sala de aula.

Assim, a importância de tornar o aluno protagonista do aprendizado reside na possibilidade de proporcionar um desenvolvimento integral, ou seja, uma educação que o possibilite adquirir tanto habilidades cognitivas quanto socioemocionais.

O processo de aprendizagem acontece a partir da aquisição de conhecimentos, habilidades, valores e atitudes através do estudo, do ensino ou da experiência. A construção de conhecimentos em sala de aula deve se constituir de forma gradativa adequando-se a cada estágio do desenvolvimento da criança.

Uma boa escola deve oferecer a possibilidade de aquisição de conhecimento ao estudante em um lugar onde ele se sinta bem e, por isso, tenha mais disposição para aprender, fazer amigos, se relacionar e explorar a diversidade de experiências à sua disposição.

Uma educação de qualidade na escola é resultado de um conjunto coerente de processos que devem ser planejados, rígidos e efetivados para se garantir a qualidade no sistema de ensino, potencializando a pluralidade de abordagens na educação.

O direito à educação, garantido constitucionalmente, fundamenta a relação jurídica entre instituição de ensino e o estudante.

A escola não pode impedir o aluno de sair sozinho ou até mesmo antecipar sua saída, se assim for necessario, desde que autorizado por escrito pelos pais. A escola não pode estar acima da Constituição, que garante o direito de ir e vir.

O direito ao estudo é garantido por lei e está na L.D.B. A qualidade também é uma. Então, o mesmo tem o direito de ficar em sala, desde que não atrapalhe o direito do outro. Por isso, o professor tem de ter suas cadernetas em dias e avaliações que comprovem o desempenho do aluno.

Boas maneiras são comportamentos educados que usamos para expressar cortesia. São geralmente ditadas pelas regras de etiqueta e estão relacionadas ao que é esperado em uma determinada situação.