O que separa o capítulo do versículo?

Perguntado por: isoares . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.2 / 5 8 votos

A vírgula separa os versículos do capítulo.

Os versículos são separados por vírgula ( , ). Exemplificador: Jn 1.3,4 (Livro de Jonas, capítulo 1, versículos 3 e 4). Os capítulos são separados por ponto e vírgula ( ; ). Exemplo: Jn 1;3 (Livro de Jonas, capítulos 1 e 3).

O ponto e vírgula dispõe capítulos e versículos isolados, mas pertencentes ao mesmo livro. Ex.: Jo 3,23-25; 6,1-4 significa Evangelho segundo João, capítulo 3, versículos de 23 à 25 e capítulo 6, versículos de 1 à 4.

Ex.: Gn 5,1-7; 6,8; Ex 2,3 (Livro do Gênesis, cap. 5, vv. de 1 a 7; cap.

Repetindo, o Livro dos Salmos não é um texto só. Cada salmo é um texto em separado. Textos que foram juntados e colocados numa coleção que veio a ser considerada como livro. Logo, o Livro dos Salmos não tem capítulos.

Em 1555, ele escreveu toda a edição latina da Bíblia. Assim, a divisão estava concluída e serviu de referência para o que temos hoje. A divisão em capítulos e versículos aconteceu em 1560, na Suíça, e foi realizada para facilitar a memorização, localização e comparação dos conteúdos bíblicos.

É composto por 27 livros que são divididos em: 1) Livros do Evangelho – narram a vida de Cristo; 2) Atos dos Apóstolos – narra a história da fundação e expansão da Igreja; 3) Epístolas – são cartas escritas por alguns dos apóstolos de Jesus aos cristãos, contendo exortações e elementos da doutrina cristã; 4) Apocalipse ...

A vírgula separa os versículos do capítulo. Ex.: Mt 16,18 significa: Evangelho segundo Mateus, capítulo 16, versículo 18. – O hífen representa uma sequência de capítulos ou versículos.

Cada capítulo está dividido em versículos, ou trechos de algumas linhas ou frases curtas. Pasuk (pesukim no plural), é o termo hebraico para versículo.

O livro de Salmos está dividido em cinco seções principais: Salmos 1–41; 42–72; 73–89; 90–106; 107–150. Cada uma delas termina com uma expressão de louvor [por exemplo, “Bendito seja o Senhor Deus de Israel de século em século.

O Senhor é a minha força, e o meu cântico; ele me foi por salvação; ele é o meu Deus, e eu lhe farei uma habitação; ele é o Deus de meu pai, e eu o exaltarei.”

Alguns símbolos possíveis: cruz, estrela, sangue, pão, nuvem, coroa, mãos, coração e assim por diante. Anotações: Notas curtas ao lado do texto ou na margem. Por exemplo, para anotar o significado de uma metáfora usada em um versículo ou uma referência a outro texto.

Os dois pontos (:) separam o capítulo dos versículos; O hífen (-) indica uma sequência contínua de capítulos ou de versículos; A vírgula (,) indica uma seqüência não contínua de versículos; O ponto-e-vírgula (;) indica um novo capítulo do mesmo livro ou de outro livro caso seguido de nova abreviação.

Uma maneira mais tradicional de ler a Bíblia é começar pelo Antigo Testamento, mas em ordem cronológica. Isso dá uma ideia de como os acontecimentos se deram, e prepara o leitor para a chegada de Jesus Cristo. A porta de entrada ao Antigo Testamento deve ser o livro de Salmos.

capítulo, capítulos = cap., caps.

R: 1.189 capítulos e 31.102 versículos.

Salmos é o plural de salmo. O mesmo que: cânticos, hinos, odes, poemas.

São eles: Êxodo 20:13; Jó 3:2; Isaías 37:15 e João 11:35. De todos esses versículos, na maioria das traduções Jó 3:2 é o menor versículo da Bíblia.

O Livro de Obadias, também chamado de Livro de Abdias na Bíblia católica, faz parte da Bíblia hebraica, da qual é o menor livro, com apenas um capítulo, vem depois do Livro de Amós e antes do Livro de Jonas.

Divisão em versículos
São Pagnino (1541), judeu convertido, depois dominicano, originário de Luca (Itália), dedicou 25 anos à sua tradução da Bíblia, publicada em 1527, e foi o primeiro em dividir o texto em versículos numerados. Esta versão foi impressa em Lion.

Moisés

Pela tradição religiosa, estes cinco livros teriam sido escritos por um único homem, Moisés. "Lendo e interagindo com o [poeta e tradutor] Haroldo de Campos (1929-2003), eu aprendi que há duas abordagens possíveis. A da sinagoga diz que quem escreveu a Torá foi Moisés e ponto final.