O que sente uma pessoa com Tripofobia?

Perguntado por: dporto . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.8 / 5 10 votos

A tripofobia, também conhecida como “O Medo de Buracos”, é o nome dado para um transtorno psicológico caracterizado pela aversão ou medo irracional de imagens ou objetos que tenham buracos ou padrões irregulares.

Ela significa literalmente medo de buracos. Caracteriza-se como um transtorno psicológico, no qual ocorre um medo irracional de imagens que tenham buracos ou padrões irregulares, como favos de mel, agrupamento de buracos na pele, madeira, plantas ou esponjas.

A tripofobia é caracterizada pela aversão ou desconforto extremo de padrões geométricos. Sejam eles apresentados pela natureza ou por situações cotidianas, como a repulsa ao ver a imagem de uma colméia de abelhas ou uma pilha de tubos de PVC.

Como se trata de uma condição não reconhecida, a tripofobia não possui um tratamento específico ou estudos que comprovem a eficácia dos métodos utilizados para tratar a fobia. “O que se acredita é que este tipo de transtorno não tem cura, mas que pode ser controlado”, explica Fabiana Alves.

O problema é que a tripofobia não existe. Um novo estudo identificou a verdadeira causa desse desconforto, analisando as pupilas de um grupo de voluntários. As pessoas que sofrem tripofobia geralmente descrevem sua ansiedade como um medo ou repulsão de coisas com muitos olhos ou furos.

Mesmo que ainda não seja reconhecida como uma doença real, mas uma das modalidades de transtorno de ansiedade, a tripofobia tem sido cada vez mais estudada e alcançado visibilidade entre as pessoas. Segundo estudos, aproximadamente 15% das pessoas sentem desconforto com esse tipo de imagens.

Medo doentio de contactar com crianças.

Glossofobia: medo de falar em público.

Os sinais mais comuns são:

  1. 1.1 Sensação de ansiedade ou pânico. ...
  2. 1.2 Dificuldade para respirar. ...
  3. 1.3 Aumento da frequência cardíaca. ...
  4. 1.4 Sudorese intensa. ...
  5. 1.5 Sentimento de incapacidade.

Megalofobia é o medo de objetos grandes
É interessante que o medo possa ser comum entre muitas pessoas, mas seja sentido e experimentado de maneira diferente. Por exemplo, alguém pode ter medo de animais grandes como elefantes e baleias, enquanto outros podem ter medo de objetos feitos pelo homem isolado.

Quais são as causas das Fobias e Medos? Sabe-se que as Fobias têm uma ligação bastante direta com traumas e situações passadas. Isso acontece porque a maioria dos problemas emocionais e comportamentais é desencadeada por dificuldades que a pessoa enfrentou ao longo da vida.

Existem mais de 100 fobias específicas categorizadas. Elas têm relação com animais, ambientes naturais, situações, ferimentos, entre outros. Muitas pessoas têm medo desses elementos e não são consideradas fóbicas.

Claustrofobia
Essa talvez seja a fobia mais conhecida pela população. Ambientes fechados é o principal medo do claustrofóbico.

A modelo Erica Valentine tem Filemafobia, uma fobia que faz com que a pessoa tenha medo e sinta nojo do beijo por causa dos germes.

Se você acredita que se preocupa demais com pessoas te olhando ou se suspeita que tem escopofobia, é hora de procurar ajuda. Ansiedade ocasional é comum, mas sentimentos crônicos de preocupação, medo ou pavor não são.

O potó é um inseto pequeno que mais parece uma formiga, mas na maioria das vezes o estrago que ele deixa na pele de uma pessoa não é proporcional ao seu tamanho.

Agorafobia e Ansiedade
Um sujeito com agorafobia muitas vezes tem dificuldade em sentir-se seguro em qualquer lugar público, especialmente onde há aglomeração de pessoas e muito movimento. É comum que a pessoa sinta precisa de um companheiro, como um parente ou amigo, para ir a lugares públicos.

· Motefobia - Medo de borboletas ou mariposas. Não é um medo real, pois a borboleta é um ser inofensivo. O problema está no sentimento ruim ao ver este bicho.

Ofidiofobia é uma palavra esquisita, não é mesmo? Mas seu significado é simples. Trata-se de um medo irracional e, muitas vezes inexplicável, de cobras e serpentes. Muita gente tem e nem sabe que este pavor está associado a um transtorno de ansiedade.

Os sintomas da escopofobia incluem sentimentos irracionais de pânico, sentimentos de terror, sentimentos de pavor, taquicardia, falta de ar, náusea, boca seca, tremores, ansiedade e evitação.