O que sente um paciente em coma induzido?

Perguntado por: uneves4 . Última atualização: 25 de maio de 2023
4.6 / 5 5 votos

Resultados: As principais memórias relatadas após o coma induzido são sede, frio e dor. Há estudos em que os pacientes afirmaram não distinguir se estavam acordados ou sonhando, se o que acontecia era real ou irreal.

“Em lesões neurológicas graves, a gente pode induzir um coma de 24 a 48 horas para o 'descanso do cérebro' e depois revertemos”, conta o neurologista.

Alguns fatores contribuem para o paciente demorar a acordar, entre eles podemos citar: uso prolongado de drogas sedativas ou em altas doses, uso de drogas de vida longa, pacientes idosos, pacientes com insuficiência renal ou hepática, pacientes com lesão do SNC.

“O estado de coma é uma condição em que o indivíduo não acorda e permanece de olhos fechados. O estado vegetativo é uma condição em que ele continua inconsciente mas ele abre os olhos sem ajuda de aparelhos.

depende da sedação... tem hora que (o paciente) te responde, tem hora que não. Algumas enfermeiras relatam que não há comunicação com o paciente que se encontra em um grau de sedação profundo, uma vez que não existe resposta aos estímulos. Outras relatam que, nessa situação, a comunicação é dificultada.

Na administração de uma sedação de nível moderado, o paciente aparenta estar inconsciente, mas reage a estímulos como o toque e a fala. Já a sedação profunda coloca o indivíduo em situação de mínima consciência, sendo que ele reage apenas a estímulos dolorosos.

Habitualmente o paciente fica inconsciente e necessita de suporte ventilatório, para manutenção da vida, pois o paciente perde a capacidade de movimentação dos músculos que envolvem a função da respiração.

Infelizmente, não há um tratamento específico para fazer com que alguém retorne do coma. "O tratamento é resolver o que causou o coma, se for o AVC, desentupir a artéria. Mas tratamento para o coma não existe, cuidamos da saúde de forma geral e aguardamos as evoluções", explica Sampaio.

Existe uma grande diferença: o coma é um estado de redução da consciência com perda parcial ou completa da responsividade aos estímulos externos, enquanto o “coma induzido” não passa de sedação farmacológica profunda, uma inconsciência provocada por medicamentos controlados.

Coma: o paciente não pode ser despertado e os olhos não se abrem em resposta a qualquer estímulo.

Como: conversar com o paciente (palavras de carinho e encorajamento e mensagens religiosas são os temas mais comuns); informar sobre acontecimentos extra-hospitalares (novidades da família ou que envolvam a rotina do paciente); reconhecimento auditivo; toque físico nas extremidades (com massagem estimulante) e informar ...

O tempo médio entre a internação na UTI e a entubação foi de 0,00+1,90. O tempo médio total de internação na UTI foi de 16,09+18,57. O tempo médio de ventilação mecânica, antes da suspensão da sedação, foi de 8,81+7,04.

Por isso, podemos dizer que o efeito de um sedativo pode ser de 10 a 80 horas.

Como fazer:
Estimular o contato físico dos membros da família, como o toque nas mãos, possibilidade de hidratação dos pés/mãos do paciente com massagem estimulante, toques no rosto, áudios de pessoas importantes e que não podem ter acesso ao hospital.

Para diferenciar o coma de uma perda de consciência transitória, como um desmaio, deve-se observar a inconsciência por mais de uma hora. Geralmente o coma é reversível, e os pacientes tendem a recuperar sua percepção de mundo e de si mesmo após algumas semanas.