O que sente quem tem trombose?

Perguntado por: apereira . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.2 / 5 9 votos

Inchaço na região em que se formou o coágulo; Vermelhidão e calor no local afetado; Dor ou sensação de peso; Rigidez da musculatura.

A trombose venosa profunda é caracterizada pela formação de coágulos no interior de veias profundas, geralmente das pernas, prejudicando o fluxo de sangue, o que pode provocar sintomas, como inchaço, vermelhidão e dor, e colocar a vida em risco caso não tratada adequadamente.

Na maior parte das vezes, o trombo se forma na panturrilha, ou batata da perna, mas pode também instalar-se nas coxas e, ocasionalmente, nos membros superiores.

Dor muscular por si não significa trombose. A dor da trombose tem como característica ter inchaço, sensação de que a perna estivesse cheia, ingurgitada, além de melhora ao elevar os membros e alteração de cor.

Por que acontece a trombose? A trombose é caracterizada pela formação de um coágulo sanguíneo em uma ou mais veias grandes das pernas e das coxas, provocando o bloqueio do fluxo sanguíneo e causando dor e inchaço no local. A trombose ocorre, geralmente, após uma cirurgia ou por falta de movimento prolongado.

O exame mais usado é a ultra-sonografia com doppler, que avalia o estado das veias dos membros inferiores, podendo identificar eventuais coágulos.

“Manter-se no peso ideal, evitar o consumo exagerado de bebidas alcoólicas, não fumar, ter uma alimentação balanceada, praticar atividades físicas regularmente e evitar os fatores de risco conhecidos são os pilares da prevenção de qualquer doença e com a trombose não é diferente”.

Quando dores intensas ocorrem em apenas uma das pernas, vermelhidão, inchaço ou endurecimento da musculatura na região, podem ser sinais de trombose. Diante desses sintomas, a primeira coisa a se fazer é procurar um médico.

A má circulação nas extremidades, como pés e pernas, é o tipo mais grave da situação e é utilizada para se referir a diversos sintomas, como dor, sensação de peso, cansaço e formigamento, entre outras sensações.

A elevação dos membros inferiores ajuda na diminuição do inchaço pós trombose. Não há um tempo mínimo ou máximo. Utilizo esta estratégia até diminuição do edema e retorno às atividades de rotina e quando já se consegue vestir a meia elástica.

A dor nas pernas pode acontecer devido à má circulação, dor ciática, excesso de esforço físico ou neuropatia e, por isso, para identificar a sua causa deve-se observar o local exato e as características da dor, assim como se as duas pernas são afetadas ou somente uma e se a dor piora ou melhora com o repouso.

Dor nos pés e pernas podem ser sinais de infarto
Então, dores localizadas podem sim ser um sinal de alerta. “Quando essa dor acontece, ela pode ser derivada de uma isquemia do miocárdio. A isquemia consiste na a falta de sangue em qualquer local do corpo”, afirma a médica cardiologista Dra.

A trombose das artérias do coração (coronárias) pode se apresentar com quadro clínico de dor torácica de forte intensidade, em aperto, no peito, que pode se irradiar para o braço esquerdo, ombro, região da mandíbula e até abdome.

Trombose Venosa Profunda
Entre os principais sintomas da TVP estão a dor na perna e a rigidez da panturrilha, que na maior parte das vezes aparecem subitamente e levam à dificuldade de andar. Esta dor na batata da perna associada à edema do membro também de início súbito levantam a suspeita de trombose venosa profunda.

A trombose venosa profunda acontece quando um coágulo interrompe o fluxo sanguíneo, impedindo que o sangue retorne da região das pernas. A falta de retorno venoso causa dor e inchaço na perna e nos pés. Além de dor, a TVP pode apresentar edema, vermelhidão, sensação de calor e rigidez na pele.

7 exercícios para melhorar a circulação nas pernas

  1. Caminhada. O movimento mais simples de todos também é um grande aliado à saúde circulatória. ...
  2. Natação. ...
  3. Alongamento de panturrilhas. ...
  4. Bicicleta. ...
  5. Agachamento. ...
  6. Movimentação dos pés. ...
  7. Separação de pernas.