O que sente na barriga com 2 semanas de gravidez?

Perguntado por: hramires8 . Última atualização: 5 de abril de 2023
4.8 / 5 15 votos

Esse é um sintoma que pode ser bem comum em algumas mulheres, enquanto outros podem simplesmente não sentir com esse tempo de gestação.

Nesse momento o útero estará sofrendo profundas modificações para receber o futuro embrião em desenvolvimento. Ele está sendo preparado para abrigar o futuro bebê. O revestimento interno do útero (chamado de endométrio) torna-se espessado e ricamente vascularizado, sob a ação dos hormônios produzidos pelos ovários.

Nas primeiras duas semanas de gravidez, como você ainda não ovulou, você não está grávida de fato; portanto, não notará nenhum sintoma de gravidez antes da concepção. Quanto aos primeiros sinais da gravidez após a concepção, algumas mulheres relatam perceber os sintomas em momentos diferentes.

As cólicas na gestação geralmente são causadas pela distensão uterina e também dos ligamentos que sustentam o útero na parte interna do abdômen. Com o crescimento do feto, estes ligamentos se distendem para acompanhar o desenvolvimento do bebê.

Os sintomas da fecundação são os da gestação, sendo os mais comuns:

  • Sensação de cólica abdominal leve entre o 6º ou 7º dia após o período fértil;
  • Surgimento de corrimento rosado após 10 a 12 dias do período fértil;
  • Cansaço e sonolência excessiva;
  • Seios inchados e doloridos.

Logo no início da gravidez, as dores podem se tornar um pouco assombrosas. Cólicas, dores nas costas e até mesmo uma leve dor ovariana durante o período são situações comuns. O útero é um órgão super elástico, na verdade ele é um músculo. A princípio ele tem o tamanho de um punho fechado.

Na terceira semana de gravidez dificilmente a mulher sentirá muitos sintomas habituais em outras fases da gestação. No entanto, pode ser que ela se sinta levemente enjoada devido às alterações hormonais, o que também pode fazê-la se sentir inchada e emotiva.

Localização do bebê dentro do saco gestacional em relação à placenta sendo que, para ser menina, o embrião deve estar fixado do lado esquerdo de onde será a futura placenta. Agora, para ser considerado do sexo masculino, o embrião deve estar do lado direito do local onde se formará a placenta.

8 sinais de gravidez antes do atraso e como confirmar

  1. Náuseas e vômitos. ...
  2. Tontura e sono excessivo. ...
  3. Aumento dos seios. ...
  4. Mudanças repentinas de humor. ...
  5. Pequeno sangramento vaginal rosado. ...
  6. Aumento da frequência urinária. ...
  7. Cólica abdominal. ...
  8. Atraso menstrual.

É possível confirmar a gestação com cerca de 5 dias de atraso menstrual.

O momento da fecundação do óvulo não dói. Sintomas dolorosos, como cólicas abdominais e dores leves de cabeça, estão relacionados às alterações fisiológicas do organismo em decorrência da fecundação, mas surgem alguns dias depois e, principalmente, no período de fixação do embrião na parede uterina.

Um teste de gravidez, que detecta a presença do hormônio hCG, é a única maneira de saber com certeza se você está grávida ou não.
...
Os principais sinais da gravidez são:

  1. Atraso menstrual.
  2. Enjoo matinal.
  3. Dor ou inchaço nos seios.
  4. Fadiga.
  5. Desejos ou aversões.

Já no fim da gestação é comum ouvir uma mãe reclamar que sente pontadas na barriga lado direito ou dor na costela na gravidez. Estas dores, por sua vez, são causadas pela compressão das vísceras quando o útero cresce. Muitas vezes o útero pode crescer tanto a ponto de causar falta de ar!

A barriga já começa a ficar dura logo no início da gravidez, entre a 7ª e 8ª semana de gestação. Nesta fase, apesar de não se notar ainda um crescimento, a mulher pode começar a perceber que o “pé da barriga” está mais inchado e mais duro do que antes de engravidar.

Sim, dores no pé da barriga podem ser sinal de gravidez. Porém, as famosas dores no “pé” da barriga ou baixo ventre, podem ter outros motivos além de ser um dos indícios de uma gestação inicial1. As dores ou mesmo as cólicas podem aparecer após a ovulação e também em outras situações como a TPM por exemplo.

O tamanho, peso e aparência geral do seu bebê. Se o tamanho do seu bebê coincide com o seu estado gestacional. A posição da placenta e do cordão umbilical e a quantidade de líquido amniótico.

Normalmente, os enjoos podem começar em torno da 5ª ou 6ª semana de gestação, mas nada impede que eles ocorram antes ou depois desse período. Normalmente, mulheres grávidas de gêmeos costumam ter mais enjoos, pois apresentam índices maiores do HCG.

Ao contrário do que muita gente imagina, não é possível sentir os sintomas de gravidez já nos primeiros dias após a fecundação do óvulo. Na maioria dos casos, os primeiros sinais e sintomas surgem apenas 2 a 3 semanas após a relação sexual que deu origem à gravidez.