O que sente depois da implantação?

Perguntado por: ivargas4 . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.8 / 5 8 votos

O sangramento depois da implantação é ralo e escuro, ocorre por dois ou três dias, entre dez e 14 dias após a fecundação. As cólicas podem se manifestar até o embrião se instalar no endométrio. Esse movimento causa o desconforto na região abdominal.

Nidação é o processo de implantação do óvulo fecundado na parede do endométrio. É um dos estágios do início da gravidez e pode resultar em um sangramento fora do período menstrual. Diferente do escape, esse sangramento de nidação dura no máximo três dias e não apresenta sintomas expressivos como dor, por exemplo.

A gravidez se inicia, de fato, a partir da nidação. Essa etapa marca a implantação do embrião no endométrio, a camada interna do útero. Acontece cerca de 7 dias após a fecundação, da mesma maneira tanto na gravidez natural quanto na reprodução assistida.

Quando a fecundação acontece, algumas mulheres podem apresentar uma cólica leve no 6º ou 7º dia após a relação sexual no período fértil – normalmente mais leve que uma cólica menstrual, podendo ou não estar acompanhada de pontadas no baixo ventre.

Podemos dizer que o beta HCG quantitativo pode ser feito à partir do 5º dia após a implantaçãoe possível sangramento de nidação, mas sempre quando esse acontecer num prazo de 7 a 15 dias depois da relação sexual.

Nidação consiste em um leve sangramento, de tom rosa-claro ou marrom, que ocorre antes do período menstrual. Isso confirma que o blastocisto se firmou na parede do útero, ou seja, houve o processo de implantação do óvulo fecundado no útero.

O sangramento de implantação não é intenso; é mais como uma descarga ou manchas leves do que algumas gotas de sangue na roupa íntima. A cor das manchas. A cor do sangramento de implantação é mais um tom rosado ou acastanhado, em vez do vermelho brilhante que algumas mulheres normalmente veem durante a menstruação.

O melhor momento para a implantação é chamado de janela de implantação, que ocorre entre o 19º e 21º dias de um ciclo menstrual regular. Um teste que pode auxiliar os especialistas em reprodução humana a identificar a janela de implantação é o ERA (teste de receptividade endometrial).

O momento da fecundação do óvulo não dói. Sintomas dolorosos, como cólicas abdominais e dores leves de cabeça, estão relacionados às alterações fisiológicas do organismo em decorrência da fecundação, mas surgem alguns dias depois e, principalmente, no período de fixação do embrião na parede uterina.

Quais os primeiros sintomas da gravidez?

  1. Corrimento marrom ou corrimento de nidação.
  2. Enjoos;
  3. Vômitos;
  4. Sensibilidade nas mamas;

Após a nidação…
Normalmente, a mulher se sente mais quente, principalmente no rosto, nas mãos e nos pés. Algumas chegam a ter temperatura febril no início da gestação. Isso se deve ao aumento da progesterona produzida pelo corpo e induzida pelo corpo lúteo do começo.

O beta-hCG, portanto, é produzido pelo embrião após a implantação e pela placenta e, por isso, só está presente no corpo feminino durante a gravidez, o que o torna fundamental para a sua confirmação. O hCG está presente no sangue a partir do 10º dia de gravidez, quando já pode ser detectado pelo teste beta-hCG.

Cerca de 9 a 11 dias após a fecundação, o blastocisto implanta-se na parede uterina e o embrião começa a se desenvolver. É neste estágio que o hormônio da gravidez pode ser detectado pela primeira vez no sangue ou na urina maternos.

Algumas mulheres ainda podem perceber um pequeno sangramento, chamado de sangramento de nidação. Neste caso o muco cervical é tingido de marrom ou rosa. É importante notar que cada pessoa é diferente e nem todos têm sangramento de implantação ou alterações perceptíveis no muco cervical.

Como é o sangramento de nidação? Devido a esse processo, pode ocorrer um discreto sangramento, parecido com menstruação, mas com fluxo muito menor, mais escuro e intermitente.