O que sente antes de estourar a bolsa?

Perguntado por: ecavalcante . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.4 / 5 18 votos

O que acontece, na verdade, é que o bebê começa a se insinuar na pelve e se encaixa na bacia. Com isso, a gestante começa a sentir uma espécie de pressão nesta região. Outra sensação causada por essa movimentação do bebê é a de respirar com mais facilidade em comparação com os outros meses de gravidez.

Se em um intervalo de 30 minutos ocorrem três contrações, de maneira regular (uma a cada 10 minutos), você está entrando no início do trabalho de parto. A partir daí o bebê pode nascer dentro de minutos ou demorar ainda muitas horas. Cada parto é um parto.

As contrações, percebidas por algumas mulheres como endurecimento da barriga, são sentidas no abdome – na parte inferior – ou nas costas.

Veja alguns sinais que indicam o início do trabalho de parto
Você pode sentir dor na região lombar das costas, muitas vezes acompanhada de uma cólica parecida com a pré-menstrual. Você pode notar um muco grosso de cor amarela ou marrom escuro (com traços de sangue), o chamado "sinal" ou tampão mucoso.

Como verificar minha dilatação? Durante o pré-natal, não há necessidade de verificar a dilatação sem que haja sintomas ou alguma indicação médica2. Normalmente, a verificação da dilatação é indicada quando há contrações ritmicas, sangramento ou perda de liquido.

Colo do útero
O colo torna-se cada vez mais fino, amolecido, e dilata em até 10 centímetros. — Essa mudança do colo do útero pode ser comprovada por meio do exame de toque feito pelo obstetra – ressalta a ginecologista. Para diagnosticar trabalho de parto o colo tem que estar mais fino e acima de 3 – 4 cm de dilatação.

No inicio as contrações de Braxton Hicks podem pegar a mamãe de surpresa, é estranho sentir a barriga endurecer do nada, mas essas contrações são muito comuns e naturais da gravidez.

Por fim, a cabeça óssea do bebê dentro da bacia óssea da mãe pode causar desconforto, com sensação de pressão, choques e repuxadas na pelve. A barriga fica mais baixa e, como existe mais espaço para os pulmões se expandirem, ela respira melhor.

Quando a barriga da gestante fica maior na parte inferior, é popularmente chamada de barriga baixa, que é um indício de que o parto está próximo. Este formato ocorre quando o bebê entra na posição cefálica, ou seja, com a cabeça para baixo e fixada na pélvis, o que acaba pressionando a barriga para baixo.

Não é verdade que toda mulher entra em trabalho de parto, pelo menos tecnicamente falando. Toda mulher grávida pode ser o seu bebê de forma comum, seja em parto natural ou em cirurgia cesariana, mas muitas vezes nem todos os sintomas do trabalho de parto são sentidos nesse processo.

Também não se deve tentar o toque em casa, apenas um médico especializado e treinado para isso deve fazer. Lembre-se dos riscos que estão ao redor deste exame, um parto prematuro ou mesmo um aborto espontâneo. O exame de toque complementa outros exames. Converse com seu médico e tire suas dúvidas.

Também conhecidas como contrações de “treinamento” ou “falsas”, as contrações de Braxton-Hicks (que recebem o nome do médico que primeiro as identificou) não são contrações do parto, mas sim contrações do músculo do útero, que endurece, assim como ocorre com as contrações reais do parto.

Cada contração começa a ser sentida na região lombar e, em seguida, irradiando para a frente, na parte inferior da virilha. As contrações são sentidas como um aperto geral no abdômen. Uma mudança na atividade ou na posição não diminui ou para as contrações.

O bebê ainda mexe, não é que ele para de mexer, mas ocorre uma diminuição na movimentação que ele tinha antes quando você tava na gestação de menos tempo. O maior inchaço nos braços e nas pernas eles podem ocorrer no final da também.