O que sempre ocorre na pilha eletroquímica?

Perguntado por: lgomes . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.5 / 5 3 votos

Portanto, numa pilha sempre ocorrerão reações de oxirredução e ela terá os seguintes componentes: 1- Dois eletrodos: 1.1 – Ânodo: É o polo negativo, sofre oxidação porque perde elétrons e é o agente redutor. 1.2 - Cátodo: É o polo positivo, sofre redução por ganhar elétrons e é o agente oxidante.

A pilha é um sistema onde ocorre a reação de oxirredução. Nesse dispositivo, a energia química produzida na reação espontânea é convertida em energia elétrica. As reações de oxidação e redução ocorrem simultaneamente em uma pilha.

Seu funcionamento se baseia em transferência de elétrons de um metal que tem a tendência de ceder elétrons para um que tem a tendência de ganhar elétrons, ou seja, ocorrem reações de oxidorredução. Essa transferência é feita por meio de um fio condutor.

A substância que ganha elétrons sofre redução e é o agente oxidante. A diminuição do nox da espécie química indica que ela sofreu redução. A substância que perde elétrons sofre oxidação e é agente redutor.

Em reações de oxirredução, o agente oxidante é o que aceita os elétrons, sofrendo redução. O agente redutor perde os elétrons e sofre oxidação.

O funcionamento da pilha de Daniell se baseia em reações de oxirredução, que ocorrem mediante a transferência de elétrons entre duas espécies. O fluxo de elétrons gerado nas reações de oxidação e redução origina a corrente elétrica, que pode ser aproveitada para a geração de energia.

A Pilha é um dispositivo em que acontece a produção de corrente elétrica a partir da energia química. É por meio de uma reação de oxidorredução que conseguimos fazer isso, na qual um dos reagentes perde elétrons (oxida) e outro ganha elétrons (reduz).

As reações estudadas na eletroquímica são as de oxidorredução, ou seja, aquelas em que há transferência de elétrons, além de ocorrer, de modo simultâneo, uma oxidação e uma redução de determinadas espécies químicas que participam do processo.

A Eletroquímica é um ramo da Físico-Química que estuda as reações em que há transferência de elétrons (reações de oxirredução) e a sua conversão em energia elétrica, bem como o processo contrário, isto é, a conversão de energia elétrica em energia química. O primeiro processo é o que ocorre nas pilhas e baterias.

Durante o funcionamento da pilha, cátions da ponte salina deslocam-se para a solução do cátodo, e os ânions da ponte salina deslocam-se para a solução do ânodo; Um fio condutor conecta o ânodo ao cátodo.

O eletrodo positivo de uma pilha é chamado de cátodo e é onde ocorre a reação de redução. Já o eletrodo negativo é chamado de ânodo, e é onde ocorre a reação de oxidação.

As pilhas e baterias são capazes de transformar energia química em energia elétrica. Por isso, elas são geradores elétricos que compõem a classe dos geradores químicos.

A Oxidação pode ocorrer em três circunstâncias: quando se adiciona oxigênio à substância, quando uma substância perde hidrogênio ou quando a substância perde elétrons. Exemplo: as saladas de frutas tendem a se escurecer quando entram em contato com o ar, isso porque o oxigênio age promovendo a oxidação das frutas.

1.1 – Ânodo: É o polo negativo, sofre oxidação porque perde elétrons e é o agente redutor. 1.2 - Cátodo: É o polo positivo, sofre redução por ganhar elétrons e é o agente oxidante.