O que segura o fio no poste?

Perguntado por: eguimaraes . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.9 / 5 7 votos

O SUPA FS é um produto desenvolvido para ancoragem e sustentação de cabos, produzido em termoplástico de engenharia sendo de fácil instalação através da abraçadeira BAP e fita de aço inox.

Na maioria das instalações elétricas de uma residência, entram três fios que vem do poste para a caixa de luz e passam pelo relógio medidor, dois desses fios são chamados de vivos ou fase e o outro é chamado de neutro.

A maioria das geradoras no Brasil transmitem energia em um sistema com três fases. São os três fios mais altos nos postes de distribuição de energia elétrica que nós vemos nas ruas. A tensão entre esses fios pode chegar a 20 mil volts.

Ninguém: eles se acendem sozinhos. Todo poste é equipado com um detector de luz chamado relé fotoelétrico. Quando a luz ambiente diminui, o relé faz com que o circuito se feche e os elétrons são autorizados a passar pelo fio, acendendo a lâmpada.

Nos postes, os três fios que ficam na parte de cima são os de média tensão, que alimentam os transformadores. Os quatro fios que vão embaixo são de baixa tensão e saem dos transformadores para alimentação das casas: são três fases e um neutro.

Na parte mais alta dos postes, ficam as linhas de alta tensão, por onde passam 13.000 volts ou mais. Apenas 15 centímetros de aproximação destas linhas é o suficiente para causar uma descarga elétrica fortíssima, que pode provocar queimaduras graves, mutilações e até morte.

Condutor Neutro: é o condutor que está em um potencial próximo a zero volt e, por isso, serve como referência de tensão para os outros condutores da instalação. A cor azul claro é a utilizada para a identificação desse condutor.

Dessa forma, a blindagem de fios (blindagem de redes) dificulta o alcance ao interior dos cabos e impede que os campos elétricos e os sinais de alta frequência vão para os circuitos próximos ao que está blindado. Sendo assim, é ideal para evitar furtos de fiação elétrica.

40.000,00

– A multa é de 40.000,00. Mas, não há provas de que o “gato” foi feito por membros da diretoria ou qualquer associado. O padrão de luz não está devidamente construído em local que o resguarde da ação de terceiros.

O fio apropriado do relógio até o quadro de distribuição é o fez flexível. A bitola e a mesma do que vem da rua até o seu poste de entrada.

Os postes são equipados com sensores conhecidos como fotocélulas ou relês fotoelétricos, que detectam o momento em que a luz do Sol não é mais suficiente para iluminar o local. As tais fotocélulas são caixinhas do tamanho de xícaras, com aberturas para a entrada dos raios de luz.

De forma natural o neutro não provoca choque elétrico, pois neutro e aterramento não têm tensão elétrica. O que provoca um choque elétrico é a diferença de potencial elétrico entre dois pontos, que proporciona um fluxo de corrente elétrica pelo corpo de uma pessoa.

O derretimento dos fios acontecem pelo fato de ter sido executada uma emenda de forma errada e com isso vai acontecer um aquecimento além do suportado e causar danos a sua instalação. Por isso, todo o trabalho com fiação tem ser executada da melhor forma.

Retorno: Nas instalações de iluminação é o condutor que liga o ponto de luz a tomada. Ao acionar a tomada fecha-se o circuito e a lâmpada acende.

É um dispositivo utilizado para automatizar o acionamento da iluminação em locais diversos. A Fotocélula monitora a iluminação ao seu redor e controla o acionamento dos Iluminadores em função dela. A iluminação é acionada ao escurecer, mantida ligada durante todo o período da noite e desligada ao amanhecer.