O que segura o boi no pasto e o capim e não a cerca?

Perguntado por: ehipolito5 . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 2 votos

"Não é a cerca que segura o boi no pasto, mas sim o capim que ele come." Em outras palavras: não prenda ninguém, faça a pessoa querer ficar.

"Não é a cerca que segura o boi no pasto, mas sim o capim que ele come." Em outras palavras: não prenda ninguém, faça a pessoa querer ficar.

Bem, eles têm mais medo de toalhas de papel penduradas no tronco, de correntes penduradas, do reflexo dos pingos de água que caem ou talvez de um caminhão estacionado perto do curral na fazenda e talvez haja um reflexo no veículo. Animais notam as pequenas coisas que as pessoas não notam.

"Dou um boi para não entrar em uma briga, mas, depois que entro, dou uma boiada para não sair!"

Um ditado português diz: "Dou um boi para não entrar numa briga, mas dou uma boiada para não sair.".

Muitas empresas já disponibilizam o seguro. Proteger o patrimônio, que é o rebanho, está entre os objetivos. A taxa de adesão a essa proteção ainda é baixa, porém, algumas mudanças estão alterando esse cenário.

Construa um galpão
O ideal é garantir que a estrutura seja devidamente protegida, além de ter acesso fácil por parte do gado. Em geral, estruturas feitas de alvenaria são as mais indicadas, porque oferecem o isolamento necessário para a área. Assim, é possível proteger todas as cabeças no local.

O seguro pecuário é uma apólice que visa prevenir e proteger os serviços de produção de empresas rurais relacionadas à criação de animais. Com esse serviço, é possível contar com coberturas em casos de morte ou doenças de animais bovinos, embora ainda não disponibilize proteção contra roubo ou furto do rebanho.

O capim que sustenta milhões de bovinos
É por causa das plantas forrageiras que o Brasil mantém crescente esse número de animais. “Mais de 90% dos animais são criados exclusivamente a pasto. Adicionando os demais bovinos, podemos dizer que em algum momento eles passaram pelo pasto”, diz Martuscello.

“No primeiro momento, ainda no pasto, eles engolem o capim quase sem mastigar. Depois, em repouso, regurgitam o alimento em pequenas porções de volta à boca e fazem uma remastigação, para, em seguida, degluti-lo definitivamente”, afirma o zootecnista Fábio Prudêncio de Campos, da Escola […]

O boi tem uma capacidade que os humanos não têm: consegue extrair muita energia e nutrientes dos vegetais. Assim, basta que ele coma capim para chegar a 500 quilos”, diz Luiz Gustavo Pereira, especialista em nutrição de ruminantes da Embrapa.

Segundo a especialista, a maior parte dos animais expressa suas emoções usando sua voz e adotando posturas físicas: "Uivar, choramingar, grunir, miar são alguns dos recursos usados pelos bichos para manifestar seu estado emocional", exemplifica.

Os touros não poderiam se irritar com a cor ser vermelha, e com nenhuma outra, pois assim como muitos outros animais, eles não enxergam cores. O que deixa o touro nervoso é aquele movimento que o toureiro faz com a capa e não a cor da capa. O movimento soa como “provocação”.

Não muito diferente dos humanos, os bois não gostam de ter sua visão atrapalhada. Os animais preferem o escuro e os olhos não reagem bem a mudanças grandes de escuro para o claro, cegando-os temporariamente e deixando-os nervosos.

Significa que quando o dono está presente, em qualquer que seja a atividade, os funcionários chegam na hora, trabalham mais, ficam mais atentos aos serviços, as perdas são menores, os conflitos não atrapalham e não são demonstrados, a motivação é maior, a produtividade é maior e o negócio se torna sustentável e ...

O dicionário de expressões – dicionariodeexpressoes.com.br – explica o ditado como “quem ficar parado ou acomodado não obterá êxito em nada” e dá como exemplo: "Que bom que sua irmã foi em busca de emprego pois cobra que não anda não engole sapo."

Resposta: É o pé!

Significado de Boi
[Pejorativo] Aquele que foi traído por sua companheira; esposo traído.

Na gíria do futebol, pé de boi é o jogador limitado, sem criatividade, todavia cumpridor de suas tarefas com redobrado empenho e vigor.

Para garantir a proteção do rebanho, é preciso pensar em meios de mantê-lo bem posicionado e cercado por arame liso, arame farpado ou cerca elétrica. Guilherme lembra que isso vai evitar que o gado fuja e alcance uma rodovia, por exemplo, local onde estará muito mais propenso a um ato criminoso.

A planta tóxica mais comum no Brasil é a café do mato, também conhecida como erva-de-rato ou cafezinho. Essa espécie se prolifera mais na região Norte, principalmente na Amazônia. A Samambaia, muito conhecida como planta invasora é tóxica. O Cipó-preto, comum no Sudeste e a Algaroba também são.