O que segura a laje?

Perguntado por: aquaresma . Última atualização: 14 de maio de 2023
4.1 / 5 7 votos

As escoras são utilizadas frequentemente pela construção civil tanto para lajes quanto para vigas. Elas suportam grandes cargas e permitem que haja mais economia e um correto nivelamento.

Viga é uma estrutura reta e horizontal usada para dar sustentação à laje e distribuir o peso da cobertura entre as colunas, criando uma construção sólida. Ela costuma ser apoiada entre dois pilares e acima das paredes.

Lajes pré-fabricadas com lajotas de isopor ou poliestireno (EPS) Conhecida como o tipo de laje mais leve e mais segura, as lajes pré-fabricadas com isopor são também bem rápidas de serem instaladas.

A laje vai passar a trabalhar com um peso maior do que ela foi projetada, o que pode levar a falhas e até a um eventual colapso da estrutura, dependendo da situação. Simplesmente fazer uma nova impermeabilização, assim como no caso da reforma do piso, também pode gerar um peso extra sobre a estrutura.

Quem mora em apartamento precisa descobrir quanto peso a laje agüenta por metro quadrado. “Por norma, esse valor é de, no mínimo, 150 kg/m2. As cargas precisam ser bem distribuídas”, explica Lezental.

O escoramento de lajes (cimbramento) é o processo pelo qual um conjunto de elementos compõem uma estrutura provisória, podendo ser de madeira e ou de metal. O escoramento dá sustentação ao concreto até que este seja autoportante, sem apresentar deformações excessivas e/ou deformações estabelecidas por normas.

O cimbramento de madeira faz a mesma função, porém como o próprio nome diz é de madeira. Escoramento: é quase a mesma coisa do cimbramento, a diferença é que o sistema geralmente tem a proposta de simplificar a montagem somente com escoras, ou seja, sem quadros, travamentos, diagonais.

Basicamente, o pilar é um tipo de coluna simples, utilizado na vertical para sustentar toda a estrutura. Já a coluna propriamente dita sustenta apenas as paredes e o teto da edificação.

Viga Baldrame é o mesmo que baldrame. É um tipo comum de fundação para pequenas edificações, considerada um tipo de fundação rasa.

Geralmente as vigas são posicionadas entre duas colunas e acima das paredes. Na maioria das vezes, possuem a mesma largura da parede sem revestimento, por isso ficam escondidas quando a casa fica pronta. A resistência da viga varia conforme a sua altura, quando mais alta, mais resistente.

Um dos cuidados é com a espessura do concreto sobre a laje, que deve ter pelo menos 3 centímetros. No caso da inserção de tubulações na laje, a espessura cresce para 4 centímetros, se os tubos possuírem diâmetro máximo de 12,5 milímetros.

Impede mofo e umidade. Uma vez que o poliestireno expandido não absorve a água e não prolifera microrganismos, a laje de EPS Isopor® também combate o mofo e a umidade, melhorando o desempenho da impermeabilização.

Mais uma informação importante é que uma laje de isopor ocupa, sozinha, o espaço de 5 lajotas tradicionais de cerâmica e consegue suportar até 370 kg por metro quadrado. Assim, podemos concluir que a laje de isopor é segura e funciona tão bem quanto os modelos tradicionais.

Qualquer laje é passível de cair se estiver assim. Depende de como foi feita, e como está sendo usada.

Este tipo de acidente pode ser causado por subdimensionamento do cimbramento/escoramento; fôrma sem a resistência necessária; descimbramento antes da cura do concreto; ou subdimensionamento da própria laje.

As aberturas com ângulo de 45° são as mais preocupantes, pois podem ser decorrentes de recalque [afundamento parcial] da fundação.

Quando a laje é corretamente projetada e executada, qualquer tipologia de piscina pode estar presente na cobertura. “Por exemplo, com paredes de concreto armado, que podem suportar concomitantemente a carga da laje da piscina e do piso da cobertura”, comenta o especialista.