O que se vive na Quaresma?

Perguntado por: ipimenta . Última atualização: 19 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 13 votos

O que se pratica na Quaresma? Abstinência de carne, rotina de orações e leitura bíblica são algumas práticas comuns do período da Quaresma. Como vimos, a prática do jejum é observada por muitos fiéis durante os 40 dias de extensão desse período.

Glória e Aleluia não são cantados na quaresma e as imagens ficam cobertas na igreja. De acordo com o catecismo da Igreja Católica, a quaresma é um tempo favorável à prática penitencial.

Oração para o início da Quaresma
Deus, criador da minha vida, renova-me: traz-me para uma nova vida em Ti. Toca-me e faz-me sentir integra novamente. Ajuda-me a ver o Teu Amor na Paixão, morte e Ressurreição de Vosso Filho. Ajuda-me a observar a Quaresma de uma forma que me permita celebrar esse mesmo Amor.

Este tempo sugere na vida e na caminhada da Igreja Cristã uma reflexão sobre o coração, sobre arrependimento e sobre transformação. Este é o tempo de introspecção, de reclusão e até de experimentar uma certa tristeza relacionada a este quebrantamento pessoal.

Faça um esforço para moderar as palavras, julgue menos as pessoas e prefira falar bem de alguém. Pense também em nossa casa comum! Busque evitar o desperdício de alimentos, de energia elétrica, de água e separe seu lixo. Reserve alguns minutos em sua rotina para uma boa leitura espiritual.

O folclorista Mario Souto Maior acrescenta: na semana santa não se pode cortar cabelo, pregar algo (remete aos cravos da cruz) e até tomar banho! É que a visão do próprio corpo nu podia fazer você “pecar em pensamento”.

Os 3 pilares da Quaresma: Oração, jejum e caridade.

Por que muitos cristãos fazem jejum durante a Quaresma? O jejum é uma forma de penitência, de pedir perdão a Deus pelos pecados cometidos e nos aproximar dele. Na Quaresma, intensificamos essa prática como uma forma de preparação para a Páscoa. Somos educados por Deus para nos sentir mais próximos dele.

É um tempo de oração, penitência e caridade, tripé que se baseia no ensinamento dado por Jesus no capítulo 6 do Evangelho de Mateus. Observando a Quaresma, os cristãos rememoram o sacrifício de Jesus Cristo, que se recolheu no deserto, jejuando por 40 dias ao iniciar a sua vida pública e submetendo-se à tentação.

A Quaresma é o período de jejum e preparação que antecede a Páscoa. É bastante comum que os cristãos, em especial os católicos, passem esse período realizando penitências, jejuando e realizando obras de caridade. Tradicionalmente, a Quaresma possuía 40 dias, mas desde Paulo VI tem duração de 44 dias.

O Salmo 94 é o mais apropriado para rezarmos com fé durante a quaresma que é um tempo especial oferecido por Deus para nossa conversão. Ele nos chama a ouvir a voz de Deus e a nos converter.

Durante a Quaresma, os fiéis intensificam os atos de penitência, oração, reflexão e atos de caridade e bondade. Alguns costumam fazer alguns sacrifícios, como não consumir bebidas alcolicas, não comer chocolate, não falar palavrão e mudar alguns hábitos.

Já a penitência pode ser realizada abstendo-se de alimentos ou outras realidades, como por exemplo, deixando de assistir TV durante a Quaresma, diminuir o uso do telefone, das redes sociais, acordar mais cedo para rezar, fazer algum trabalho voluntário ou deixar de fazer algo que gosta muito, entre tantas opções de ...

Pode-se, portanto, “quebrar” o jejum nos domingos da quaresma? Em teoria sim, mas como o Aleluia e o Glória não são cantados nesses dias é aconselhado vivenciarmos a prática do jejum até ao Sábado Santo.

Por isso, o importante é "Viver a Quaresma" que significa: arrepender-se de algo, fazer um sacrifício - Sacrum Facere - ou seja, algo sagrado - por amor a Deus, tornar-se mais reflexivo, tentando perdoar, reconciliar e se purificar nos quarenta dias de preparação para a festa da Páscoa.Na Quaresma (especialmente na ...

Não existe nenhuma razão para acreditar que "vai dar unheiro” se eu cortar a unha na Quaresma. Isso é superstição. A nossa religião é cristã, ou seja, tem Cristo como fundamento.

Cobrir as imagens de santos e outros ícones sacros durante a quaresma é fundamentado no luto pelo sofrimento de Nosso Senhor Jesus Cristo, levando os fiéis a uma reflexão profunda, ao contemplar estes objetos sagrados cobertos do roxo, cor simbolo da tristeza, dor e penitência.

Tanto onde se tem o costume de se cobrir as imagens desde o início da Quaresma na quarta-feira de Cinzas ou no final do Sábado do V Domingo da Quaresma é permitido, prevalecendo assim o que for o costume daquela igreja.

O Papa Francisco, durante a celebração de abertura da Quaresma de 2019, na quarta-feira de cinzas, citou as três atitudes propostas pelo Evangelho do dia afirmando: “o Evangelho propõe três etapas, que o Senhor pede para percorrer sem hipocrisia nem ficção: a esmola, a oração e o jejum”.