O que se vê na ressonância magnética do crânio?

Perguntado por: ehilario7 . Última atualização: 1 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 5 votos

Com o exame de Ressonância Magnética do Crânio (Encéfalo) podem ser diagnosticados aneurismas e anormalidades vasculares, acidentes vasculares cerebrais (AVC) e tumores. O exame também permite o estudo da evolução de condições degenerativas como a esclerose múltipla.

Entre as opções de qual exame detecta um tumor cerebral existem:

  • 1- Ressonância magnética (RM)
  • 2- Espectroscopia de ressonância magnética.
  • 3- Tomografia por emissão de pósitrons (PET)
  • 4- Ressonância magnética funcional (RMF)
  • 5- Imagem tensorial de difusão (DTI)
  • 6- Angiografia cerebral.
  • 7- Tomografia computadorizada (TC)

A anestesia geral para ressonância magnética geralmente é feita de maneira balanceada – combinando anestésicos venosos e inalatórios. Inicialmente, o paciente recebe medicação por um acesso venoso, e depois é mantido anestesiado por meio da medicação inalatória.

Na perfusão por ressonância magnética, após a injeção de um contraste na veia, são obtidas imagens para visualizar a quantidade de sangue que circula pelas diferentes áreas do cérebro e do tumor. Os tumores necessitam de uma quantidade maior de sangue do que as áreas normais do cérebro.

Embora haja variação entre as redes e as regiões da cidade, o exame de ressonância magnética de crânio em São Paulo geralmente custa entre R$ 340 e R$ 3.300. A variação de preço pode assustar, e por isso é sempre bom pesquisar cuidadosamente antes.

Tomografia do crânio é solicitada para analisar o cérebro e a caixa craniana, sendo capaz de diagnosticar: Acidente Vascular Cerebral (AVC), tumores, hidrocefalia,Traumatismo Craneano Encefálico (TCE), fratura e malformações.

Em alguns casos, como nas ressonâncias magnéticas de coluna, um deslocamento do paciente de apenas 3 milímetros pode representar a necessidade completa de refação do exame. Isso porque o grau de precisão é altíssimo e movimentos bruscos do paciente durante o procedimento podem inutilizar os resultados.

A ressonância magnética é altamente eficiente para diagnosticar esclerose múltipla, tumores no cérebro e na glândula pituitária, infecções no cérebro e nas articulações, infecções na medula espinhal, lesões nos ombros, tendinite, derrame em estágio inicial, ligamentos rompidos no pulso, joelho e tornozelo.

Desvantagens da RM

  • Claustrofobia e, às vezes, dificuldade de permanecer dentro do aparelho de RM por ser um espaço pequeno e fechado.
  • Os efeitos do campo magnético sobre dispositivos metálicos implantados no corpo.
  • Reações ao meio de contraste.

5 sinais de quem possui transtornos mentais

  1. Apresenta problemas de sono. Esse é um problema relacionado a diversos transtornos mentais, podendo ser desde a insônia até o excesso de sono. ...
  2. Está sempre ansioso ou tenso. ...
  3. Humor se altera com facilidade. ...
  4. Tem se afastado das pessoas. ...
  5. Esquecimento frequente.

O melhor exame para visualizar os tumores cerebrais é a ressonância nuclear magnética do crânio. A tomografia computadorizada também pode ser útil, mas tem menor resolução do que a ressonância. É sempre necessário obter tecido da lesão suspeita através de biópsia ou da remoção cirúrgica da lesão.

A angiografia cerebral é um exame realizado para diagnosticar possíveis coágulos e sangramentos no cérebro.

Em geral, o procedimento tem duração de, aproximadamente, 40 minutos. Caso seja necessário realizar a RM com contraste, pode ocorrer um aumento no período para execução da técnica, além de cuidados adicionais, como jejum.

O exame de Ressonância Magnética do Crânio (Encéfalo) é feito na máquina de ressonância magnética. O paciente deita na maca, que desliza para dentro de um aparelho circular. É necessário permanecer imóvel por alguns minutos durante o exame. O equipamento é extremamente seguro, com iluminação e ventilação adequadas.

10 Você deve ficar acordado. Isso é mais complicado do que parece, uma vez que você está mantido absolutamente imóvel e você pode ter fechado os olhos. Mas se você cochilar, seu corpo pode se contorcer, o que pode tornar as imagens borradas e ser necessário um novo exame.

Tomografia computadorizada do crânio é um exame que usa radiação para colher imagens internas da cabeça do paciente. Apesar do nome relacioná-lo ao cérebro, o exame também pode registrar imagens de áreas como pescoço e orelhas, além dos seios da face e da mandíbula.

Com isso, é possível enxergar em cores diferentes a estrutura do nosso corpo: ossos aparecem em branco, líquidos e gases ficam pretos e tecidos aparecem em cinza – mais escuro ou mais claro, a depender de sua densidade.