O que se significa adimplente?

Perguntado por: lmedeiros . Última atualização: 20 de maio de 2023
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Sendo assim, o adimplente é uma pessoa que tem as contas em dia, enquanto o inadimplente está com as contas atrasadas e possui o nome sujo.

A forma [inadimplentes]é [masculino e feminino plural de inadimplente] .

Consumidores adimplentes priorizam o pagamento de suas contas pela data de vencimento da fatura, enquanto os inadimplentes optam por pagar primeiro as contas de maior necessidade como água, luz e telefone.

Declaração de adimplência
É um documento no qual a empresa ou órgão governamental atesta, por escrito e mediante assinatura, que a pessoa física ou jurídica não possui dívidas assim. Dessa forma, se beneficiando de programas, para conseguir crédito e outras situações nas quais a declaração é exigida.

A certidão de regularidade ou adimplência somente é emitida por meio do website ou aplicativo da Terracap para o CPF ou CNPJ do interessado. A emissão é gratuita e imediata.

Um cliente inadimplente é aquele consumidor que não arcou com os compromissos financeiros. Em outras palavras, é quem comprou um produto e não pagou o valor referente a ele. Podem existir diversos motivos para a inadimplência.

Abaixo, confira algumas dicas de como fazê-lo.

  1. Desenvolva a inteligência emocional. Mesmo que o cliente inadimplente esteja errado, é muito comum que esses consumidores fiquem bravos ou irritados ao receberem cobranças. ...
  2. Seja empático. ...
  3. Seja educado. ...
  4. Tenha argumentos sólidos. ...
  5. Saiba como iniciar a conversa.

Consequências da inadimplência
Quem está inadimplente fica restrito no mercado de crédito. Na hora de solicitar um empréstimo, cartão de crédito ou parcelar as compras, as instituições têm acesso ao seu histórico de consumo. Dessa forma, veem para quem você deve e o tipo de débito acumulado.

Estar inadimplente significa não pagar contas dentro do prazo estabelecido, na data de vencimento pelo comércio, serviço ou credor com quem tem acordo. Quando isso acontece, o devedor geralmente começa a acumular taxas de juros e multas, o que pode tornar o valor a ser pago ainda maior, e dificultar o pagamento.

A Certidão Negativa de Bens ou a segunda via da Certidão Negativa de Bens é emitida pelo cartório de Registro de Imóveis, contém os dados da pessoa e informa se ela possui ou não imóveis registrados em seu nome, na cidade ou zona sob a responsabilidade daquele Registro de Imóvel.

Empresas são obrigadas a emitir e encaminhar ao consumidor a declaração anual de quitação de débitos, conforme prevê a Lei Federal nº 12.007/2009.

4. Escolas podem reter transferência de aluno com inadimplência escolar? A instituição não pode negar ou reter documentos de transferência do aluno inadimplente, como seu histórico escolar e outros, segundo a Lei 9.870.

A Certidão de Protesto, também denominada de Certidão Negativa de Protesto, é o documento público que comprova a inadimplência ou não de uma determinada pessoa física ou jurídica, realizado junto ao Cartório de Protesto.

É o documento, expedido em conjunto pela Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional - PGFN e pela Receita Federal do Brasil - RFB, que certifica a situação fiscal do contribuinte, pessoa física ou jurídica, perante a Fazenda Nacional, em relação aos débitos previdenciários e aos não previdenciários inscritos em Dívida ...

Características e estrutura da declaração
A declaração se estrutura com o nome “DECLARAÇÃO” centralizado no início e topo da página. Em seguida, segue-se direto ao texto, que costuma iniciar-se com a afirmação “Declaramos para os devidos fins” ou “Declaro para os devidos fins”.

O que fazer se o cliente se recusar a pagar?

  1. Entre em contato. A primeira coisa a se fazer quando um consumidor fica inadimplente é entrar em contato. ...
  2. Tenha um padrão de abordagem. ...
  3. Ofereça facilidades. ...
  4. Suspenda o serviço. ...
  5. Procure ajuda especializada. ...
  6. Acione o SPC e o Serasa. ...
  7. Recorra à Justiça.

5 dicas para cobrar um cliente de forma eficaz

  1. Não use a palavra “dívida” ...
  2. Tente entender a motivação do atraso. ...
  3. Pense em uma proposta de negociação ao abordar o cliente. ...
  4. Não leve a situação para o lado pessoal. ...
  5. Adote scripts de cobrança.