O que a gente sente quando a glicose está alta?

Perguntado por: lmarques . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.5 / 5 20 votos

Sede, boca seca, vontade excessiva de urinar, aumento da fome, sonolência, cansaço, visão embaçada, perda de peso não intencional, enjoos, dores de cabeça, infecções recorrentes, dormência ou formigamentos nas mãos e pés.

Quais são os sinais e sintomas da diabetes?

  • Sede anormal e boca seca.
  • Urinar frequentemente.
  • Urinar na cama.
  • Perda de energia e fadiga extrema.
  • Fome constante.
  • Perda de peso repentina.
  • Visão desfocada.

Os valores propostos para pacientes diabéticos variam de acordo com a idade, sendo considerados ideais valores abaixo de 160 mg/dl para adultos e 180 mg/dL para crianças, com variação para grupos especiais como lactentes, adolescentes e idosos.

As tonturas podem ser rotatórias típicas, mas não é raro encontrar queixas de instabilidade, flutuação ou sensação de desfalecimento.

Açúcar e produtos açucarados: biscoitos, doces de pacotinho, refrigerante, sucos industrializados; Bebidas alcoólicas (o alto consumo pode impactar tanto no aumento da glicemia quanto no aumento de peso).

maçã

A maçã contém uma fibra chamada pectina, conhecida por auxiliar no controle da glicemia ao retardar a absorção de glicose. Além disso, esse componente diminui a absorção do colesterol ruim, prolonga a sensação de saciedade e contribui para o bom funcionamento do intestino, principalmente quando consumida com a casca.

maçã

De acordo com um estudo publicado no International Journal of Pharma and Bio Sciences, comer uma maçã por dia, em jejum, tem um impacto significativo na diminuição dos níveis de glicose, como também no colesterol LDL e nos níveis de gordura.

Cansaço crônico, muito sono, falta de energia para desenvolver atividades cotidianas, preguiça frequente e tontura são sintomas comuns em casos de diabetes. Ocorrem pela desidratação provocada pela poliúria e pela incapacidade das células em receber glicose suficiente.

Este é o caso do diabetes. Quem tem a doença pode apresentar sensibilidade nos pés e pernas. Mas principalmente um grande risco de lesões nos tecidos destas regiões. Quando não existe um cuidado, as lesões podem se expandir e o risco de amputação do membro se torna mais alto.

Manchas escuras na pele, com textura grossa e avelulada, podem ser ocasionadas pelo excesso de açúcar no corpo e são chamadas de Acantose Nigricans. Apesar de não ser considerada uma doença, pode ser manifestações de outras possíveis doenças sérias, como o diabetes.

Após 30 dias que você cortar o açúcar, já é possível notar mudanças no corpo e no organismo.

INDICAÇÕES: Glicemia plasmática de jejum maior que 110 mg/dl e menor que 126. Glicemia plasmática de jejum menor que 110 mg/dl na presença de dois ou mais fatores de risco para DM nos indivíduos com idade superior a 45 anos.

A fome e o cansaço acontecem porque, com o diabetes, a insulina não é suficiente para transformar açúcar em energia, então os alimentos consumidos não conseguem disponibilizar a quantidade suficiente para as funções do dia. E estes dois sintomas também têm ligação direta com a dor de cabeça, intensificando-a.

Carboidratos disponíveis fornecem energia para o organismo e estão presentes em refrigerantes, doces, pães com farinha refinada, batata, arroz branco, que são ricos em açúcares e/ou amido, mas elevam a glicose sanguínea logo após o seu consumo.

Necessidade de urinar com frequência
Ir ao banheiro várias vezes ao dia e/ou à noite, estar acima do peso e ter vida sedentária são indícios para investigar a presença da diabetes, de acordo com a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU).

Outra boa sugestão de café da manhã, por exemplo, é comer banana, aveia e canela. Essa combinação é interessante para quem está tentando controlar a glicemia, isso porque a canela tem efeito hipoglicemiante.

O iogurte, que tem um pouco de carboidrato – que vira glicose no sangue -, com aveia, que é fibra e de liberação lenta, é uma escolha ideal.

Você e seus familiares podem comer os mesmos alimentos. É preferível consumir carboidratos complexos, tais como os provenientes de frutas, vegetais e grãos integrais. Ou seja, é melhor comer o pão e o arroz integrais em comparação ao pão e arroz brancos.

Glimepirida, glipizida, glibenclamida e gliclazida são exemplos popularmente receitados. Meglitinidas: também aumentam a oferta de insulina, a partir da atuação sobre receptores de células beta do pâncreas. Repaglinida e nateglinida são fármacos pertencentes a essa classe, que possui efeito de curta duração.