O que se resolve primeiro em uma expressão?

Perguntado por: drosa . Última atualização: 6 de maio de 2023
4.2 / 5 5 votos

Para resolver as expressões numéricas utilizamos alguns procedimentos: Se em uma expressão numérica aparecer as quatro operações, devemos resolver a multiplicação ou a divisão primeiramente, na ordem em que elas aparecerem e somente depois a adição e a subtração, também na ordem em que aparecerem.

Em todo o caso, confirmo que seguindo a ordem correta das operações matemáticas, primeiro temos que efetuar a multiplicação, depois vem a subtração e só depois vem a adição. 11 de Junho de 2022, 22h16. Qual resolver primeiro, multiplicação, divisão, soma ou subtração ?

Deve -se resolver primeiro a multiplicação ou divisão. Deve-se manter a ordem dos elementos, por exemplo, se vier multiplicação primeiro e depois divisão, você deve resolver primeiro a multiplicação, e vice-versa. E após resolver todas as divisões e multiplicações, você resolve as adições e subtrações.

1º Parêntesis; 2º Expoentes; 3º Multiplicações e Divisões; (da esquerda para a direita) 4º Somas e Subtrações.

Primeira Regra: Toda expressão numérica deve ser resolvida da esquerda para a direita. Segunda regra: Em uma expressão numérica, resolvemos primeiro os termos que estão entre parênteses; depois, os que estiverem entre os colchetes e, por último, o que estiver entre as chaves.

O correto é fazer primeiro as multiplicações e depois as adições. Nesse ponto de vista, o aluno faz o jogo de sinais relativo à multiplicação para uma adição.

A ordem padrão é a seguinte:

  • Parênteses.
  • Expoentes.
  • Multiplicação e divisão.
  • Adição e subtração.

Primeiro, resolvemos os parênteses, quando acabarem os cálculos dentro dos parênteses, resolvemos os colchetes; e quando não houver mais o que calcular dentro dos colchetes, resolvemos as chaves.

Em uma expressão, seja numérica ou algébrica, devemos sempre efetuar as operações da esquerda para direita, na ordem em que elas aparecerem, seguindo as prioridades: Primeiro: Multiplicação e divisão. Depois: Adição e subtração.

O cálculo é feito da direita (coluna das unidades) para à esquerda e os termos da subtração ficam organizados assim: O número maior, o minuendo, fica na primeira linha. O número menor, o subtraendo, fica na segunda linha. O resto, fica abaixo do traço da conta.

1º passo: resolvemos a operação dentro dos parênteses. 2º passo: resolvemos as operações dentro dos colchetes, começando pela multiplicação e, depois, a adição. 3º passo: resolvemos a multiplicação dentro das chaves. 4º passo: resolvemos a última operação, que é a divisão.

Para esse tipo de divisão temos as regras:

  • Divisão de dois números positivos gera um resultado positivo;
  • Divisão de dois números negativos gera um resultado positivo;
  • Divisão de números com sinais diferentes gera um resultado negativo.

As Operações Aritméticas Fundamentais são: adição, subtração, multiplicação e divi- são, mas juntaremos a elas outras três: potenciação, radiciação e logaritmação. Podemos classificar as operações aritméticas em diretas e inversas.

LEI Nº 12.835, DE 26 DE JUNHO DE 2013.
Institui o Dia Nacional da Matemática.

Regra de sinais na adição (adição de números inteiros)
Para somar números inteiros, respeitam-se algumas regras de sinais. Se as parcelas possuem mesmo sinal, deve-se somar e repetir o sinal. Se as parcelas possuem sinais diferentes, deve-se subtrair e manter o sinal do número com o maior valor absoluto.