O que se refere o pronome destaque seu?

Perguntado por: ogonzaga8 . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.6 / 5 20 votos

Os pronomes possessivos são aqueles que acompanham ou substituem o substantivo, indicando a relação de posse entre as pessoas do discurso e as coisas possuídas. Alguns exemplos se pronomes possessivos são: meu, minha, teu, tua, seu sua, nosso, nossa, vosso e vossa.

Os pronomes destacados são, respectivamente: A) interrogativo, indefinido, indefinido.

Alguns exemplos de tipos de pronome são: pessoais, possessivos, demonstrativos, interrogativos, relativos e indefinidos.

Pronomes adjetivos: sua função é acompanhar os substantivos, fazendo o papel de um adjetivo ao determinar e modificar o substantivo; Pronomes substantivos: são utilizados para substituir o substantivo em uma oração. É importante ressaltar a importância dos pronomes para o processo de construção da coesão em um texto.

Atenção!

Pessoas VerbaisPronomes UtilizadosExemplo
Primeira Pessoaeste, esta, estes, estas, istoIsto não é meu.
Segunda Pessoaesse, essa, esses, essas, issoIsso não se faz.
Terceira Pessoaaquele, aquela, aqueles, aquelas, aquiloAquilo é muito bonito.

Os pronomes seu e sua podem se referir tanto ao diretor quanto ao executivo. Isso acontece porque esses pronomes são usados na 3ª pessoa do singular para ele (quando fala-se de alguém) e para você (quando fala-se com alguém). Os pronomes seu e sua podem se referir tanto ao diretor quanto ao executivo.

Os pronomes possessivos são aqueles que acompanham ou substituem o substantivo, indicando a relação de posse entre as pessoas do discurso e as coisas possuídas. Alguns exemplos se pronomes possessivos são: meu, minha, teu, tua, seu sua, nosso, nossa, vosso e vossa.

Pronome é a classe de palavras que substitui ou acompanha o substantivo, podendo também retomá-los ou referir-se a eles em uma frase. Exemplos: "Eu vi o gato na rua, ele era preto" "Minha carne é de carnaval"

São elas: 1ª pessoa: eu (singular), nós (plural); 2ª pessoa: tu (singular), vós (plural); 3ª pessoa: ele, ela (singular), eles, elas (plural).

c) Os pronomes “tu” e “vós” podem exercem a função de vocativo. d) Os pronomes “eu” e “tu” não prescindem do uso da preposição. Logo, devemos substituí-los pelos pronomes “mim” e “ti”.

É, portanto, uma Pessoal Plural, e, por isso, deve-se utilizar o pronome vosso/vossa. No entanto, quando nos dirigirmos a alguém que mereça o tratamento de “Vossa Excelência”, “Vossa Senhoria” etc, o pronome possessivo adequado é seu/sua (referente à terceira pessoa do singular).

Significado de Seu
pronome Pronome possessivo da 3ª pessoa; indica posse ou interesse; dele, dela, deles, delas: seu pai, sua mãe, sua alma.

Percebemos agora que o pronome possessivo “seu” substitui o substantivo “amigo”, para evitar que este fosse repetido. Temos então um pronome possessivo substantivo, pelo fato da já citada substituição.

3 respectivo, próprio, pertencente, devido, correspondente.

(1) “seu” é pronome possessivo e se refere à terceira pessoa do singular (ele/ela). O feminino e o plural são: sua, suas, seus.

Alguns pronomes indefinidos são variáveis, ou seja, sofrem flexão de gênero e número, como nenhum, outro, qualquer. Outros são invariáveis, como tudo, nada, cada, quem.

Pronomes possessivos: são pronomes que estão relacionados à ideia de posse. Eles são: “meu”, “minha”, “meus”, “minhas”, “teu”, “tua”, “teus”, “tuas”, “seu”, “sua”, “seus”, “suas”, “nosso”, “nossa”, “nossos”, “nossas”, “vosso”, “vossa”, “vossos” e “vossas”.

Há três colocações possíveis desses pronomes em relação ao verbo:

  1. Próclise - o pronome vem antes do verbo. Ex.: Não me interessam seus motivos.
  2. Ênclise - o pronome vem depois do verbo. Ex.: Interessam-me seus motivos.
  3. Mesóclise - o pronome vem no meio do verbo: Ex.: Interessar-me-ão os seus motivos.

Quais são os pronomes demonstrativos? Este, esta, estes, estas, esse, essa, esses, essas, aquele, aquela, aqueles, aquelas.