O que se refere às instituições sociais?

Perguntado por: llessa . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.8 / 5 3 votos

Instituição social é todo tipo de organização que promove integração social, através de regras e hábitos, sendo que o objetivo desses procedimentos é organizar a nossa sociedade. A instituição social é um dos estudos da sociologia e são fundamentais para o funcionamento das relações humanas.

Têm função duradoura; São interdependentes e coesas; Tendem a resolver ou auxiliar na resolução de conflitos sociais; Pretendem alcançar estabilidade.

Instituições são estruturas ou mecanismos de ordem social, que regulam o comportamento de um conjunto de indivíduos dentro de uma determinada comunidade. Instituições são identificadas com uma função social, que transcende os indivíduos e as intenções mediando as regras que governam o comportamento vivo.

Existem três instituições que servem de fundamento para a vida humana: a família, o governo e a Igreja. Em Romanos 8:28, está escrito: “Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o Seu propósito”.

A principal questão é que, a instituição social “família”, é a mais importante. É dela que partem os valores éticos e morais que introduzem a consciência cidadã, o respeito à diversidade e consciência social. Mesmo que ocorra o contrário em muitos casos.

As instituições têm como finalidade a satisfação das necessidades dos indivíduos e dos grupos sociais. Estabelecem padrões, papéis e relações entre os indivíduos da mesma cultura na satisfação destas necessidades.

Exemplos de sistemas sociais são: o casamentos, times de esportes, amizades, empresas, exércitos etc.

Os grupos sociais correspondem às relações estabelecidas entre duas ou mais pessoas. Segundo a sociologia, é uma forma de interação que visa alcançar objetivos e interesses em comum. Também caracteriza-se pela sensação de identidade, na qual é criada por meio da convivência.

Principais instituições sociais responsáveis pela socialização. Podemos elencar como as principais instituições sociais do Ocidente contemporâneo e capitalista a família, a escola, a Igreja, o trabalho e o Estado.

Instituições formam um conjunto mais amplo. São regras formais ou informais de comportamento social. Incluem as organizações, na medida em que estas também determinam comportamentos por meio de seu funcionamento. Mas as instituições não se restringem às organizações.

O nome já indica que foram criadas para regular e organizar a sociedade e não surgiram espontaneamente. Exemplo: Órgãos Públicos, as empresas, estabelecimentos comerciais, etc.

Os agentes socializadores são: a família, a escola e os meios de comu- nicação em massa. III. Os agentes socializadores que mais exercem influência na formação da personalidade social são os agentes básicos.

A instituição normatiza, legaliza, legitimiza os comportamentos do indivíduo em sociedade. Ela também é geradora de estabilidade e segurança nas trocas sociais. Sendo a família uma instituição, ela se apresenta como a primeira instituição com a qual o indivíduo tem contato em sua vida.

Desenvolvimento de uma organização institucional
Uma organização institucional deve alcançar seus objetivos partilhados por meio da difusão de inovações e da adoção de tecnologias comuns com outras empresas do mercado de forma solidária e participativa.

Podem ser: Federais - mantidas e administradas pelo Governo Federal. Estaduais - mantidas e administradas pelos governos dos estados. Municipais - mantidas e administradas pelo poder público municipal.

Regulamentadas pela Lei Nº 9.394, de 1996, as IES são classificadas, conforme suas características, como faculdade, universidade e centro universitário. Além disso, podem ser consideradas públicas ou privadas. As primeiras são aquelas mantidas pelo Poder Público nas formas Federal, Estadual ou Municipal.

a família é considerada a instituição social básica a partir da qual todas as outras se desenvolvem, a mais antiga e com um carácter universal, pois aparece em todas as sociedades, embora as formas de vida familiar variem de sociedade para sociedade.