O que se refere à coesão referencial?

Perguntado por: lsouzas . Última atualização: 28 de janeiro de 2023
4.8 / 5 4 votos

A coesão referencial é responsável por criar um sistema de relações entre as palavras e expressões de um texto, permitindo ao leitor identificar os termos a que se referem. O termo chamado de referente é o que indica a entidade ou situação a que quem fala se refere.

expressão referencial será entendida como sendo uma entidade que é construída na atividade discursiva e é resultante da elaboração perceptual do referente. Este nos remete a uma dada expressão referencial, que, na verdade, é uma entidade do discurso.

Exemplos de coesão referencial em frases
- Vitória chorou. Ela não gosta de ser contrariada. Nesse caso, Vitória é o termo referente na oração. A cada vez que for preciso retomar esta palavra, pode-se usar termos parecidos ou sinônimos como o pronome “ela”, ou “a garota” ou outras opções desde que haja sentido.

A referenciação ocorre, basicamente, por meio de dois movimentos, chamados de movimentos retrospectivo e progressivo, respectivamente anáfora e catáfora.

Diferença entre Coesão e Coerência
Ambas têm em comum o fato de estarem relacionadas com as regras essenciais para uma boa produção textual. A coesão textual tem como foco a articulação interna, ou seja, as questões gramaticais. Já a coerência textual trata da articulação externa e mais profunda da mensagem.

Coesão Referencial de Repetição ou Reiteração
A repetição/reiteração é uma forma de dar ênfase em algum termo e, dessa forma, mantém-se o sistema de referências no interior do texto. Exemplo: Michel Temer estava na Rússia no final do ano passado. Temer espera que a relação entre os países melhore.

Coesão Referencial
Trata-se de um recurso coesivo que ocorre quando um termo ou expressão que já foi citado no texto é retomado por meio de outro termo que o substitui. O que foi mencionado anteriormente é chamado de referente textual, enquanto o termo que o remete é denominado de correferente.

A função referencial está presente nas redações escolares, especialmente nas dissertações, nas narrações não fictícias e nas descrições objetivas. Também é encontrada no discurso jornalístico, na correspondência comercial e no discurso científico.

1 representativo, alusivo, relativo, referente, respeitante.

Referente: o contexto, a situação aos quais a mensagem se refere. O contexto pode se constituir na situação, nas circunstâncias de espaço e tempo em que se encontra o destinador da mensagem. Pode também dizer respeito aos aspectos do mundo textual da mensagem.

Existem os seguintes tipos de coesão textual: coesão referencial, coesão lexical, coesão por elipse, coesão sequencial e coesão por substituição.

A coesão é o mecanismo relacionado com elementos que asseguram a ligação entre palavras e frases, de modo a interligar as diferentes partes de um texto. A coerência, por sua vez, é responsável por estabelecer a ligação lógica entre ideias, para que, juntas, elas garantam que o texto tenha sentido.

Dentro do texto, a coesão pode ser compreendida pelas relações linguísticas, como os advérbios, pronomes, o emprego de conectivos, sinônimos, dentre outros. Para ser melhor empregada, a coesão necessita de recursos, como palavras e expressões que têm como objetivo estabelecer a interligação entre os segmentos do texto.

De forma mais prática, a coesão referencial é usada como um substituto de termos, evitando, assim, repetições ou uma construção confusa de um texto. Para o conceito ficar mais claro, leia a frase abaixo: Clara estava muito chateada naquele dia. Ela não podia sair de casa por conta do resfriado.

A referenciação refere-se às formas de introdução, no texto, de novas entidades ou referentes. Quando os referentes apontam para frente, remetem para trás, ou servem de base para novas referências, tem-se a progressão referencial. Tais referentes não são simples rótulos pra designar as coisas do mundo.