O que se refere a abordagem psicanalítica?
A abordagem psicanalítica é aquela na qual o terapeuta busca ver o paciente em seu conjunto completo e não somente os sintomas que ele apresenta ou as circunstâncias atuais de sua vida. Essa é uma modalidade de psicoterapia de percurso, pois o acompanhamento terapêutico do paciente costuma estender-se por muitos anos.
O que define a abordagem psicanalítica na psicoterapia breve?
A teoria psicanalítica fornece os modelos gerais que fundamentam o processo, e a cura se dá mediante a perlaboração dos conflitos inconscientes, com possíveis repercussões sobre o sujeito como um todo.
Qual o objetivo da terapia psicanalítica?
Um dos maiores objetivos da Psicanálise é criar um vínculo entre terapeuta e paciente, a fim de compreender os processos reprimidos pelo subconsciente, que geram sintomas como a angústia ou a ansiedade. Todo esse acompanhamento é realizado por meio da interpretação das ações e pensamentos do indivíduo.
Quais são os principais conceitos da psicanálise?
Os principais conceitos que inauguram a Psicanálise de Freud são: a noção de inconsciente; a teoria sexual e o princípio do prazer e de desprazer; a teoria das pulsões e a noção de aparelho psíquico.
Qual é a definição da psicanálise?
Psicanálise é um ramo clínico teórico que se ocupa em explicar o funcionamento da mente humana, ajudando a tratar distúrbios mentais e neuroses. O objeto de estudo da psicanálise concentra-se na relação entre os desejos inconscientes e os comportamentos e sentimentos vividos pelas pessoas.
Quais são os 4 pilares da psicanálise?
O artigo versa sobre os quatros conceitos considerados por Lacan como fundamentais da psicanálise: inconsciente, repetição, transferência e pulsão.
Quais os 3 pilares da psicanálise?
Resumos. A formação psicanalítica está alicerçada sobre três pilares básicos: a análise didática, os seminários teóricos e a supervisão clínica de análises.
Como é o processo psicanalítico?
O Processo Psicanalítico foi um conceito que Donald Meltzer (1967) desenvolveu, procurando dar conta de uma atitude na análise, uma atitude do analista face ao paciente, baseada na integração, procurando a autonomia e o crescimento interno.
Como atender na abordagem psicanalítica?
É preciso se mostrar disposto e flexível para ajudar o indivíduo e atender as necessidades momentâneas dele. A abordagem inicial deve levar o outro a se sentir confortável em pensar na volta. Sem contar que é preciso deixar claro que apenas uma sessão não resolverá completamente o problema do visitante.
Quais as fases da teoria psicanalítica?
Sigmund Freud, o pai da psicanálise, propôs sua teoria do desenvolvimento psicossexual na infância através de 5 estágios: oral, anal, fálico, latência e genital.
Qual é a diferença entre análise psicanalítica e terapia psicanalítica?
Entretanto, como explicamos, a psicoterapia é voltada para modificar a forma como o indivíduo se relaciona com o mundo e com a sociedade, enquanto a psicanálise se propõe a auxiliar que a pessoa explore o próprio inconsciente e a sua relação consigo mesma.
Para quem é indicada a psicanálise?
De modo geral, a psicanálise é indicada para qualquer pessoa que deseja se conhecer melhor. Lelah Monteiro, no entanto, esclarece que o tratamento deve ser mais incisivo para aqueles que lidam com depressão, problemas no relacionamento, distúrbios sexuais, transtornos alimentares, sentimentos de desajuste e fobias.
Quais os benefícios da psicanálise?
A maior vantagem da psicanálise é permitir que o paciente olhe para o seu inconsciente com profundidade e aprenda a se conhecer, a entender aquilo que lhe agrada e desagrada, compreender os seus sentimentos e ser responsável por eles.
O que diz a teoria psicanalítica de Freud?
A psicanálise traz a ideia do inconsciente como a parte mais significativa dos processos mentais, influenciando todo o modo de viver dos sujeitos. Para Freud, o inconsciente é constituído de desejos e pulsões, que reprimidos podem gerar efeitos nocivos à saúde psíquica do sujeito (neuroses).