O que se propõe estudar a Microbiologia?

Perguntado por: aramires . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.9 / 5 13 votos

Resumo: A microbiologia é uma ciência que tem como finalidade estudar os seres microscópicos, como bactérias, fungos, protozoários, algas e vírus, estando eles distribuídos por toda parte do planeta.

A melhor estratégia é partir para aulas de revisão (como as da plataforma do Jaleko) e focar em pontos-chave. Por exemplo, se você está estudando sobre parvovírus. Faça pequenos esquemas ou mapas mentais que, em uma folha, consiga te guiar em tudo o que você considera mais importante.

A ciência básica tem como destaque os estudos fisiológicos, bioquímicos e moleculares dos micro-organismos. Já a ciência aplicada foca seus estudos nos processos industriais, alimentícios e de controle de doenças ou pragas.

Gerais: Por meio do estudo detalhado da biologia de bactérias, fungos, vírus e parasitas, bem como das relações destes com o hospedeiro humano, o estudante deverá compreender os mecanismos mais importantes envolvidos na patogênese de infecções causadas por esses agentes.

O profissional habilitado em microbiologia pode trabalhar em diferentes locais como hospitais, indústrias de alimentos, laboratórios de análises clínicas, entre outros.

Existem muitos campos de aplicação da microbiologia, como: microbiologia ambiental, microbiologia do solo, microbiologia de alimentos, microbiologia industrial e microbiologia médica ou clínica.

Os mais estudados na Microbiologia são as bactérias, fungos, vírus e algumas algas (Figura 1). Além destes, protozoários, helmintos, ácaros são estudados em Parasitologia. Figura 1- Exemplos de microrganismos estudados em Microbiologia: 1.

A Microbiologia Ambiental é uma área da ciência que se dedica ao estudo da fisiologia, genética, interações e funções dos microrganismos no ambiente, e faz uso deste conhecimento com o objetivo maior de manter a qualidade ambiental e contribuir para o desenvolvimento sustentável da sociedade moderna.

O estudo da microbiologia permite ao profissional de enfermagem entender os microorganismos e a forma como eles interferem sobre a saúde do ser humano. Conhecendo a atuação dos microrganismos é possível interromper a transmissão das doenças, que pode acontecer no mesmo indivíduo ou de um indivíduo para outro.

A Microbiologia como conhecemos nos dias atuais só foi possível quando no ano de 1674 o alemão Antony Van Leeuwenhoek criou o primeiro microscópio. Ele usou este pequeno equipamento criado por ele para observar pequenos seres, em amostras de solo, rio, saliva e fezes, dos quais ele nomeou como “animálculos”.

A Microbiologia Clínica é a especialidade que estuda o ciclo de vida e as patologias causadas por de microrganismos eucariontes unicelulares e procariontes, como bactérias, fungos e vírus.

I – EMENTA: A disciplina Microbiologia e Imunologia Básica compreende os seguintes objetivos: 1. Conhecer a morfologia, estruturas , nutrição, metabolismo e mecanismos de propagação das bactérias; 2. Estudar a interação desses microorganismos com o hospedeiro humano sadio: conceito de flora normal; 3.

A Microbiologia estuda os microrganismos de uma forma aprofundada, analisando suas funções, características, metabolizações, distribuições e seus efeitos.

A importância da microbiologia dos alimentos está para quando houver suspeita de contaminação alimentar, através das características do alimento e das conseqüências da sua ingestão, o profissional possa ter segurança necessária para utilizar o método correto de análise para identificar o microrganismo causador do surto ...

Elas auxiliam: digestão de ruminantes, tratamento de esgoto, produção de antibióticos, fabricação de laticínios etc. As bactérias não são somente organismos causadores de doenças! Elas contribuem, e muito, para melhorar a qualidade ambiental e de vida de diversas espécies.

Microrganismos são seres que não podem ser vistos a olho nu. Isso acontece porque eles são extremamente pequenos, com a possibilidade de visualização somente por meio de microscópios. Entre eles estão os vírus, bactérias, fungos, algas unicelulares, alguns protistas e ácaros.

A microbiologia é a ciência que se reserva ao estudo dos micro-organismos que são capazes de causar doenças nos seres humanos. Podemos dividi-la em três grandes grupos: micologia, bacteriologia e virologia.

O termo "microrganismo" é uma definição operacional, que congrega táxons variados de organismos unicelulares microscópicos, que vivem na natureza como células isoladas ou em agregados celulares. Esta definição abarca os grupos das bactérias, arqueas, fungos, protozoários e vírus.

A análise microbiológica tem por objetivo verificar a potabilidade e identificar microrganismos em água e efluentes. Dentre os microrganismos avaliados estão os coliformes totais, bactérias heterotróficas, entre outros.

A microbiologia está presente na nossa mesa, em diversos alimentos. A ciência é utilizada para pesquisa e melhoria de processos de conservação e produção de alimentos, e também a produção de elementos que combatam os micro-organismos responsáveis pela contaminação dos alimentos industrializados.

O entendimento dos germes e parasitos associados às doenças é a mais importante contribuição da ciência da microbiologia para o bem-estar geral da população mundial, sendo talvez a ajuda mais importante de qualquer disciplina cientifica moderna.