O que se pode substituir a carne?

Perguntado por: onovais . Última atualização: 5 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 5 votos

Proteínas vegetais: 8 opções para você substituir a carne

  1. Soja. Esse é um legume muito importante para a dieta de qualquer pessoa graças a sua grande quantidade de proteínas. ...
  2. Grão-de-bico. ...
  3. Tofu. ...
  4. Quinoa. ...
  5. Lentilha. ...
  6. Espinafre. ...
  7. Ervilhas. ...
  8. Castanha de caju.

Veja alimentos com vitamina B12 que podem ser encontrados em fontes de origem animal:

  1. Leite e produtos lácteos. Os alimentos de origem animal são as principais fontes de vitamina B12 na dieta. ...
  2. Ovos. Os ovos são excelentes fontes de vitamina B12. ...
  3. Salmão.

aumento da saciedade; melhora o trânsito intestinal; diminui marcadores inflamatórios; reduz o risco associado a doenças crônicas não transmissíveis, como: câncer, dislipidemia, hipertensão, diabetes, obesidade e síndrome metabólica.

Só que, para fazer isso de forma segura, é importante conversar com uma nutricionista e montar uma dieta bem nutritiva e variada. "Comer carne uma vez por semana é suficiente, desde que você consuma outras proteínas, como as vegetais, que são muito importantes para a saúde", explica Carolina.

As carnes vermelhas de uma forma geral são fontes de ferro e vitamina B12 - dois nutrientes que, caso estejam em falta no organismo, causam anemia (ferropriva e perniciosa, respectivamente).

Couve

Couve. Excelente fonte de cálcio, ferro, fibras e proteína, é considerado um dos principais alimentos para substituir a carne. Também auxilia na desintoxicação do organismo, fazendo sucesso em receitas de sucos e vitaminas detox.

"Na ordem de maior quantidade de proteínas, no grupo dos vegetais, destaco o espinafre, a couve, brócolis, couve-flor, salsa e repolho. Eles são excelentes fontes de proteínas vegetais, sendo opções saudáveis e acessíveis pra incluir na alimentação.

Semelhantes às lentilhas, os feijões são uma boa forma de substituir bifes em diversas receitas. Para cada meio copo servido, este alimento fornece 8 gramas de proteína e 8 de fibras, sendo que pode variar dependendo do tipo de feijão.

Com o aumento contínuo dos preços de diversos produtos, as escolhas alimentares começam a ser mais seletivas. Uma opção para substituir a carne, por outra proteína mais acessível, é optar pelo consumo de ovos.

4 alimentos para substituir o frango como fonte de proteínas

  • Atum. O atum é uma ótima opção para substituir o frango. ...
  • Salmão. ...
  • Ovos. ...
  • Maminha grelhada.

Em muitas frutas também é possível encontrar quantidades consideráveis de proteínas, como: abacate, amora, goiaba, ameixa, jaca, banana e maracujá. O mesmo é válido para alguns vegetais, por exemplo, brócolis, espinafre, couve e tomate.

Para saber se sua alimentação apresenta déficit de proteínas, você pode ficar atento a alguns sintomas como: fragilidade e perda de cabelo, linhas nas unhas (mãos e pés), pigmentação reduzida no couro cabeludo, pele escamosa, dores musculares, má cicatrização de feridas e edema (acúmulo anormal de líquido).

A pessoa vegetariana, de forma geral, não come nenhum tipo de carne.

“Quando diminuímos o consumo da carne e substituímos por alimentos de origem vegetal, a densidade de alimentos aumenta enquanto a de calorias diminui, resultando em um consumo calórico menor. Isso pode auxiliar no processo de emagrecimento”, explica. Não é necessário abolir a carne vermelha da sua dieta.

21 Bom é não comer carne, nem beber vinho, nem fazer outras coisas em que teu irmão tropece, ou se escandalize, ou se enfraqueça. 22 Tens tu fé? Tem-na em ti mesmo diante de Deus. Bem-aventurado aquele que não se condena a si mesmo ano que aprova.

É necessário ter cuidados quanto à quantidade de carne consumida, seja o frango ou a carne de boi, pois são ricos em gordura saturada, responsáveis pelo aumento dos níveis de LDL (colesterol ruim) no organismo. Há a possibilidade de aumentar também os riscos de problemas de coração.

O consumo regular de peixe traz vários benefícios para a saúde como melhorar a memória, prevenir doenças cardiovasculares e fortalecer os ossos e os dentes. Isto acontece porque o peixe é rico em gorduras boas, proteínas, vitaminas, e tem propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias.